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Triumph elétrica vai à fase final de testes e deve ficar pronta este ano

Colunista do UOL

10/02/2022 17h01

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A Triumph finalmente revelou o protótipo final de sua primeira moto elétrica. Batizado de TE-1, o modelo tem o mesmo visual das nakeds da marca inglesa, mas é movida a bateria. Segundo a Triumph, a TE-1 agora vai para a fase final de testes de rodagem e deve estar pronta para ser apresentada ao público e à imprensa após o verão europeu, ou seja, ainda neste ano, já que a estação mais quente começa em junho no hemisfério norte.

O projeto da primeira moto elétrica genuinamente britânica começou em 2019. Desenvolvido em parceria com a Williams Advanced Engineering (braço da escudeira de Formula 1), que desenvolveu o sistema de baterias, a Integral Powertrain, responsável pelo motor, e o departamento acadêmico da Universidade de Warwick que deu consultoria técnica e legal, além de realizar os testes e medições, o projeto conclui agora sua terceira fase.

No ano passado, ao final da fase 2 do desenvolvimento, a Triumph revelou um inovador trem de força elétrico e uma avançada bateria, além dos primeiros esboços de estilo para o Protótipo TE-1 final.

TE-1 lateral - Divulgação - Divulgação
Triumph TE-1 agora vai para os testes em estradas e pistas, para aprimorar a ciclística e a dirigibilidade da primeira moto elétrica inglesa
Imagem: Divulgação

Agora com a conclusão da fase 3, o protótipo ganha forma e está pronto para os testes de rodagem em estrada e pista, para os acertos finais, que serão liderados pela própria Triumph.

Testes ao guidão

"Nossa experiência nos diz que, nesta fase de um projeto, nada substituí pilotar a moto de verdade para desenvolver dirigibilidade, manuseio e caráter, e temos metas ambiciosas focadas em oferecer uma experiência de pilotagem nova e emocionante, mas, em última análise, intuitiva e familiar. Estou realmente ansioso pela minha primeira oportunidade de pilotar o protótipo finalizado", afirma Steve Sargent, chefe de produtos da Triumph.

Nessa última fase, que deve durar cerca de seis meses, o objetivo dos testes em estradas, segundo a fabricante inglesa, é calibrar o acelerador e o mapeamento do motor elétrico, para dosar a potência e o torque, além de avaliar a autonomia e o desempenho das baterias, desenvolvidas pela Williams.

TE-1 traseira - Divulgação - Divulgação
Triumph elétrica usa suspensões Öhlins e freios Brembo
Imagem: Divulgação

Já na pista, os engenheiros da Triumph vão aprimorar a dirigibilidade da moto, com acertos do conjunto ciclístico, além de desenvolver um sistema de frenagem regenerativo. Também serão introduzidos sistemas de auxílio à pilotagem, como controle de tração e controle anti-wheeling, que evita empinadas.

Como é a moto elétrica da Triumph

Visualmente, o protótipo TE-1 se assemelha à Triumph Street Triple 765. Conta, inclusive, com suspensões Öhlins e freios Brembo como a naked média movida a gasolina. Mas as semelhanças para por aí.

Farol TE-1 - Divulgação - Divulgação
Visualmente, o protótipo TE-1 se assemelha à naked Street Triple
Imagem: Divulgação

A transmissão final, por exemplo, usa uma correia dentada ao invés de corrente. No lugar do tricilíndrico de combustão interna está o propulsor elétrico, desenvolvido pela Integral Powertrain.

Falando em motor, a unidade criada pode gerar até 500 kW, ou mais de 660 cv de potência. Isso não significa que será essa a potência oferecida pela Triumph elétrica, pois é preciso levar em conta, além da autonomia, a temperatura do motor e da bateria.

Entretanto, a potência final deve ficar em torno de 180 cv, segundo declarou Andrew Cross, Diretor Técnico da Integral Powertrain Ltd, ao final da fase 2 em 2021.

TRansmissão final te-1 - Divulgação - Divulgação
TE-1, porém, usa transmissão final por correia dentada ao invés de corrente
Imagem: Divulgação

Mas a grande inovação é que o pacote de baterias criado pela Williams faz parte da estrutura da TE-1. Com essa solução, a bateria, geralmente o item mais pesado em uma moto elétrica, ajuda a equilibrar as massas e o posicionamento dentro do chassi do protótipo, levando em consideração o centro de gravidade e também o motor.

A bateria tem capacidade de fornecer 15 kW/h e, graças ao sistema de 360 volts da TE-1, pode ser carregada até 80% da carga em menos de 20 minutos. A autonomia deve girar em torno de 200 quilômetros.

Embora a Triumph afirme que o modelo não deva ser produzido em série, certamente servirá de base para o desenvolvimento das futuras motos elétricas da marca inglesa.

TE-1 bateria - Divulgação - Divulgação
Bateria, desenvolvida pela Williams, faz parte da estrutura da moto e tem alta densidade energética
Imagem: Divulgação

Após a conclusão da fase final de testes, estimada para meados de 2022, o protótipo de demonstração ainda será finalizado com as carenagem e pintura finais, como preparação para demonstração ativa em pista e envolvimento da imprensa, afirma a Triumph. Na oportunidade, também serão divulgados os resultados do projeto, incluindo as especificações finais e a autonomia e desempenho da bateria.

"Tem sido muito empolgante ver os progressos feitos durante a fase 3 do projeto Triumph TE-1, com a motocicleta protótipo final entrando nos testes da vida real. Todos envolvidos na Triumph estão orgulhosos em ser parte desta cooperação britânica. Pessoalmente, estou muito feliz com os resultados que já atingimos com nossos parceiros e a empolgante perspectiva do futuro elétrico em potencial." disse Nick Bloor, CEO da Triumph.