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'Mousse' para motos de rua promete acabar com furos no pneu; entenda
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Ter o pneu furado é um dos maiores pesadelos de quem anda de moto. Não apenas porque significa o fim do passeio de moto, mas porque pode ser perigoso. Um furo no pneu dianteiro, por exemplo, pode causar perda de controle da moto e até uma queda.
Pensando nisso, a empresa italiana Risemousse desenvolveu um mousse para motos de rua que promete resolver o problema. Mas, afinal, o que é o mousse?
Utilizado nas motos de rali, o mousse é uma espécie de borracha expandida, que tem a forma do pneu e é instalada no lugar da câmara de ar. Não confunda com as vacinas de pneu que existem por aí. O mousse preenche quase todo o espaço normalmente ocupado pelo ar.
Criado para motos off-road, um dos fatores que impediam o mousse de ser utilizado no dia a dia, por motos de rua, era a longevidade dos materiais. Em provas de rali, o mousse é trocado diariamente. Outro problema é que os pneus atingem temperaturas mais altas no asfalto, o que poderia causar o esfarelamento do material.
Segundo a empresa, esses problemas foram resolvidos com o desenvolvimento de um novo composto para o mousse de rua. Feito em plástico expandido de polímeros com nanotecnologia, o composto permite ao mousse manter o desempenho durante o uso, memorizando sua densidade.
Como funciona
Chamada de B-Sure, a mousse para motos de rua da Risemousse tem o formato da câmara de ar. Também inclui um sistema de monitoramento da pressão dos pneus que se conecta por Wi-fi a um pequeno painel, que é instalado no guidão da moto.
O mousse preenche a maior parte do espaço onde normalmente ficaria o ar em um pneu convencional. Uma fina camada de ar fica entre a mousse e o pneu - mostrada nas fotos como uma espuma azul. Se o pneu furar, essa pequena quantidade de ar escapa e o motociclista é avisado.
Assim como os pneus run-flat, encontrados na indústria automotiva, o sistema de mousse permite que piloto continue, em uma velocidade reduzida, até um local de reparo.
Segundo a Risemousse, o sistema B-Sure começa a ser vendido no segundo trimestre deste ano na Europa. Inicialmente, estará disponível em diversas medidas para motos aventureiras e urbanas.
Os preços variam de 60 a 110 euros (R$ 375 a R$ 685, na cotação de hoje, 24/01) por mousse. Já para motos bigtrail, os valores de cada mousse vão de 150 euros a 180 euros (R$ 935 a R$ 1.120). Não é barato, mas, só de não ter que parar para remendar a câmara já vale o investimento, não acham?
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