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Tiger Sport 660 será aventureira mais barata da Triumph no País; veja preço

Nova crossover da marca inglesa, Tiger Sport 660 tem motor de três cilindros e 81 cv de potência - Divulgação
Nova crossover da marca inglesa, Tiger Sport 660 tem motor de três cilindros e 81 cv de potência Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

27/03/2022 04h00

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Construída sobre a mesma plataforma da naked Trident, a inédita Tiger Sport 660 virá ao Brasil. O novo modelo, apresentado em outubro do ano passado no exterior, já aparece na lista de motos disponíveis no site oficial da marca no país, inclusive, com o preço: a partir de R$ 55.990.

Tiger Sport 660 estática  - Divulgação - Divulgação
Nova Tiger Sport 660 tem preço sugerido a partir de R$ 55.990 no site da Triumph no Brasil
Imagem: Divulgação

Se confirmado, o valor da nova Tiger Sport 660 fará dela a moto aventureira mais barata da Triumph à venda no Brasil - até agora, quem quisesse um modelo da marca inglesa no segmento teria que desembolsar mais de R$ 68 mil, para Tiger 900 GT Low, que tem suspensões de menor curso e assento mais baixo.

O posicionamento do modelo no line-up da marca no Brasil mostra que a Triumph quer entrar para valer no segmento de média cilindrada, tão carente de opções em todo o mundo. Afinal, a nova plataforma de três cilindros e 660 cm³ com chassi tubular em treliça e rodas de 17 polegadas foi criada justamente para ser mais acessível do que os modelos maiores e mais refinados da marca inglesa.

A boa notícia é que, além da naked Trident e da crossover Tiger Sport, a plataforma deve dar origem também a uma bigtrail, com roda aro 21 na dianteira.

Motor de 81 cv

Com a nova Tiger Sport 660, a Triumph quer brigar no segmento crossover, também chamado de sport adventure, por misturar a postura ereta das motos aventureiras com uma ciclística mais esportiva. Suas principais concorrentes são a Kawasaki Versys 650 e a Honda NC 750X, ambas vendidas no Brasil, além da Yamaha Tracer 700, que não é comercializada por aqui.

Motor Tiger Sport 660 - Divulgação - Divulgação
Motor da nova Tiger Sport 660 tem três cilindros e oferece melhor desempenho do que as concorrentes
Imagem: Divulgação

A principal "arma" da nova Tiger Sport 660, para brigar com as motos japonesas, é o motor de três cilindros, o mesmo da naked Trident. Com um cilindro a mais, oferece melhor desempenho e torque que as concorrentes, todas bicilíndricas.

O propulsor da Tiger Sport 660 produz 81 cv de potência máxima a 10.250 rpm. O bom torque de 6,53 kgf.m a 6.250 giros pode ser aproveitado pelo câmbio de seis marchas, com transmissão final feita por corrente.

O consumo também promete ser interessante. Segundo a Triumph, com o tanque de 17 litros da nova Tiger Sport 660 é possível rodar até 380 quilômetros, ou seja, um consumo médio de 22,5 km/litro.

Ciclística esportiva

Além do motor, a nova Tiger Sport 660 compartilha quadro e rodas com sua irmã Trident. O chassi tubular em treliça é feito em aço e as rodas de liga-leve são de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara, o que demonstra seu caráter mais esportivo e sua aptidão para o asfalto.

Tiger Sport 660 em ação  - Divulgação - Divulgação
Aventureira esportiva usa rodas aro 17, suspensão invertida, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira
Imagem: Divulgação

As suspensão são da marca Showa, porém têm mais curso do que na naked, para levar garupa e bagagem em uma viagem. Na dianteira, o conjunto tem um garfo telescópico invertido com tubos de 41 mm; já na traseira, um monoamortecedor com regulagem na pré-carga da mola. Ambos têm 150 mm de curso.

O sistema de freios usa pinças Nissin, ao invés de Brembo, como em outros modelos da marca inglesa, com o objetivo de tornar o preço final mais competitivo. Na dianteira, são dois discos de 310 mm de diâmetro, com pinças deslizantes de dois pistões. Na roda traseira, há um disco simples de 255, mordido por uma pinça de pistão único. O sistema ABS é de série.

Eletrônica e conectividade

Para se enquadrar no segmento médio e manter seu preço competitivo, a Tiger Sport 660 não traz a eletrônica sofisticada, como nas Tiger 900 e 1200. Mas a tecnologia embarcada é suficiente para garantir a segurança do piloto.

Painel Tiger Sport 660 - Divulgação - Divulgação
Nova Tiger Sport 660 tem dois modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS; painel oferece conectividade com smartphone
Imagem: Divulgação

Além do sistema ABS, a Tiger Sport 660 vem de fábrica com dois modos de pilotagem - road (estrada) e rain (chuva) - que ajustam os níveis de entrega de potência, controle de tração e a atuação dos freios ABS.

Vale destacar ainda seu painel digital, com uma tela de TFT, que oferece conectividade Bluetooth, por meio do aplicativo "My Triumph". O app criado pela fábrica inglesa permite navegação curva a curva, controle da câmara GoPro e conexão com o smartphone.

Mercado

Embora tenha aparecido no site brasileiro da Triumph com preço, cores e tudo mais, a nova Tiger Sport 660 ainda não foi confirmada oficialmente pela subsidiária brasileira da marca. Entretanto, já era esperado que o modelo viesse ao País, seguindo os passos de sua irmã naked, a Trident 660.

Tiger Sport 660 Traseira - Divulgação - Divulgação
Preço da Tiger Sport 660 é o mesmo da versão top de linha da Honda NC 750X com câmbio DCT
Imagem: Divulgação

A nova aventureira média da marca inglesa terá como principal concorrente a nova geração da Honda NC 750X, recém-lançada no Brasil. Assim como na Europa, o preço de R$ 55.990 do modelo Triumph é bem próximo do valor de R$ 55.700 sugerido pela Honda para a versão top de linha da sua crossover de 750 cc, equipada com câmbio DCT - a versão com câmbio "manual" tem preço de R$ 49.700.