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Nova BMW R18 chega ao Brasil para brigar com a Harley
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A BMW confirmou a vinda da nova R18 para o Brasil. Com o clássico estilo cruiser, o novo modelo tem motor de 1.800 cc e chega ao País para brigar com as motos da Harley-Davidson.
A R 18 será apresentada no início de agosto e deve chegar às lojas ainda neste ano. A R 18 é vendida em quatro versões no exterior, mas a BMW ainda não revelou quais serão vendidas no Brasil, tampouco os equipamentos de série e o preço do modelo.
Lançada no exterior em 2020, a R18 segue o estilo cruiser, também chamado de custom, no Brasil, e que faz muito sucesso nos Estados Unidos. Com silhueta longa e baixa, como as motos americanas, a R18 usa rodas raiadas e traz linhas clássicas.
Existem quatro versões do modelo: a R18, com visual minimalista, escapamento "rabo de peixe"; a R18 Classic, que traz malas laterais de couro e um para-brisa; a R18 B, que tem estilo bagger, com malas rígidas e uma carenagem frontal; e a R18 Transcontinental, o modelo top de linha é uma espécie de Harley Ultra Limited.
R18 tem o maior boxer BMW
Além de suas linhas clássicas, o principal atrativo do modelo é seu motor boxer, ou seja, de dois cilindros opostos, com arrefecimento a ar e 1.802 cm³ de capacidade - o maior boxer já fabricado pela BMW.
Apesar de produzir bons 91 cv de potência máxima a 4.750 rpm, o grande destaque do motor é mesmo o torque de 15,3 kgf.m já a partir de 2.000 giros. O câmbio tem seis marchas e a transmissão final é feita por eixo-cardã, como na maioria das motos da marca alemã.
Embora siga linhas clássicas das motos cruiser norte-americanas, a BMW R 18 traz tecnologia de ponta. Além de três modos de pilotagem, conta com controle de tração e controle dinâmico do freio motor.
As suspensões usam garfo telescópico convencional cobertos por uma "carenagem", na dianteira; um monoamortecedor, com ajuste na pré-carga da mola, na traseira. O sistema de freios tem disco duplo, na frente, e simples, atrás, com sistema ABS de série.
Segundo a BMW, trata-se de uma cruiser moderna com um toque de nostalgia. A mistura entre o clássico e o moderno aparece também no farol redondo, mas com iluminação de LED, no caso dos modelos R 18 e R 18 Classic. O painel também tem um mostrador circular, como as antigas motos, e uma pequena tela de LCD com diversas informações.
Preço deve superar os R$ 100 mil
Apesar de a BMW não ter revelado o preço e nem as versões da R18 que virão ao Brasil, podemos esperar valores próximos ou até mesmo com três dígitos, como nas atuais motos da Harley-Davidson.
Nos Estados Unidos, principal mercado da linha R18 da BMW, a versão Classic, com malas laterais de couro e para-brisa, é vendida por US$ 19 mil (cerca de R$ 101 mil). O modelo é concorrente direto da Harley-Davidson Softail Heritage Classic, comercializada por US$ 20.800 (R$ 110 mil) no mercado norte-americano - por aqui a Softail Heritage é vendida por R$ 120 mil.
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