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Nova Triumph Tiger 1200 chega ao Brasil; veja preços e versões
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Apresentada no final do ano passado, a nova geração da Triumph Tiger 1200 finalmente chega às lojas brasileiras. Completamente renovada, a bigtrail da marca inglesa perdeu peso, ganhou um motor mais potente, além de novas tecnologias, como sistema de radar com detecção de ponto cego.
A nova Tiger 1200 também ganhou linhas mais modernas, que lembram sua irmã de 900 cc, porém com um porte mais imponente. Os faróis são de LED, com aro de iluminação diurna e sistema adaptativo para curvas, ou seja, que acompanha a inclinação da moto em curvas.
A Triumph dividiu a família Tiger 1200 em duas "linhas": GT e Rally. A principal diferença entre elas são as rodas. A GT, de grã-turismo, mais voltada para aventuras no asfalto, usa rodas de liga-leve, aro 19, na dianteira, e 18, na traseira. Já a linha Rally, mais apta ao off-road, traz rodas raiadas, de 21 polegadas, na frente, e 18, atrás, com suspensões de curso mais longo.
No exterior, o modelo foi apresentado em cinco versões, mas apenas três serão vendidas por aqui: a GT Explorer, a mais completa com roda de liga-leve; a Rally Pro, com tanque de 20 litros e rodas raiadas; e a Rally Explorer, com tanque de 30 litros e roda 21, na dianteira.
Em comum, elas têm um quadro novo, mais leve, e as suspensões eletrônicas; além do inédito motor de três cilindros, 1.160 cm³, DOHC e arrefecimento líquido. O tricilíndrico passou de 136 cv para 150 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 13,2 kgf.m a 7.000 giros, um grande salto em desempenho, quando comparado à geração anterior.
As três também saem de fábrica com o novo painel de TFT, com tela colorida de 7'', e sistema de conectividade com o smartphone, por meio do aplicativo "My Triumph".
Na parte eletrônica, todas têm, ao menos, cinco modos de pilotagem; controle de tração e freios ABS, ambos otimizados para curvas; assistente de partida em ladeiras (Hill Hold Control) e sistema quickshift.
A GT Explorer e a Rally Explorer ainda trazem o detector de ponto cego (blind spot detection) que inclui um radar, na traseira, capaz de detectar veículos e alertar o motociclista com uma luz no espelho retrovisor - sistema comum em automóveis e SUVs de luxo.
Entre os acessórios e itens de conforto, protetores de mão, cavalete central, barras de proteção do motor e manoplas aquecidas são de série em todas as versões da Tiger 1200.
Veja os preços e conheça as diferenças entre cada uma das versões da nova bigtrail inglesa de 1.200 cc.
Tiger 1200 Rally Pro - R$ 104.990
Versão mais em conta da nova Tiger 1200 à venda no Brasil, a Rally Pro tem rodas raiadas, calçadas com pneus Metzeler Karoo Street, sem câmara, nas medidas 90/90-21, na dianteira, e 150/70-18, na traseira.
O pacote eletrônico da Rally Pro inclui, além dos 5 modos de pilotagem, o "Off-road Pro", que desliga todos os controles e deixa a suspensão mais firme - o curso é de 220 mm. A versão Pro, porém, não traz o sistema de detecção de ponto cego.
Seu tanque tem capacidade para "apenas" 20 litros. O que faz dela a versão mais leve: 249 kg em ordem de marcha.
Essas características tornam a Tiger 1200 Rally Pro a melhor versão para os motociclistas aventureiros que pretendem rodar bastante na terra.
Entretanto, seu assento é alto: pode ser ajustado em duas posições, com 875 mm ou 895 mm de altura. O que pode dificultar a vida dos mais baixinhos, principalmente, em manobras.
Vendida na cor branca, por R$ 104.990, a Rally Pro também pode ser adquirida nas cores preta e verde, com acréscimo de R$ 500.
Tiger 1200 GT Explorer - R$ 111.990
Feita para quem vai rodar, eventualmente, por uma estrada de terra, a GT Explorer tem rodas de liga-leve, calçadas com pneus Metzeler Tourance, nas medidas 120/70-19, na frente, e 150/70-18, atrás. Seu tanque tem capacidade para 30 litros e seu peso pronta para rodar é de 255 kg.
A Tiger 1200 GT Explorer tem as mesmas suspensões semi-ativas das versões Rally, porém com menos curso: são 200 mm, no garfo dianteiro invertido, e também no mono amortecedor traseiro, agora fixado diretamente na balança com braços duplos, mas mantendo a transmissão final por eixo-cardã - aliás, como todas as versões da Tiger 1200.
Além de manoplas aquecidas, a GT Explorer traz aquecimento independente do banco do piloto e da garupa. Por falar em assento, sua altura de 850/870 mm faz dela mais amigável para quem tem menos de 1,80 m.
Embora não tenha o modo Off-road Pro, a GT Explorer vem com sistema de radar. Além da cor branca, o modelo será comercializado nas cores preta e azul, por R$ 112.490
Tiger 1200 Rally Explorer - R$ 118.990
Versão mais cara e equipada da nova Tiger 1200, a Rally Explorer é concorrente direta da BMW R 1250 GS Adventure, mas com algumas vantagens, pelo menos, na ficha técnica.
A começar pela roda aro 21, na dianteira, e o peso menor: 261 kg, sete a menos do que a concorrente alemã. Além de ser mais leve, é mais potente: produz 150 cv contra 136 cv da GS.
Pontos positivos para quem pretende pilotar bastante no fora de estrada. Conta com o modo Off-road Pro, além de toda a lista de equipamentos da GT Explorer, como radar e aquecimento dos bancos, acrescida de barras de proteção do tanque.
Versão top de linha e feita para quem quer viajar para qualquer terreno e sem se preocupar onde fica o próximo posto de combustível, a Tiger 1200 Rally Explorer também terá três opções de cores: branca (R$ 118.990), preta e verde (R$ 119.490).
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