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Suzuki V-Strom 1050 chega ao Brasil em outubro; conheça a nova aventureira

Suzuki V-Strom 1050 será vendida no Brasil na versão XT, que tem rodas raiadas; preço ainda não foi definido - Divulgação
Suzuki V-Strom 1050 será vendida no Brasil na versão XT, que tem rodas raiadas; preço ainda não foi definido
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

21/08/2021 04h00

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A Suzuki confirmou a chegada da nova V-Strom 1050 na versão XT ao Brasil, no próximo mês de outubro. Apresentada no Salão de Milão em 2019, a aventureira da marca japonesa chega renovada esteticamente e com mais tecnologia embarcada, além de motor maior e mais potente.

V-Strom 1050 XT  - Divulgação - Divulgação
Suzuki V-Strom 1050 XT ganhou motor maior (1.037 cm³) e mais potente: passou de 101 cv para 107 cv a 8.500 rpm
Imagem: Divulgação

O bicilíndrico em "V" a 90° passou de 996 cm³ para 1.037 cm³ e agora atende às normas de emissão de poluentes Euro 5. O aumento da capacidade foi necessário para anteder às regras e, ainda assim, aumentar a potência. Passou de 101 cv para 107 cv a 8.500 rpm.

Outra novidade é o design com linhas mais retas e um para-lama que lembra um "bico de pato", claramente inspirado na DR 800 de 1988, a famosa "Dr. Big". Faróis e lanternas são em LED e o painel agora é totalmente digital. A versão XT, que virá ao Brasil, traz para-brisa regulável manualmente.

V-Strom 1050 XT - Divulgação - Divulgação
Suzuki V-Strom 1050 XT tem roda aro 19,na dianteira, e 17, na traseira, calçadas com pneus sem câmara
Imagem: Divulgação

Quadro e ciclística praticamente não mudaram. A posição de pilotagem foi aprimorada, segundo a Suzuki, com um novo assento e um guidão de alumínio de seção variável. As rodas da versão XT são raiadas, mas usam os pneus Battlax Adventure A41, sem câmara e nas medidas 110/80-19, na dianteira, e 150/70-17, na traseira.

Pacote eletrônico

Mas a grande evolução mesmo se nota na parte eletrônica da V-Strom 1050 XT. A versão já vem equipada com sensor de medição inercial de seis eixos (I.M.U.) e um completo pacote de sistemas de assistência à pilotagem.

Painel nova V-strom 1050 - Divulgação - Divulgação
Painel totalmente digital e muita eletrônica embarcada são novidades na bigtrail da Suzuki
Imagem: Divulgação

Controle de tração e freios ABS combinados, ambos otimizados para curvas, modos de pilotagem e até um assistente de partida em subidas (Hill-Hold control) agora equipam a bigtrail da Suzuki. Tomada 12V e piloto automático (Cruise Control) também são novidades bem-vindas para os aventureiros.

Concorrentes

As mudanças feitas pela Suzuki na V-Strom 1050 seguem a mesma linha da recém-chegada Honda Africa Twin CRF 1100L, ou seja, mais tecnologia e itens de conforto para quem vaio fazer longas viagens. E também para encarar a forte concorrência de modelos sofisticados como a BMW R 1250 GS e a Triumph Tiger 1200.

Suzuki V-Strom 1050 XT 2022 - Divulgação - Divulgação
Suzuki V-Strom 1050 XT é vendida nas cores amarela e vermelha e custa 14.590 Euros, na Itália
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O preço da nova Suzuki V-Strom 1050 XT ainda não foi divulgado, mas certamente será maior do que os atuais R$ 69 mil pedidos pela versão de 1.000 cc. Na Itália, o modelo custa 14.500 Euros, ou cerca de R$ 91 mil.