Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Marcas apresentam novas motos no Festival Interlagos; veja os lançamentos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Maior evento do segmento de motocicletas neste ano, o Festival Interlagos 2022, além de proporcionar experiências aos visitantes, tornou-se uma plataforma para as principais marcas apresentarem seus lançamentos ao público. O evento acontece até domingo (26/6), no autódromo paulistano.
Na quinta-feira (23/6), primeiro dia do evento reservado a imprensa e convidados, o Festival funcionou como um verdadeiro salão de motos. Houve uma grade de coletivas para os jornalistas, com o diferencial de que os habilitados - e com equipamento de segurança adequado - puderam dar algumas voltas na pista de Interlagos com algumas das novidades apresentadas.
Embora não seja um teste, ou uma avaliação, o formato inovador permite que os profissionais de imprensa e formadores de opinião tenham o primeiro contato com novas motos, que devem chegar às lojas em breve.
Aproveitei a oportunidade para pilotar, pela primeira vez, alguns modelos que desembarcaram recentemente no Brasil, como a nova Harley-Davidson Pan America 1250 e nova Triumph Tiger Sport 660.
Além da KTM 1290 Super ADV S, que antecipamos ontem, confira os principais lançamentos apresentados no Festival Interlagos 2022.
Honda X-ADV 2023
A Honda mostrou, pela primeira vez, a nova geração da X-ADV. A scooter aventureira teve seu design atualizado, além de ganhar mais potência no seu motor de dois cilindros e 750 cc e mais tecnologia embarcada.
Visualmente, a nova X-ADV ficou mais moderna: ganhou linhas afiladas e as carenagens foram redesenhadas. O conjunto ótico foi remodelado e traz faróis duplos de LEDs com luzes de condução diurna (DRL). O para-brisa e a posição de pilotagem também foram revistos
Assim como a NC 750X, com quem compartilha o motor de dois cilindros e 745 cm³, a X-ADV 2022 ficou mais potente: agora oferece 58,6 cv a 6.750 rpm. Porém, diferentemente da crossover, a scooter só tem a opção do câmbio DCT, de dupla embreagem, que faz trocas automatizadas.
O conjunto também traz acelerador eletrônico, o que permitiu a introdução de quatro modos de pilotagem, que alteram a entrega de potência do motor, o efeito do freio-motor, e o nível de intervenção do controle de tração. Os modos também alteram as trocas das seis marchas do câmbio de dupla embreagem.
Para completar o pacote tecnológico, a X-ADV 2023 recebeu um novo painel TFT de 5 polegadas, que permite conexão Bluetooth com smartphones e a ativação de comandos de voz por meio do sistema Honda RoadSync.
A nova Honda X-ADV chega nas cores cinza e vermelha, com preço público sugerido de R$ 87.627.
BMW R 1250 RT
A BMW mostrou a nova geração da touring R 1250 RT que, além de um face-lift no visual, é a primeira moto da marca alemã equipada com a versão mais completa do sistema de assistência ao condutor, desenvolvido em parceria com a Bosch.
O mesmo utilizado na Ducati Multistrada V4S, com controle adaptativo de velocidade (ACC) e o sistema de detecção de ponto cego (BSD). Outro item de segurança do modelo são os faróis direcionais, que se acendem acompanhando a inclinação da moto.
Chama a atenção a enorme central multímídia, com uma tela colorida de TFT com mais de 10 polegadas - a maior a equipar uma moto e que pede até uma película protetora, como os smartphones. Maior que alguns tablets, o painel tem, obviamente, sistema de conectividade e apresenta o navegador, quase como em um automóvel.
A R 1250 RT usa o mesmo motor da sua irmã GS, com dois cilindros opostos, 1.254 cm³ de capacidade, arrefecimento líquido e comando de válvulas variável, capaz de produzir 136 cv de potência máxima.
Recheada de tecnologia, a touring, mais confortável e esportiva que uma bigtrail, é uma opção para quem vai rodar apenas no asfalto. Mas seu preço, de R$ 203.900, não encoraja o consumidor a trocar a GS pela RT.
Kawasaki Versys 650
A renovada Versys 650, finalmente, chega ao Brasil. Além da nova geração da crossover bicilíndrica, a Kawasaki apresentou a Z 900RS R Edition (R$ 68.640), que traz pintura especial e outros itens exclusivos, e a uma edição da Z 900 comemorativa de 50 anos da família Z (R$ 63.640), a linha de motos naked da marca japonesa, com pintura vermelha e grafismos que remetem a Z 1100 GP de 1981.
A Versys 650 teve seu visual atualizado, ficando mais parecida com a versão de quatro cilindros e 1.000 cc, O modelo recebeu um painel colorido, com tela de TFT e conectividade, além de ter ganhado controle de tração de série. A nova crossover tem preço sugerido de R$ 50.640, mas a versão Tourer sai por R$ 57.140 e vem com malas, e outros acessórios.
A marca também revelou os preços da clássica Z 650 RS, que vai custar R$ 47.530, e também da Z 900 R Edition, R$ 63.640.
Triumph Tiger Sport 660
A marca inglesa mostrou outro modelo da sua nova linha de média cilindrada, a Tiger Sport 660, segundo modelo da marca inglesa construído sobre a plataforma de 660 cm³, que também deu origem à naked Trident, já à venda no País por R$ 47.490. Ambas, compartilham o mesmo motor, quadro e rodas, porém têm propostas distintas.
Embora use rodas de 17 polegadas, como a naked, a Tiger Sport 660 tem suspensões de curso mais longo. O garfo telescópico invertido, na dianteira, e o monoamortecedor traseiro, têm 150 mm de curso.
Pude acelerar na pista a crossover e apesar da pilotagem ereta das trails, a Tiger Sport tem ciclística esportiva, com rodas aro 17, e vai bem nas curvas.
O motor oferece bons 81 cavalos e cresce de giros de forma empolgante. Características que fazem do modelo uma boa opção para quem quer uma moto versátil: ágil para o uso diário, mas também com bom desempenho e conforto para viajar.
A nova aventureira esportiva da Triumph chega ao mercado nacional em duas opções de cores pelo preço sugerido de R$ 55.990, para a cor azul, e R$ 56.490, para a cor vermelha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.