Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Nova Honda NC 750X com câmbio DCT chega ao Brasil em 2022
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Como presente de Natal para os motociclistas brasileiros, a Honda confirmou a chegada de três novidades para o início de 2022. A mais importante delas é, sem dúvida, a nova geração da NC 750X que será vendida com a opção do câmbio DCT, de dupla embreagem.
Também chegarão ao País a renovada CB 1000R, que passou por um face-lift, e a nova maxi-scooter X-ADV, que ganhou motor mais potente e novo design. Ambas vão oferecer mais conectividade, com conexão Bluetooth e o sistema de assistente de voz chamado de Honda Smartphone Voice Control System (HSVCS), que se trata de uma espécie de Google Assistant criado pela Honda.
Os preços, especificações técnicas e datas exatas do lançamento dos três modelos ainda não foram definidos. A Honda, porém, afirma que isso deve acontecer no primeiro quadrimestre do próximo ano, ou seja, até abril de 2022.
NC 750 X terá duas versões com câmbio manual e DCT
A nova geração da NC 750X será vendida no Brasil com a opção do câmbio convencional e também com DCT, como já acontece com a Africa Twin 1100. O câmbio de dupla embreagem já representa 52% das vendas da NC na Europa e a Honda pretende repetir o sucesso também no mercado brasileiro.
Além do design novo, a principal novidade da NC 750X é o motor cerca de 4 cv mais potente - pelo menos, na Europa. Porém, vale ressaltar que as leis de emissão de ruídos no Brasil, às vezes, fazem com que as fábricas tenham de restringir o desempenho de alguns modelos por aqui.
Com alterações nos comandos de válvulas e melhoria na admissão e escape, segundo a Honda, o bicilíndrico paralelo passou dos 54,5 cv a 6.250 rpm, da versão atual, para 58,6 cv a 6.750 rpm. O modelo também ganhou acelerador eletrônico.
A nova tecnologia permitiu a adoção de três modos de pilotagem - Chuva, Normal e Sport - que alteram a entrega de potência e o freio motor, além das trocas automáticas do câmbio DCT. A nova NC 750X ainda traz controle de tração, com três níveis de atuação, e freios ABS.
Nos equipamentos, destaque para o novo conjunto óptico, totalmente de LED, novo desenho do para-brisa e maior capacidade de carga no compartimento da NC, que fica no lugar onde normalmente está o tanque de combustível, e passou de 22 para 23 litros. O assento da nova geração da crossover também ficou 30 mm mais baixo do que a geração anterior.
CB 1000R terá edição especial
Vendida no Brasil desde 2019, a CB 1000R Neo Sports Cafe passou por um face-lift para 2022. A naked de quatro cilindros, 1.000 cc e 141 cv ganhou novo conjunto óptico, rodas com desenho inédito e novas molduras do radiador.
O modelo 2022 da naked ainda ganhou novo painel TFT colorido de 5 polegadas e conectividade proporcionada pelo HSVCS - Honda Smartphone Voice Control System -, que permite integrar as facilidades dos smartphones ao dia a dia do uso da motocicleta.
Outra grande novidade para 2022 é a chegada da versão Black Edition, que traz pintura em preto aplicada a todas as superfícies em uma versão customizada de fábrica. Equipamento exclusivo da versão Black Edition é a capa do assento do passageiro, que transforma a CB 1000R em uma exclusiva monoposto.
Outra diferença da CB 1000R Black Edition é o quickshifter, sistema que dispensa o uso da embreagem e proporciona trocas de marcha mais rápidas, aumentando o poder de aceleração e desempenho da naked.
X-ADV tem visual novo e mais potência
Precursora do conceito adventure no segmento de scooters, a Honda X-ADV 2022 também vem com painel TFT colorido de 5 polegadas, motor mais potente com quatro modos de pilotagem, relações de câmbio revistas (as três primeiras marchas mais curtas, as três últimas mais longas) e o assistente de controle de voz para smartphones HSVCS.
O chassi da scooter foi redesenhado e permitiu o aperfeiçoamento da carroceria sem prejudicar o design ousado da scooter. Destaque para o novo para-brisa mais protetivo, regulável em cinco posições. A nova X-ADV também ficou 3 kg mais leve e o espaço sob o assento passou de 21 para 22 litros de capacidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.