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Nova Suzuki V-Strom 1050 mais aventureira chega ao Brasil em 2023; conheça

Nova Suzuki V-Strom 1050 DE tem roda aro 21, na dianteira, e suspensões com curso maior - Divulgação/Suzuki
Nova Suzuki V-Strom 1050 DE tem roda aro 21, na dianteira, e suspensões com curso maior Imagem: Divulgação/Suzuki

Colunista do UOL

11/09/2022 04h00

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A Suzuki apresentou nesta semana o modelo 2023 da V-Strom 1050. A principal novidade da bigtrail é a introdução da versão DE, mais aventureira. Com roda aro 21, na dianteira, e mais curso nas suspensões, a nova Suzuki V-Strom 1050 DE substitui a versão XT e promete melhor desempenho no fora-de-estrada.

A boa notícia é que a J.Toledo, representante da Suzuki no Brasil, já confirmou que a nova V-Strom 1050 DE virá ao País. Segundo comunicado da empresa, a versão mais aventureira da V-Strom deve chegar por aqui em julho de 2023.

Além da nova versão DE, a aventureira da Suzuki recebeu algumas melhorias. De acordo com a marca japonesa, a transmissão foi revista, com a primeira e a sexta mais longas, e o modelo também ganhou quickshifter bidirecional, ou seja, sistema que permite subir ou reduzir as marchas sem o uso da embreagem.

A bigtrail da Suzuki também traz um novo painel, mais completo e com tela colorida de TFT, e algumas melhorias na parte eletrônica da moto. Na nova geração, foram feitos acertos no acelerador eletrônico e no controle de cruzeiro (cruise control).

O motor, contudo, não sofreu alterações. Trata-se do mesmo bicilíndrico em "V", a 90°, com 1.037 cm³ de capacidade. Arrefecido a líquido, produz bons 107 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm e 10,2 kgf.m de torque a 6.000 giros. A transmissão final agora tem uma corrente mais resistente, de acordo com a Suzuki.

O que a nova V-Strom 1050 DE tem de diferente

Criada em 2002, quando era chamada de DL 1000, a Suzuki V-Strom sempre foi uma aventureira esportiva. Uma espécie de crossover, com rodas de liga-leve e aro 19 e 17, na frente e atrás, mais voltada para o asfalto e estradas secundárias. Em 2020, o modelo ganhou a versão XT, com rodas raiadas, mas com a mesma configuração das rodas - e que chegou por aqui em outubro do ano passado.

Nova V-Strom 1050 DE - Divulgação - Divulgação
V-Strom 1050 DE também têm maior distância livre do solo, devido às suspensões de longo curso
Imagem: Divulgação

Já na nova V-Strom, a Suzuki optou por torná-la mais apta para enfrentar estradas de terra. Para isso, manteve as rodas raiadas, porém, adotou o aro 21, na dianteira, pois a roda com diâmetro maior enfrenta melhor terrenos acidentados.

As suspensões também têm curso mais longo do que a versão de entrada, que continua em linha. Na dianteira, o garfo telescópico invertido tem 170 mm de curso, e, na traseira, o monoamortecedor tem 169 mm de curso na versão DE. O resultado é também uma maior distância livre do solo - 190 mm contra 165 mm - que facilita transpor obstáculos.

Roda aro 21 -V-Strom 1050 DE - Divulgação - Divulgação
Suzuki adotou roda raiada de 21 polegadas na V-Strom 1050 DE, mas pneu usa câmara de ar
Imagem: Divulgação

Entretanto, a Suzuki precisou fazer mudanças na geometria do quadro, para manter a estabilidade da moto em alta velocidade. Na nova V-Strom 1050 DE, o ângulo de cáster foi aumentado, assim como a balança traseira foi redesenhada e ficou mais longa. Com essa mudanças, a versão DE tem uma distância entre-eixos maior: 1.595 mm contra 1.555 mm do modelo "standard".

Eletrônica mais aventureira

Na parte eletrônica, a nova geração da bigtrail manteve o sensor de medição inercial em seis eixos, como o modelo atualmente à venda no Brasil. O pacote tecnológico inclui uma grande variedade de sistemas de assistência ao condutor: controle de tração, freios ABS, distribuição de frenagem, assistência em descidas e ladeiras, além dos modos de pilotagem.

V-Strom 1050 DE - painel de TFT - Divulgação - Divulgação
V-Strom 1050 ganhou novo painel multifuncional, com tela colorida de TFT, mas sem conectividade
Imagem: Divulgação

Para garantir uma pilotagem mais radical, a versão aventureira DE traz um novo ajuste no controle de tração, chamado de Gravel (cascalho, em inglês). Indicado pela letra "G", o modo permite que a roda traseira "derrape" mais e o motociclista consiga pilotar de forma mais radical em estradas de terra e cascalho.

Outra diferença da V-Strom 1050 DE é a possibilidade de desligar o ABS na roda traseira. Essa característica também ajuda a pilotar no off-road.

A nova Suzuki V-Strom será vendida nas cores azul, cinza, preta e vermelha, enquanto a versão DE terá as opções amarela, azul e preta. tudo indica que a J.Toledo deva trazer a nova V-Strom 1050 apenas na versão DE, como faz atualmente com a XT.

Nova Suzuki V-Strom 1050 2023 no Brasil - Divulgação - Divulgação
Suzuki V-Strom 1050 DE (à esq.) vem ao Brasil em 2023; versão com rodas de liga-leve, porém, não deverá ser vendida aqui
Imagem: Divulgação

Entretanto, no press kit de apresentação da bigtrail, a Suzuki faz questão de informar que os modelos que virão ao Brasil não terão o quickshifter como item de série. Aguardemos.