Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nova BMW R18 chega ao Brasil para brigar com a Harley

Nova BMW R18 será apresentada em agosto e chega às lojas neste ano; preço ainda não foi definido - Divulgação
Nova BMW R18 será apresentada em agosto e chega às lojas neste ano; preço ainda não foi definido Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

06/07/2022 16h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A BMW confirmou a vinda da nova R18 para o Brasil. Com o clássico estilo cruiser, o novo modelo tem motor de 1.800 cc e chega ao País para brigar com as motos da Harley-Davidson.

Nova BMW R18 Classic - Divulgação - Divulgação
Modelo é vendido em quatro versões no exterior: a R18 Classic (acima) tem malas laterais de couro e para-brisa
Imagem: Divulgação

A R 18 será apresentada no início de agosto e deve chegar às lojas ainda neste ano. A R 18 é vendida em quatro versões no exterior, mas a BMW ainda não revelou quais serão vendidas no Brasil, tampouco os equipamentos de série e o preço do modelo.

Lançada no exterior em 2020, a R18 segue o estilo cruiser, também chamado de custom, no Brasil, e que faz muito sucesso nos Estados Unidos. Com silhueta longa e baixa, como as motos americanas, a R18 usa rodas raiadas e traz linhas clássicas.

Existem quatro versões do modelo: a R18, com visual minimalista, escapamento "rabo de peixe"; a R18 Classic, que traz malas laterais de couro e um para-brisa; a R18 B, que tem estilo bagger, com malas rígidas e uma carenagem frontal; e a R18 Transcontinental, o modelo top de linha é uma espécie de Harley Ultra Limited.

R18 tem o maior boxer BMW

Além de suas linhas clássicas, o principal atrativo do modelo é seu motor boxer, ou seja, de dois cilindros opostos, com arrefecimento a ar e 1.802 cm³ de capacidade - o maior boxer já fabricado pela BMW.

motor Boxer R18 - Divulgação - Divulgação
Motor da R18 é o maior boxer a equipar uma moto BMW: tem 1.802 cm³ de capacidade e gera 91 cv de potência máxima
Imagem: Divulgação

Apesar de produzir bons 91 cv de potência máxima a 4.750 rpm, o grande destaque do motor é mesmo o torque de 15,3 kgf.m já a partir de 2.000 giros. O câmbio tem seis marchas e a transmissão final é feita por eixo-cardã, como na maioria das motos da marca alemã.

Embora siga linhas clássicas das motos cruiser norte-americanas, a BMW R 18 traz tecnologia de ponta. Além de três modos de pilotagem, conta com controle de tração e controle dinâmico do freio motor.

As suspensões usam garfo telescópico convencional cobertos por uma "carenagem", na dianteira; um monoamortecedor, com ajuste na pré-carga da mola, na traseira. O sistema de freios tem disco duplo, na frente, e simples, atrás, com sistema ABS de série.

BMW R18 lateral - Divulgação - Divulgação
Com silhueta longa e baixa, como as cruiser americanas, BMW R18 tem transmissão final por eixo-cardã
Imagem: Divulgação

Segundo a BMW, trata-se de uma cruiser moderna com um toque de nostalgia. A mistura entre o clássico e o moderno aparece também no farol redondo, mas com iluminação de LED, no caso dos modelos R 18 e R 18 Classic. O painel também tem um mostrador circular, como as antigas motos, e uma pequena tela de LCD com diversas informações.

Preço deve superar os R$ 100 mil

Apesar de a BMW não ter revelado o preço e nem as versões da R18 que virão ao Brasil, podemos esperar valores próximos ou até mesmo com três dígitos, como nas atuais motos da Harley-Davidson.

Nos Estados Unidos, principal mercado da linha R18 da BMW, a versão Classic, com malas laterais de couro e para-brisa, é vendida por US$ 19 mil (cerca de R$ 101 mil). O modelo é concorrente direto da Harley-Davidson Softail Heritage Classic, comercializada por US$ 20.800 (R$ 110 mil) no mercado norte-americano - por aqui a Softail Heritage é vendida por R$ 120 mil.