Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Harley ressuscita nome Sportster em nova moto custom de 1250 cc e 122 cv
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Harley-Davidson apresentou, nesta semana, a nova Sportster 1250 S. O modelo ressuscita o nome Sportster, que saiu de linha no Brasil e em outros mercados em 2020, mas traz um novo chassi e o recente motor Revolution Max de 1.250 cc, que também equipa a Pan America 1250, lançada em fevereiro passado.
De acordo com a Harley, a inédita moto de 1250 cc marca uma nova fase da linha Sportster, que deve oferecer bom desempenho e tecnologia moderna. Seu preço, de 15 mil dólares (cerca de R$ 77 mil), também revela que não se trata mais de um modelo acessível, que servia de porta de entrada para as motos da marca, como as antigas Sportster 883 e 1200.
"A Sportster S é a próxima motocicleta totalmente nova construída na plataforma Revolution Max e define um novo padrão de desempenho para a linha Sportster", disse Jochen Zeitz, presidente, e CEO da Harley-Davidson. "Esta Sportster é parte do nosso compromisso de apresentar motocicletas que se alinham com a nossa estratégia de aumentar a atratividade e impulsionar o legado da Harley-Davidson."
Motor
A nova Sportster 1250 S utiliza o motor de 1252 cm³, batizado de Revolution Max 1250T. Assim como o propulsor instalado na Pan America, tem dois cilindros em "V" a 60 graus, com arrefecimento líquido, DOHC e um sistema de comando de válvulas variável, mas com algumas alterações.
A capacidade cúbica, assim como o diâmetro e curso dos pistões, são os mesmos, mas há um novo cabeçote, com válvulas menores, diferentes tempos de abertura e perfis alterados. O resultado é menos potência e torque máximo - 122 cv ao invés dos 152 cv da Pan America e 12,9 kgf.m, contra os 13,1 kgf.m da moto aventureira -, além de 10% mais torque em médios regimes.
O câmbio de seis marchas está integrado ao motor e conta com embreagem deslizante. Uma transmissão final por correia dentada, como é tradicional na Harley-Davidson, completa o trem de força do novo modelo.
Com visual inspirado nas motos de flat-track, a Sportster S tem perfil musculoso, reforçado pelos largos pneus. O escapamento de ponteira dupla reforçam a inspiração nas motos "esportivas" da Harley, usada nas competições nos circuitos ovais de terra.
Baixo peso
Além de ser o coração da nova Harley-Davidson Sportster S, o motor é elemento estrutural do chassi. Com isso, a nova moto pesa apenas 227 kg, já com o pequeno tanque de 11,8 litros abastecido.
Suspensões Showa, totalmente ajustáveis, e freios Brembo completam o conjunto ciclístico da nova H-D Sportster S.
Eletrônica de última geração também está presente no novo modelo, com três modos de pilotagem (Road, Sport e Rain), além de uma unidade de medição inercial que controla o sistema ABS otimizado para curvas e o controle de tração sensível à inclinação.
Tudo é controlado por meio da tela TFT redonda de 4 ", que também abriga outras funções do aplicativo Harley-Davidson, como navegação. Junto com o novo painel há diversos recursos modernos, como iluminação em LED e novos comandos multifuncionais.
Mercado
Normas de emissão mais rígidas em todo o mundo acabaram com a antiga Sportster em diversos mercados no ano passado, deixando a Harley com uma lacuna na sua linha. Além disso, o surgimento de modelos mais potentes e modernos, como a Indian Scout e a Triumph Bobber, fizeram com que a tradicional Sportster arrefecida a ar ficasse ultrapassada.
Com a nova Sportster 1250 S, a H-D espera conquistar os clientes que procuram modelos mais modernos e potentes. Mas o preço, elevado, pode ser um impeditivo.
Assim como a Pan America 1250, a nova Sportster também deve vir ao Brasil. Só não sabemos ao certo quando. A Harley-Davidson não confirmou a vinda do novo modelo ao mercado nacional. Mas, se fosse apostar, diria que as inéditas e modernas Harley devem chegar por aqui em 2022. Quem sabe, começando também a nova fase da marca em solo nacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.