Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
James Bond: as 5 melhores cenas de moto de Sean Connery a Daniel Craig
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Mais conhecido por seus gadgets e carrões, o agente secreto mais famoso do mundo também protagonizou diversas cenas de ação com motocicletas nos 25 filmes da franquia 007. Inclusive no mais recente "Sem Tempo para Morrer", que já está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Embora as motos sempre tenham aparecido em cenas de perseguição nos filmes de James Bond, desde "007 contra a Chantagem Atômica" (Thunderball, 1965), foi apenas em "Nunca mais outra vez" (Never Say Never Again, 1983) que o agente secreto inglês, vivido então por Sean Connery, pilotou uma moto pela primeira vez.
Para celebrar a volta de James Bond ao guidão no mais recente filme da franquia, fiz essa lista com cenas famosas, nas quais o agente secreto trocou seu tradicional Aston Martin por uma moto.
Nunca mais outra vez (1983)
A primeira vez que Bond pilotou uma moto, de fato, foi justamente com o primeiro ator a interpretar o papel na telona: Sean Connery voltava ao papel após um hiato de mais de uma década, após "007 Os Diamantes são Eternos" (Diamonds are forever, 1971). O ator escocês foi o primeiro Bond, em 1962.
O modelo pilotado pelo agente secreto era uma Yamaha XJ 650 Seca Turbo com diversas modificações na carenagem e pneus de cravo, além é claro de metralhadoras. A moto original era equipada com um motor de quatro cilindros em linha, de 653 cm³, capaz de gerar 90 cv a 9.000 rpm com um turbo compressor. Potência mais que suficiente para que Sir Connery empinasse e descesse escadas em uma "acelerada" cena de perseguição.
GoldenEye (1995)
Uma das cenas de motocicleta mais dramáticas da série James Bond foi gravada na gelada Suíça e teve a participação da Cagiva 600 W16. Bond, já interpretado por Pierce Brosnan, é caçado pelos soviéticos e rouba uma das motos italianas dos soldados para escapar. A cena mais incrível mostra Bond saltando com a motocicleta de um penhasco para perseguir o avião que está mergulhando de nariz.
"O salto de moto foi feito na Suíça. Construímos a rampa no outono e tivemos que esperar até nevar. Jacques Malnuit (dublê) saiu em sua motocicleta e abriu seu paraquedas. Fizemos isso de verdade ", comentou o produtor Michael G. Wilson, à época.
O amanhã nunca morre (1997)
No clássico filme de 1997, Mr. Bond, novamente vivido por Pierce Brosnan, rouba uma recém-lançada BMW R1200 C Cruiser e salta sobre o topo de um helicóptero. E levando uma agente secreta chinesa na garupa, interpretada por Michelle Yeoh.
Nas ruas de Saigon, os dublês John Pierre Goy conseguiram empinar e saltar com a custom alemã, apesar de a BMW afirmar que isso era impossível. Das 15 motos disponibilizadas para a cena icônica, 12 delas foram destruídas.
Operação Skyfall (2012)
Se você viu o filme que comemorou 50 anos do lançamento do primeiro 007, certamente vai se lembrar da interminável cena de perseguição de moto pelas ruas do centro de Istambul. A abertura mostra Bond, já interpretado por Daniel Craig, perseguindo o capanga Baddie Patrice em alta velocidade pela cidade turca.
Eles pilotam duas Honda CRF 250R, mas com roupagens diferentes, a de Bond com visual mais desgastado e a do vilão, no estilo de uma moto da polícia. Ao longo das filmagens da cena, foram usadas vinte motos:
"Precisávamos de uma moto off-road versátil e de qualidade que pudesse ser facilmente modificada, sem comprometer o desempenho ou a segurança, para a sequência de abertura de Skyfall. Embora pesadas depois de modificadas, foram excelentes para trabalhar ", comentou Gary Powell, coordenador de acrobacias de vários filmes da franquia.
Sem tempo para morrer (2021)
O novo filme marca o início da parceria entre a também britânica Triumph e a franquia do agente preferido por Sua Majestade. Também serviria de mais um meio de divulgação do lançamento da então inédita Tiger 900, que substituiu o modelo de 850 cc.
A previsão inicial de estreia do 25º filme de James Bond era abril de 2020, mas daí, todos já sabem o que aconteceu. A pandemia matou milhões de pessoas em todo o mundo, fechou os cinemas e a Tiger 900 acabou sendo lançada virtualmente. Mas a ideia inicial era que a nova geração da bigtrail, com motor maior e novo design, fizesse sua estreia nas telonas.
"A Triumph nos deu os primeiros protótipos da Tiger 900 para que pudéssemos filmar em três locais bem antes da revelação oficial da moto", contou o coordenador de dublês do filme, Lee Morrison, ainda em dezembro de 2019. "A equipe deu saltos enormes, enfrentou subidas íngremes e travessias de rios em ambas as motos, com apenas o mínimo em termos de modificação, e elas enfrentaram tudo sem problemas, e para mim isso realmente prova sua capacidade para ir a qualquer lugar", disse Morrison.
Além da Tiger 900, outro modelo da marca inglesa aparece no novo 007, a clássica Scrambler 1200. James Bond acelera o modelo pelas ruas de Materna, na Itália, durante uma perseguição. A imagem, inclusive, ilustra algumas versões do cartaz do filme. Mas se quiser saber qual o papel das motos inglesas na trama, terá de ir aos cinemas, ou aguardar a chegada às plataformas de streaming, pois eu ainda não assisti.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.