Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gigante no mundo, marca indiana 'invade' Brasil com 5 novas motos; conheça

Bajaj já tem cinco modelos em pré-venda: Dominar 250 e 400, Pulsar 160 e 200 e a custom Avenger Street 160 - Divulgação/Infomoto
Bajaj já tem cinco modelos em pré-venda: Dominar 250 e 400, Pulsar 160 e 200 e a custom Avenger Street 160 Imagem: Divulgação/Infomoto

Colunista do UOL

03/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Bajaj confirmou recentemente sua entrada no mercado brasileiro. Apesar de ser pouco conhecida no País, a marca indiana é a terceira maior fabricante de motos do mundo, com quase 4 milhões de motos produzidas entre 2021 e 2022, e está presente em mais de 80 países.

Aqui no Brasil, a Bajaj terá uma subsidiária própria e montará suas motos na fábrica da Dafra em Manaus (AM), como já fez a BMW e, atualmente, fazem Ducati e a também indiana Royal Enfield.

Entretanto, a marca ainda fazia certo suspense sobre as motos que seriam vendidas no Brasil. Fazia, pois a primeira concessionária da marca, que irá abrir as portas em outubro na cidade de Santo André, região do ABC paulista, já divulgou em seu perfil nas redes sociais os modelos que serão inicialmente comercializados no País.

Além da linha Pulsar e Dominar, que já estavam cotadas para o Brasil, a confirmação da Avenger Street 160 deve surpreender os fãs de motos custom. O lançamento oficial da marca e as concessionárias devem abrir as portas em outubro. Contudo, trazemos em primeira mão os detalhes das motos Bajaj que estão confirmadas e já podem até ser reservadas.

Avenger Street 160

A Avenger Street 160 tem estilo custom mais moderno. Traz uma pequena carenagem sobre o farol e protetores de bengala. Tem rodas de liga-leve, aro 17, na dianteira, e 15, na traseira. Os freios são a disco, na frente, e a tambor, atrás. Destaque para o sistema ABS de um canal, ou seja, atuando apenas na dianteira.

Bajaj Avenger 160 - Divulgação/Bajaj - Divulgação/Bajaj
Presença da custom Avenger Street 160 entre as motos confirmadas para o Brasil surpreendeu
Imagem: Divulgação/Bajaj

Seu motor de 160 cc, alimentado por injeção eletrônica, produz 15 cv de potência máxima a 8.500 rpm. O câmbio tem cinco marchas. O tanque tem capacidade para 13 litros.

O modelo deve agradar os fãs de estilo estradeiro, que tem poucas opções de baixa cilindrada. Suas principais concorrentes são as Haojue Chopper e Master Ride, de 150 cc.

Pulsar NS 160

A Pulsar é a linha de motos urbanas da Bajaj, mas com estilo mais "esportivo" do que utilitário. A Pulsar NS 160 até lembra a naked Honda CB 600F Hornet, em função do seu conjunto óptico, com farol triangular.

Mas são os freios a disco nas duas rodas - com ABS só na dianteira - e a suspensão traseira monoamortecido que faz o modelo se diferenciar de Honda CG 160 e Yamaha Fazer 150.

Bajaj Pulsar NS 160 - Divulgação/Bajaj - Divulgação/Bajaj
Pulsar NS 160 tem motor com mesma capacidade da CG 160, mas oferece disco de freio nas duas rodas e suspensão traseira monoamortecida
Imagem: Divulgação/Bajaj

Na Índia, a Pulsar NS 160 concorre diretamente com a Yamaha FZ-FI, da qual deriva a recém-lançada FZ 15. Isso significa que, apesar de ter 160 cc, o modelo Bajaj não irá brigar diretamente com a CG 160.

Portanto, o preço não deve ser baixo, como imaginam muitos consumidores brasileiros. Trata-se de uma naked urbana, com motor de 17,2 cv de potência máxima (2 cv a mais do que a CG) e ciclística superior às concorrentes que têm proposta mais utilitária.

Pulsar NS 200

Além de um motor maior (199,5 cm³) e mais potente, com otimistas 24,5 cv a 9.750 rpm, a Pulsar NS 200 tem disco de freio maior, mas mantém o ABS apenas na roda dianteira. Os pneus também são mais largos, dando mais porte à NS 200 que tem o mesmo visual do modelo de 160 cc.

Bajaj Pulsar NS 200 - Divulgação/Bajaj - Divulgação/Bajaj
Pulsar NS 200 tem motor com otimistas 24,5 cv de potência máxima e pode chegar como alternativa mais acessível do que Twister e Fazer
Imagem: Divulgação/Bajaj

No restante, as especificações também são bastante semelhantes. Tanque de 12 litros, garfo telescópico convencional, na dianteira, e monochoque traseiro, mas com reservatório de gás em separado.

Se chegar ao Brasil com esse desempenho declarado pela Bajaj, a Pulsar NS 200 pode até ser uma opção mais acessível a Twister e Fazer, ambas de 250 cc. A marca indiana também tem uma versão de 250 cc da Pulsar, que estava praticamente confirmada para o Brasil. Entretanto, a NS 250 foi renovada recentemente na Índia e deve levar algum tempo até chegar por aqui.

Dominar 250

Com visual moderno e arrojado, a Dominar 250 traz alguns diferenciais para enfrentar as consagradas Honda CB 250F Twister e Yamaha Fazer FZ 25.

Bajaj Dominar 250 - Divulgação/Bajaj - Divulgação/Bajaj
Dominar 250 tem motor arrefecido a líquido com 27,5 cv de potência e câmbio de seis marchas
Imagem: Divulgação/Bajaj

A começar pelo motor, arrefecido a líquido, com quatro válvulas por cilindro, DOHC, que produz 27 cv a 8.500 rpm - desempenho superior às concorrentes. Seu câmbio tem seis marchas, o que reduz os giros na estrada e ajuda a economizar combustível.

O conjunto ciclístico também chama a atenção. Além do quadro de dupla trave perimetral, as suspensões usam garfo invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na balança traseira. As rodas de liga-leve são de 17 polegadas com freio a disco e sistema ABS em ambas. Seu peso em ordem de marcha, contudo, é alto: 180 kg.

Dominar 400

Pela capacidade e potência do motor, a Dominar 400 é uma das motos Bajaj mais aguardadas pelos motociclistas brasileiros. Afinal, seria uma das poucas opções nessa faixa de cilindrada e tem especificações dignas de motos maiores, como suspensão invertida, na dianteira, e iluminação full-LED.

Dominar 400 - Divulgação - Divulgação
Com motor de 40 cv de potência, Dominar 400 é vendida como naked com vocação para viajar, na Índia
Imagem: Divulgação

O motor de um cilindro e 373,3 cm³ tem refrigeração líquida e deriva da KTM 390 Duke, que também é produzida pela Bajaj na planta de Chakan, na Índia. Capaz de produzir 40 cv de potência a 8.800 rpm é um motor com bom desempenho até para viajar.

Por isso, a Bajaj classifica a Dominar 400 como uma espécie de naked com vocação touring. A marca indiana, inclusive, vende o modelo com diversos acessórios touring, como para-brisa, suporte de malas e protetores de mão, na Índia.

A subsidiária brasileira da Bajaj, porém, ainda não confirmou se a versão que será vendida no Brasil terá os mesmos equipamentos de série. Tampouco seu preço. Na Índia, a Dominar 400 é vendida por cerca de R$ 15 mil, o que não significa que terá o mesmo preço por aqui. Mas, se tiver um preço em torno de R$ 30 mil pode "agitar" o mercado de motos médias.