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Recorde de velocidade: moto elétrica aposta no nióbio para superar 400 km/h
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A nova moto elétrica Tachyon Nb aposta no nióbio para fazer história e quebrar o atual recorde mundial de velocidade terrestre. Criada pela norte-americana Lightning Motorcycles, em parceria com a empresa brasileira CBMM, a Tachyon Nb usa o metal no quadro, discos de freio e nos componentes eletrônicos para tentar ultrapassar os 400 km/h.
O modelo, apresentado em 11 de agosto, em Carmel Valley, na Califórnia (EUA), começou a ser desenvolvido há quatro anos com o objetivo de testar a viabilidade da aplicação do nióbio em diversos componentes da motocicleta. As principais vantagens do metal, no caso da Tachyon Nb, são a possibilidade de reduzir o peso do chassi, ao mesmo tempo em que aumenta a resistência às torções em alta velocidade.
O metal, obtido a partir do minério pirocloro, também é aplicado no módulo de carregamento integrado da bateria, o que permite que todo o sistema seja mais eficiente. "Com o uso do nióbio conseguimos reduzir a perda no carregamento e na entrega de energia", revela o CEO e fundador da Lightning Motorcycles, Richard Hatfield.
A novidade no projeto é o uso do nióbio nos discos de freio da moto, com objetivo de melhorar o desempenho em altas temperaturas. "Ao frear em velocidades tão elevadas os freios esquentam e se deformam prejudicando a segurança. Com o nióbio, isso não acontece", explica o engenheiro da CBMM e responsável pelo desenvolvimento do projeto, Daniel Wright.
Como é a Tachyon Nb
A moto elétrica tem um visual de "foguete", com uma carenagem que vai do farol à rabeta. Chamado de streamliner, o desenho é comum às motos que tentam quebrar os recordes de velocidade.
O motor elétrico da Tachyon Nb usa a mesma tecnologia dos carros da Formula E. A potência deve ficar próxima dos 300 hp, estima Hatfield.
A Taychon Nb fará sua primeira tentativa no fim deste mês de agosto, no icônico deserto de sal de Bonneville, onde esse tipo de desafio acontece desde 1948. Embora confiante, seu criador diz que superar a barreira dos 400 km/h depende de fatores externos.
"O vento, a condição do sal, enfim... Essa será só a primeira, mas esperamos ir mais rápido do que da última vez", completa. Em 2015, uma moto da Lightning chegou a 218,637 mph, ou seja, 351,787 km/h. Deixando para trás outras 120 motos a combustão interna.
Porém, para ele, o importante da parceria é levar a tecnologia de veículos elétricos a um novo patamar. "Nossa missão é continuar a ultrapassar os limites do que é possível e fomentar a adoção de motocicletas elétricas globalmente", finalizou o CEO e fundador da Lightning Motorcycles.
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