Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Kawasaki, KTM e Triumph têm novidades no Festival em Interlagos; conheça

Bigtrail KTM 890R chega importada com preço de R$ 139.900 - Arthur Caldeira/Infomoto
Bigtrail KTM 890R chega importada com preço de R$ 139.900 Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Colunista do UOL

27/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Único evento de motos realizado no Brasil neste ano, o Festival 2021, organizado pela Revista Duas Rodas, no autódromo de Interlagos (SP) de sexta a domingo (26 a 28/11), também acabou servindo de plataforma para diversos lançamentos.

Os visitantes vão poder ver de perto - e até testar na famosa pista paulistana - alguns modelos, até então, inéditos em nosso mercado. Kawasaki, KTM e Triumph expuseram as novas motos no Festival.

Para poucos: KTM 890 R

A austríaca KTM apresentou a aguardada 890 R. A bigtrail de dois cilindros paralelos e 106 cv de potência foi projetada para os motociclistas aventureiros, que gostam de rodar na terra e enfrentar os "maus caminhos".

KTM 890R - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
KTM 890 R é bigtrail feita para quem gosta de acelerar na terra: motor de 106 cv, roda aro 21 na dianteira e suspensões com 240 mm de curso
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Recheada de eletrônica e com apenas 196 kg (peso a seco), a 890 R é a versão topo de linha com suspensão dianteira invertida WP com 240 mm de curso e roda dianteira de 21 polegadas - a traseira é aro 18. Calçada com pneus de uso misto, é a bigtrail desejada por aqueles os fãs de aventuras fora-de-estrada.

A boa notícia é que o primeiro lote já chegou todo vendido, mas já há outro a caminho. A má notícia é que a a KTM 890R vai chegar por aqui importada. Com isso, seu preço de R$ 139.900 não está nada competitivo em comparação a outros modelos da mesma categoria, como a Triumph Tiger 900.

Outra curiosidade: em todo o mundo, a bigtrail recebe o nome de 890 R Adventure, mas aqui no Brasil a KTM não está usando o nome oficial. Motivo? A Fiat entrou na justiça requerendo os direitos da nomenclatura "Adventure" para sua linha Palio, registrada lá no início dos anos 2000. Pelo jeito, a fabricante de automóveis vai ter uma longa batalha judicial pela frente, afinal, em todos os mercados, exceto o nosso, a bigtrail é vendida como KTM 890 Adventure.

Z 650RS vem para o Brasil

Outro lançamento exposto nos boxes de Interlagos é a Kawasaki Z 650RS, naked que tem a mesma mecânica da Z 650, porém com uma roupagem mais clássica. Como havia previsto, a marca japonesa confirmou a vinda do modelo para o Brasil, mas ainda sem data definida.

Z 650RS - Vanessa Giannellini/Divulgação - Vanessa Giannellini/Divulgação
Kawasaki aproveitou o Festival para confirmar a vinda da clássica Z 650RS para o Brasil
Imagem: Vanessa Giannellini/Divulgação

"O modelo acabou de ser lançado no exterior e ainda não conseguimos precisar quando chega ao Brasil. Existe uma crise logística e também de alguns componentes eletrônicos que estão em falta", afirmou Vitor Gaubeur Rosinholi, executivo de marketing da Kawasaki Motores do Brasil.

A versão "retrô" usa a mesma base mecânica da conhecida naked Z 650, inclusive o mesmo quadro e motor bicilíndrico de 68 cv arrefecido a líquido. Já o visual mistura linhas clássicas com pitadas de modernidade. O farol é redondo como nas motos dos anos 70, mas usa LED. O painel tem dois mostradores redondos e analógicos, com uma tela de LCD ao centro.

Já o desenho das carenagens é bem clássico: o tanque tem formato arredondado e, na rabeta, aparece o famoso "rabo de pato", inspirado na Z 650 B-1 de 1977. A adoção de rodas com raios de liga dourada é a "cereja do bolo" no modelo.

Z 900 R Edition - Vanessa Giannellini/Divulgação - Vanessa Giannellini/Divulgação
Kawasaki Z 900 R Edition, mostrada em Milão, tem especificações topo de linha e também vem ao País em 2022
Imagem: Vanessa Giannellini/Divulgação

A Kawasaki também confirmou que a Z 900 SE, versão topo de linha da naked de quatro cilindros, apresentada em Milão neste ano, também será comercializada no Brasil. Com suspensões e freios de última geração, além de grafismos exclusivos, a Z 900 SE, entretanto, vai ser vendida por aqui com o nome de Z 900 R edition.

Os preços e a data de lançamento dos dois novos modelos Kawasaki ainda não foram definidos. Provavelmente, as novas motos só devem chegar ao Brasil no segundo semestre de 2022, segundo o executivo de marketing da marca japonesa.

Trident na pista!

A Triumph também aproveitou o Festival para mostrar, pela primeira vez, ao público brasileiro a naked média Trident. O modelo, equipado com um novo motor de três cilindros, 660 cc e 80 cv de potência, vem brigar com Yamaha MT-07, a acima citada Kawasaki Z 650 e Honda CB 650R.

Trident 660 no Brasil - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Triumph Trident faz sua estreia para o público brasileiro no Festival 2021 em Interlagos
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Com preço sugerido de R$ 47.490, a Trident tem design minimalista, boa dose de eletrônica embarcada, com dois modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS. A marca inglesa também venderá diversos acessórios para equipar a nova moto naked.

Quem quiser ver de perto, e até mesmo pilotar alguns dos modelos, ainda tem a chance de visitar o Festival 2021 em Interlagos. Segundo a organização do evento, os ingressos para visitar o evento - ou para fazer o test-ride das novas Trident e KTM 890 R - ainda estão disponíveis. Entretanto, a venda online já foi encerrada e os bilhetes só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

Serviço

Data: 26 a 28 de novembro de 2021

Local: Autódromo de Interlagos - São Paulo - SP

Horário: Sábado (27) das 7h30 às 21h e domingo (28) das 7h30 às 19h