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Voltou de viagem? Veja dicas para dar um trato na sua moto

Confira o que fazer antes de guardar sua moto na garagem e evitar problemas quando for sair para a próxima aventura - Divulgação
Confira o que fazer antes de guardar sua moto na garagem e evitar problemas quando for sair para a próxima aventura Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

05/02/2022 04h00

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Depois daquela longa (ou até mesmo curta) viagem de fim de ano, infelizmente, chegou a hora de voltar ao batente. Mas, antes de parar sua moto na garagem, há alguns cuidados importantes que devem ser tomados.

Não vale largar sua companheira lá esquecida juntando poeira, pois isso pode lhe causar surpresas desagradáveis da próxima vez que for sair de moto, seja para viajar ou para dar uma volta no fim de semana.

Para evitar problemas, elaboramos um guia para você cuidar da sua moto enquanto ela tira umas merecidas "férias" da viagem de fim de ano. Confira!

1 - Hora do banho

A primeira atitude que os mecânicos recomendam ao voltar de uma viagem, seja praia, campo ou interior, é uma lavagem completa. Afinal, o sal, lama, areia e outras sujeiras acumuladas podem deteriorar partes de sua motocicleta.

Mas não vale só dar aquela "garibada", é preciso lavar bem as rodas, a corrente, coroa e pinhão. Se tem dúvidas como fazer isso, confira nossas dicas para lavar sua moto.

2 - Atenção à lubrificação

Depois de limpa, sua moto precisa ser lubrificada, com lubrificante adequado para cada peça. No caso do óleo do motor, se você fez uma viagem muito longa, ou por estradas de terra, vale a pena conferir o nível e substituí-lo, mesmo que não tenha atingido a quilometragem recomendada. Afinal, as altas rotações na estrada em locais muito quentes, ou a poeira, podem comprometer a durabilidade do lubrificante.

lubrificar corrente - Doni Castilho/Infomoto - Doni Castilho/Infomoto
Ajuste e lubrifique a corrente da moto com lubrificante específico para esse fim
Imagem: Doni Castilho/Infomoto

O sistema de transmissão final, que em algumas regiões é chamada de relação final, também merece atenção especial. O ideal, depois de uma viagem, é regular a folga - veja como fazer no Manual do Proprietário da sua moto - e lubrificar a corrente com um produto adequado para esse fim. Deve ser utilizado um lubrificante especial para corrente, que tem um fixador que não deixa o lubrificante se desprender ao rodar, e também não acumula resíduos.

Fique atento também às articulações, como os links da suspensão traseira. Esse item merece um cuidado especial, pois algumas partes podem ficar ressecadas e ter seu funcionamento comprometido da próxima vez que você for rodar com sua moto. Peças, como eixo e rolamento, por exemplo, terão de ser trocados muito antes da hora, caso não sejam lubrificados da forma correta.

3 - Reaperto

Independentemente se você enfrentou os rípios do Ushuaia ou rodou milhares de quilômetros pelo asfalto, é ideal dar um reaperto geral nos parafusos da sua moto. Afinal, a vibração, que acontece em qualquer tipo de solo, vai soltando parafusos e isso pode se tornar um problema no futuro.

Caso não tenha ferramentas, ou não saiba executar o serviço, leve a um mecânico de confiança para fazer esse "reaperto" após uma longa viagem. Você pode aproveitar também e pedir para que ele lubrifique eixos, rolamentos e o link da suspensão da dica anterior.

4 - Tanque cheio

Depois de limpa e lubrificada, o ideal é encher o tanque da moto. Isso porque, menos ar no tanque significa menos chance da gasolina deteriorar-se. Vale até gastar um pouco mais e usar gasolina aditivada, uma vez que os aditivos impedem a deterioração do combustível.

5 - Não deixe sua moto "encostada"

Outro item que sempre dá dor de cabeça aos motociclistas mais descuidados é a bateria, que pode descarregar após um grande período de inatividade. Para evitar esse tipo de problema, não deixe sua moto encostada na garagem. Caso não a utiliza diariamente, dê partida e rode alguns quilômetros, pelo menos, uma vez por semana. Afinal, como diz o ditado popular, moto foi feita para rodar. Isso evita que a bateria perca carga e deixe você na mão, quando quiser dar aquele passeio de moto com os amigos no final de semana.

bateria da moto - Divulgação - Divulgação
Se você não for rodar com a sua moto, uma alternativa é desligar o polo positivo para que a bateria não descarregue
Imagem: Divulgação

Se você não conseguir ligar sua moto com frequência, uma alternativa é desconectar o cabo positivo da bateria para que ela não descarregue. Mas, atenção, só faça isso se você souber qual é o cabo positivo.

6 - Pneus calibrados

moto no cavalete - Divulgação - Divulgação
Ideal é estacionar a moto no cavalete central, para não deformar os pneus
Imagem: Divulgação

Já que sua moto vai ficar parada por algum tempo, pelo menos até a próxima viagem ou passeio, nada mais justo que os pneus recebam uma atenção especial. Os mecânicos aconselham uma calibragem extra, em torno de cinco libras acima do recomendado pelo fabricante, mas só se a moto for ficar estacionada. Para evitar que os pneus apoiados no chão por muito tempo fiquem "quadrados", o ideal mesmo é usar um cavalete ou movimentar a moto semanalmente.

7 - Proteção extra

Mesmo que a sua moto fique estacionada dentro da garagem da sua casa ou prédio, uma capa protetora é recomendada, principalmente, para quem tem cachorro em casa. A urina corrói aros e raios e é péssima para sua moto.

Agora se a sua moto ficar ao relento, uma capa impermeável e de qualidade é obrigatória para protegê-la dos raios diretos do sol, que podem ressecar os plásticos, e também da chuva, que causa corrosão.