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Nova Yamaha Fluo chega em abril com freio ABS e Smart Key por R$ 13.390
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De olho no segmento de scooters, que cresceu 40% em 2021, emplacando mais de 107.285 unidades, a Yamaha apresenta a nova scooter Fluo ABS. Com motor de 125 cc e rodas de 12 polegadas, a nova Yamaha Fluo traz diversos equipamentos até então inéditos no segmento de scooters de entrada, como freio ABS na dianteira, chave de presença e sistema "Start & Stop".
Com visual moderno e farol de LED, a nova scooter Yamaha Fluo ABS chega às lojas em abril com preço sugerido de R$ 13.390 (+ frete) - em São Paulo, o valor é de R$ 13.848, devido à maior alíquota do ICMS no estado. A Fluo ABS terá três opções de cores - azul metálico, branca e preta - e quatro anos de garantia.
O motor de um cilindro tem 125 cm³, comando simples no cabeçote (SOHC) e duas válvulas. Arrefecido a ar e alimentado por injeção eletrônica, usa só gasolina e produz 9,5 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1,0 kgf.m de torque a 5.500 giros na Fluo ABS. O câmbio é automático do tipo CVT, como na maioria das scooters.
Derivado do motor da scooter Neo 125, o propulsor sofreu alterações para abrigar o sistema "Start & Stop" da Yamaha. O sistema identifica quando o scooter para e automaticamente desliga o motor, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Para que o motor volte a funcionar, basta acelerar novamente.
O sistema Stop & Start da Yamaha é capaz de "perceber" se a scooter trafega em condições normais ou em situações de tráfego intenso, modulando seu funcionamento. Em tráfego normal, o sistema desliga o motor após paradas de 1,5 segundo; já no tráfego intenso, em que as paradas são mais frequentes, o motor desliga apenas após 5 segundos.
Em tempos de gasolina nas alturas, a Fluo ainda conta com a função "ECO" no painel digital. Ela indica quando o condutor está pilotando de forma mais econômica, gastando, assim, menos combustível. Estima-se que a Fluo ABS possa rodar até 50 km/litro.
Pneus mais largos
Construída sobre um chassi tubular em aço, desenhado para oferecer resistência, baixo centro de gravidade e levez, a Fluo ABS pesa apenas 98 kg a seco (102 kg em ordem de marcha).
A Fluo ABS tem rodas de liga-leve de 12 polegadas, calçadas com pneus sem câmara. Para aumentar o conforto e auxiliar na absorção de impactos, a Yamaha adotou pneus mais largos que os normalmente utilizados nesse tipo de scooter de roda pequena. No caso da Fluo, as medidas são: 100/90, na dianteira, e 110/90, na traseira.
O motor é integrado a balança traseira para, segundo a Yamaha, reduzir as vibrações. As suspensões são do tipo garfo telescópico convencional, na frente, com 90 mm de curso; e apenas um amortecedor, fixado lateralmente, na traseira, com 88 mm de curso.
O grande diferencial da Fluo, porém, está nos freios. O modelo é a única scooter de entrada equipada com freio ABS, que atua apenas na pinça simples do disco dianteiro de 200 mm. Na traseira, o freio é a tambor, com 130 mm de diâmetro.
Equipamento da nova scooter
Com desenho moderno, linhas arredondadas e farol de LED, a Fluo ABS traz também diversos itens de conforto, que não são comuns nas scooters de entrada. Além do sistema Start & Stop e do ABS na dianteira, a nova scooter de 125 cc da Yamaha conta com chave de presença (Smart Key).
O sistema dispensa o uso da chave para ligar a scooter e permite abrir o bocal do tanque e o compartimento sob o assento. Com 25 litros de capacidade, o espaço sob o banco comporta até um capacete fechado de grandes dimensões.
Vale destacar ainda a posição do bocal do tanque de combustível, localizado no escudo frontal da Fluo. Dessa forma, não é preciso abrir o banco e retirar as "tralhas", quando for abastecer o tanque de 4,2 litros. Ainda no escudo, o condutor encontra uma útil e prática tomada 12V. Segundo a Yamaha, esse foi um pedido dos consumidores de scooters em pesquisa realizada pela marca japonesa.
Concorrentes
Embora já contasse com uma scooter de entrada, a Neo 125, vendida a R$ 11.090, a Yamaha percebeu a necessidade de ter um modelo mais moderno e com mais tecnologia para disputar o mercado com a Honda Elite 125, segunda scooter mais vendida em 2021, com 21.797 unidades emplacadas. Dessa forma, a Yamaha decidiu lançar a Fluo ABS no mercado brasileiro.
Para brigar com a Elite 125, a nova Fluo traz diversos diferenciais para o segmento de scooters de entrada. A começar pelo freio ABS e o sistema Start & Stop, que se traduzem em mais segurança e economia de combustível. Outra vantagem do modelo de 125 cc da Yamaha em relação a sua rival da Honda é a chave Smart Key, um item de praticidade para quem usa a scooter no dia a dia.
As rodas de 12 polegadas, maiores do que na Elite 125, que usa aro 12, na dianteira, mas tem aro 10, na traseira, também são pontos positivos da nova Yamaha Fluo. Em teoria, as rodas maiores e os pneus mais largos absorvem melhor as imperfeições das ruas e avenidas - uma crítica frequente às scooters de roda pequena é a dificuldade de conviver com o asfalto malcuidado de nossas cidades.
Por outro lado, todos esses diferenciais têm um "preço". No caso da Fluo, é maior do que a Elite 125. A scooter da Honda tem preço sugerido de R$ 10.850, sem frete e seguro; enquanto a nova Yamaha será vendida por R$ 13.390, também sem frete.
Segundo Hélio Ninomiya, gerente de Marketing, Planejamento e Treinamento da Yamaha no Brasil, os equipamentos extras e toda a tecnologia embarcada na nova Fluo justificam o preço mais elevado. "Para quem procura uma scooter de entrada mais em conta, oferecemos a Neo 125, que continua em linha e ainda tem o diferencial das rodas de 14 polegadas", alerta o executivo.
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