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Honda CG faz 45 anos; veja 10 modelos que fizeram história
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Produzida desde 1976, a Honda CG completa 45 anos de estrada em 2021. Nesse período, já foram produzidas e comercializadas mais de 13,5 milhões de unidades da moto que detém o título de veículo mais vendido do Brasil. Para se ter uma ideia, já se venderam mais CGs do que VW Gol (9,2 milhões) e Fiat Uno (3,2 milhões) somados.
Embora tenha evoluído de uma pequena e utilitária 125 cc com 11 cv de potência, freios a tambor e partida a pedal em 1976, para se tornar a moto mais vendida do Brasil até hoje, com motor bicombustível de 160 cc, 15,1 cv, sistema de freios combinados com disco na dianteira, partida elétrica e painel digital, a CG manteve sua proposta.
Quando surgiu, a primeira CG 125 foi uma alternativa à proibição da importação de veículos imposta pela ditadura militar. Também foi uma resposta à crise mundial do petróleo na década de 1970. Baixo preço - a metade do valor de um carro popular da época -, economia de combustível e menor emissão de poluentes eram os principais argumentos de venda à época.
Hoje, o modelo manteve essas características. Roda cerca de 40 km/litro de gasolina, atende com folga às leis de emissão de poluentes vigentes no Brasil e seu preço é ainda mais acessível aos brasileiros. A modelo CG 160 Titan 2022 tem preço sugerido de R$ 13.040, o que equivale a um quarto dos carros mais baratos atualmente, como o Renaul Kwid ou o Fiat Mobi.
A Honda organizou uma exposição em homenagem aos 45 anos da CG. No vídeo, que abre essa coluna, mostro dez modelos que fizeram a história da Honda CG nessas quatro décadas e meia. Confira o vídeo, ou leia a lista abaixo, e deixe nos comentários sua história com uma CG. Afinal, que motociclista nunca pilotou uma CG?
4 marchas para baixo
Primeira moto Honda fabricada no Brasil, a CG 125 1976 tinha apenas 11 cv de potência e partida somente no pedal. Outra curiosidade é que o câmbio tinha quatro marchas e todas eram engatadas para baixo. Alimentado por carburador e com acionamento do comando por varetas (OHV), o motor era capaz de levar a pioneira CG 125 a cerca de 90 km/h. A "CG bolinha", apelido dado em referência ao formato do tanque, era leve: tinha apenas 94 kg. O modelo foi fabricado até 1978, quando ganhou entre outras novidades o garfo telescópico na dianteira.
Primeira moto a álcool do mundo
Em 1981, em função da crise do petróleo, a Honda lançou uma CG 125 a álcool. A primeira moto do mundo a utilizar o etanol, naquela época chamado de álcool mesmo, como combustível. Da mesma forma que os automóveis, a CG a álcool tinha um sistema de alimentação de gasolina na partida a frio, com reservatório sob o banco. Na época, a novidade da Honda também ganhou câmbio de cinco marchas, novidade que só chegaria ao modelo a gasolina dois anos depois. Potência e torque se mantiveram praticamente iguais ao modelo à gasolina.
Cinco marchas
Em 1983, o câmbio de cinco marchas finalmente chegou a CG 125 a gasolina, um marco na história do modelo. O design também mudou: linhas mais retas marcavam o tanque e as carenagens laterais. modelo também ganhou uma nova lanterna e piscas, além de um para-lama traseiro na cor da moto. A balança traseira foi alongada, o guidão ficou mais alto e o tanque passou a ter 12 litros.
Today ganhou CDI
O modelo, que recebeu mais de 70 alterações no chassi e no motor, ganhou o sobrenome de "Today" (hoje, em inglês) para destacar que se tratava de uma moto atual. Afinal, uma das grandes novidades era o CDI, um capacitor que melhorava a precisão das faíscas na vela de ignição do motor. O design mudou também; as carenagens laterais e a traseira eram integradas ao tanque de combustível.
A Titan
Em 1994, era lançada uma das séries de maior sucesso da CG 125, a Titan - nome que até hoje é utilizado pela marca. Com tanque de combustível de formas mais arredondadas, a CG Titan tinha capacidade para 13 litros. A rabeta era nova, assim como as tampas laterais. A garupa ganhou a comodidade e a segurança de duas alças de apoio.
Motor de 150 cc OHC
Depois de anos usando motor de 125 cc, a CG cresceu. Em 2004, passou a ter 150 cc e comando de válvulas no cabeçote, acionado por corrente. O desempenho melhorou, mas o modelo ainda usava carburador.
Honda CG 150 edição especial 30 anos
Para celebrar as três décadas, a Honda criou uma versão especial, bastante elegante, com uma cor laranja metálica. Homenagem à pintura do modelo de 1976.
Honda CG 150 intejada e flex
Apenas em 2009, junto com a terceira fase do Promot, chegou a injeção eletrônica de combustível. A CG Titan também ganhava uma carenagem, pela primeira vez. Com visual controverso, a peça rendeu o apelido de cabeça dinossauro ao modelo. No mesmo ano, nascia a versão "Mix", nome criado pela marca para designar o motor flex, bicombustível.
Motor ainda maior
Lançado em 2015, mas como modelo 2016, a nona geração da CG trazia como principal novidade o motor de 160 cm³. O design também foi renovado e deixou a CG mais "esportiva".
Honda CG 160 Titan 2022
Modelo mantém mesmo conjunto ciclístico e mecânico, mas ganha novas carenagens, com entradas de ar e acabamento mais sofisticado. Principalmente na Titan, modelo topo de linha.
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