Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Kawasaki, KTM e Triumph têm novidades no Festival em Interlagos; conheça
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Único evento de motos realizado no Brasil neste ano, o Festival 2021, organizado pela Revista Duas Rodas, no autódromo de Interlagos (SP) de sexta a domingo (26 a 28/11), também acabou servindo de plataforma para diversos lançamentos.
Os visitantes vão poder ver de perto - e até testar na famosa pista paulistana - alguns modelos, até então, inéditos em nosso mercado. Kawasaki, KTM e Triumph expuseram as novas motos no Festival.
Para poucos: KTM 890 R
A austríaca KTM apresentou a aguardada 890 R. A bigtrail de dois cilindros paralelos e 106 cv de potência foi projetada para os motociclistas aventureiros, que gostam de rodar na terra e enfrentar os "maus caminhos".
Recheada de eletrônica e com apenas 196 kg (peso a seco), a 890 R é a versão topo de linha com suspensão dianteira invertida WP com 240 mm de curso e roda dianteira de 21 polegadas - a traseira é aro 18. Calçada com pneus de uso misto, é a bigtrail desejada por aqueles os fãs de aventuras fora-de-estrada.
A boa notícia é que o primeiro lote já chegou todo vendido, mas já há outro a caminho. A má notícia é que a a KTM 890R vai chegar por aqui importada. Com isso, seu preço de R$ 139.900 não está nada competitivo em comparação a outros modelos da mesma categoria, como a Triumph Tiger 900.
Outra curiosidade: em todo o mundo, a bigtrail recebe o nome de 890 R Adventure, mas aqui no Brasil a KTM não está usando o nome oficial. Motivo? A Fiat entrou na justiça requerendo os direitos da nomenclatura "Adventure" para sua linha Palio, registrada lá no início dos anos 2000. Pelo jeito, a fabricante de automóveis vai ter uma longa batalha judicial pela frente, afinal, em todos os mercados, exceto o nosso, a bigtrail é vendida como KTM 890 Adventure.
Z 650RS vem para o Brasil
Outro lançamento exposto nos boxes de Interlagos é a Kawasaki Z 650RS, naked que tem a mesma mecânica da Z 650, porém com uma roupagem mais clássica. Como havia previsto, a marca japonesa confirmou a vinda do modelo para o Brasil, mas ainda sem data definida.
"O modelo acabou de ser lançado no exterior e ainda não conseguimos precisar quando chega ao Brasil. Existe uma crise logística e também de alguns componentes eletrônicos que estão em falta", afirmou Vitor Gaubeur Rosinholi, executivo de marketing da Kawasaki Motores do Brasil.
A versão "retrô" usa a mesma base mecânica da conhecida naked Z 650, inclusive o mesmo quadro e motor bicilíndrico de 68 cv arrefecido a líquido. Já o visual mistura linhas clássicas com pitadas de modernidade. O farol é redondo como nas motos dos anos 70, mas usa LED. O painel tem dois mostradores redondos e analógicos, com uma tela de LCD ao centro.
Já o desenho das carenagens é bem clássico: o tanque tem formato arredondado e, na rabeta, aparece o famoso "rabo de pato", inspirado na Z 650 B-1 de 1977. A adoção de rodas com raios de liga dourada é a "cereja do bolo" no modelo.
A Kawasaki também confirmou que a Z 900 SE, versão topo de linha da naked de quatro cilindros, apresentada em Milão neste ano, também será comercializada no Brasil. Com suspensões e freios de última geração, além de grafismos exclusivos, a Z 900 SE, entretanto, vai ser vendida por aqui com o nome de Z 900 R edition.
Os preços e a data de lançamento dos dois novos modelos Kawasaki ainda não foram definidos. Provavelmente, as novas motos só devem chegar ao Brasil no segundo semestre de 2022, segundo o executivo de marketing da marca japonesa.
Trident na pista!
A Triumph também aproveitou o Festival para mostrar, pela primeira vez, ao público brasileiro a naked média Trident. O modelo, equipado com um novo motor de três cilindros, 660 cc e 80 cv de potência, vem brigar com Yamaha MT-07, a acima citada Kawasaki Z 650 e Honda CB 650R.
Com preço sugerido de R$ 47.490, a Trident tem design minimalista, boa dose de eletrônica embarcada, com dois modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS. A marca inglesa também venderá diversos acessórios para equipar a nova moto naked.
Quem quiser ver de perto, e até mesmo pilotar alguns dos modelos, ainda tem a chance de visitar o Festival 2021 em Interlagos. Segundo a organização do evento, os ingressos para visitar o evento - ou para fazer o test-ride das novas Trident e KTM 890 R - ainda estão disponíveis. Entretanto, a venda online já foi encerrada e os bilhetes só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.
Serviço
Data: 26 a 28 de novembro de 2021
Local: Autódromo de Interlagos - São Paulo - SP
Horário: Sábado (27) das 7h30 às 21h e domingo (28) das 7h30 às 19h
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.