Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Kawasaki amplia linha de clássicas com Z 650 RS; modelo deve vir ao Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de deixar as redes sociais, especialmente os fãs de motos clássicas, em polvorosa com vídeos-teaser do que seria uma "retrovolution", trocadilho com as palavras revolução e retrô, a Kawasaki finalmente revelou a Z 650 RS, mais novo modelo da gama de clássicas da marca japonesa.
Irmã menor da Z 900 RS, clássica de quatro cilindros e 109 cv de potência, inspirada na Z1 dos anos de 1970, a Z 650 RS, porém, usa um motor de dois cilindros e 68 cv. Também tem especificações mais modestas, como garfo telescópico convencional, na dianteira, no lugar da suspensão invertida.
Como o nome denuncia, trata-se de uma versão "retrô" da conhecida naked Z 650, que já faz sucesso no Brasil, inclusive com o mesmo quadro e motor bicilíndrico arrefecido a líquido. Já o visual mistura linhas clássicas com pitadas de modernidade. O farol é redondo como nas motos dos anos 70, mas usa LED. O painel tem dois mostradores redondos e analógicos, com uma tela de LCD ao centro.
Já o desenho das carenagens é bem retrô: o tanque tem formato arredondado e, na rabeta, aparece o famoso "rabo de pato", inspirado na Z 650 B-1 de 1977. A adoção de rodas com raios de liga dourada é a "cereja do bolo" no modelo clássico.
Mercado
A boa notícia é que os vídeos da tal Retrovolution também foram publicados pelo perfil oficial da Kawasaki no país, um forte indício de que o modelo também deve vir para o Brasil. Afinal, a Z 650 "moderna" vende bem por aqui e a nova versão RS seria uma opção de moto clássica, para quem não quer gastar os R$ 60 mil pedidos pela Z 900.
Atualmente, a Kawasaki vende a Z 650 por cerca de R$ 40 mil. Se seguir a mesma lógica da Z 900 RS, que custa em torno de 10% a mais do que a Z 900 atual, podemos esperar algo em torno de R$ 45 mil pela nova RS bicilíndrica.
Claro que o preço e sua vinda para o Brasil depende de diversos fatores, entre eles o dólar. O câmbio em alta, com as incertezas fiscais do governo federal e a previsão de inflação acima do teto, pode afastar alguns lançamentos internacionais do nosso mercado.
Caso aconteça, a vinda da nova Kawasaki Z 650 RS para o Brasil, porém, ainda deve demorar. A nova Z 650 RS foi apresentada já como modelo 2022 e só deve chegar às lojas europeias em novembro. Podemos esperar seu lançamento para meados do ano que vem. E aí, você teria uma naked média com esse visual clássico? Comente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.