Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Salão de Milão 2021: Kawasaki mostra nova Versys 650 e moto com radar

Nova geração da Versys 650 (à esq.) ganhou a identidade visual do modelo de 1.000 cc; Ninja H2 SX (à dir.) é primeira moto japonesa com ACC - Divulgação/EICMA
Nova geração da Versys 650 (à esq.) ganhou a identidade visual do modelo de 1.000 cc; Ninja H2 SX (à dir.) é primeira moto japonesa com ACC
Imagem: Divulgação/EICMA

Colunista do UOL

26/11/2021 12h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A expectativa de que a Kawasaki apresentasse uma moto híbrida no Salão de motos de Milão 2021 acabou frustrada. Mas, ainda assim, a marca japonesa não decepcionou: revelou a nova geração da Versys 650 e a Ninja H2 SX com radar.

A aventureira média não sofreu alterações na parte ciclística e nem mesmo em seu motor bicilíndrico de 649 cm³. A mudança mais visível está no design. A Versys 650 ganhou a mesma identidade visual da versão de quatro cilindros e 1.000 cc, com um bico protuberante na carenagem dianteira, abaixo dos faróis, que agora são de LED.

O modelo, que faz sucesso em todo o mundo e também no Brasil, recebeu outras melhorias, como o para-brisa que recebeu um sistema de ajuste mais simples e o painel, totalmente digital - e, claro, com conexão Bluetooth, para smartphones, com o app Rideology. Outra novidade tecnológica é o controle de tração, com dois níveis de atuação.

nova versys 650 - Divulgação - Divulgação
Nova Versys 650 ganhou design renovado e agora conta com controle de tração
Imagem: Divulgação

A Kawasaki também anunciou o retorno das diversas versões da Versys 650: Urban, Tourer e Gran Tourer, cada uma delas com acessórios específicos para o uso urbano ou em viagens. Seguindo os passos de suas irmãs, Z 650 e Ninja 650, a nova Versys 650 também deve vir ao Brasil num futuro próximo.

Ninja H2 SX com radar

A sport-touring Ninja H2 SX SE (de Special Edition) teve seu motor de quatro cilindros, com supercharger e 200 cv de potência, atualizado para atender às normas de emissão da Euro 5. As novidades são o conjunto óptico, com um canhão de LED, e o pacote eletrônico desenvolvido em parceria com a Bosch, que inclui sistemas de radar.

Ninja H2 SX SE com radar - Divulgação - Divulgação
Ninja H2 SX SE é primeira moto japonesa com radares - frontal e traseiro - e controle adaptativo de velocidade (ACC)
Imagem: Divulgação

Importante destacar que, depois de BMW e Ducati, a Ninja H2 SX é a primeira moto japonesa a oferecer controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de colisão e controle de ponto cego por meio de um radar frontal, montado sob o farol, e outro radar traseiro.

Completam os sistemas de assistência ao condutor, um sensor de medição inercial, com controle de tração, assistente de curvas e auxílio de frenagem, além, é claro, de modernos freios ABS.