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Nova Honda PCX 2023: saiba o que muda na scooter campeã de vendas

Colunista do UOL

22/09/2022 11h00

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A Honda PCX 2023 que chega às lojas em outubro tem no motor maior, de 160 cc, sua principal novidade. Mas não a única. A scooter campeã de vendas desde seu lançamento em 2012 foi, na verdade, completamente renovada. Além do design atualizado, a PCX 160 traz um novo chassi com rodas e pneus mais largos.

A scooter da Honda também ficou mais segura. As versões ABS e DLX ainda terão controle de tração, que evita a derrapagem da roda traseira em pisos escorregadios. O item de segurança soma-se ao disco nas duas rodas, com sistema ABS na dianteira, e é inédito em scooters dessa capacidade cúbica.

O modelo 2023 exibe um novo painel e oferece mais espaço sob o assento. Outra praticidade é que todas as versões vêm com Smart Key. A chave de presença agora também aciona um alarme sonoro, que dispara caso alguém movimente a scooter, quando ela estiver parada.

A nova PCX 160 chega às concessionárias Honda na segunda quinzena de outubro com aumento de preço que varia entre 3,9 % e 5,2%. A scooter será vendida apenas em três versões, pois a Sport foi aposentada, ao menos, por enquanto.

A versão CBS, com freio a tambor na traseira e sistema combinado, será vendida apenas na opção de cor cinza metálica com preço sugerido a partir de R$ 15.460. Já a versão ABS terá disponível somente a cor branca perolizada e seu preço é de R$ 17.000.

Já a DLX combina um elegante azul metálico com detalhes e banco na cor bege. A versão mais cara da PCX 2023 vai custar R$ 17.400, sem frete e seguro.

O que mudou na PCX 160

Visualmente, é preciso prestar atenção para notar as diferenças entre a nova e a antiga PCX. O farol e a lanterna mudaram. Ainda são de LED, mas foram redesenhados.

PCX 160 cores e versões - Divulgação - Divulgação
PCX 2023 teve aumento de cerca de 4%; preços variam de R$ 15.460 para a versão CBS a R$ 17.400 para a DLX
Imagem: Divulgação

As carenagens ganharam linhas modernas e menos arredondadas do que na antiga geração da scooter. O painel continua sendo totalmente digital, porém está maior e mais fácil de visualizar as informações.

Vale destacar ainda o aumento da capacidade do compartimento sob o banco, que passou de 28 para 30 litros. Outra mudança bem-vinda é a adoção da entrada USB no porta-luvas, no lugar da tomada 12V. Dessa forma, não é preciso usar um adaptador para carregar o smartphone.

Motor de 16 cv

Mas a grande novidade da PCX 160 é o motor maior e mais potente. Com um cilindro teve sua capacidade aumentada de 149,3 cm³ para 156 cm³ e ainda ganhou quatro válvulas. O aumento da capacidade cúbica melhorou o desempenho da nova PCX 160.

PCX 160 potência - Divulgação - Divulgação
PCX 2023 ganhou motor de 160 cc e quatro válvulas: potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv
Imagem: Divulgação

A scooter agora produz 16 cv de potência máxima a 8.500 rpm, contra os 13,2 cv da antiga versão de 150 cc. O torque máximo passou de 1,38 kgf.m para 1,5 kgf.m a 6.500 rpm. Com esses números, a PCX supera sua principal concorrente, a Yamaha NMax 160, que oferece 15,4 cv de potência.

Apesar de "andar mais", a nova PCX 160 é mais econômica que a de 150 cc, segundo a Honda. Em testes feitos pelo Instituto Mauá, a pedido da marca japonesa, o modelo rodou 44 km/litro em uso urbano, contra 41,4 km/l do antigo modelo.

Rodas e suspensões

O desenho das rodas também é novo, assim como a adoção do aro 13, na traseira - seguindo a tendência criada pela ADV 150. A marca japonesa manteve o mesmo garfo telescópico, na dianteira, mas instalou dois novos amortecedores, fixados mais horizontalmente, na traseira.

PCX 2023 rodas e pneus - Divulgação - Divulgação
Além de quadro reforçado, PCX ganhou rodas novas, aro 13, na traseira, e pneus mais largos
Imagem: Divulgação

Apesar de o curso ser o mesmo da antiga PCX 150 - 100 mm em ambas -, a Honda afirma que o conjunto absorve melhor as imperfeições do piso. Durante a apresentação do modelo à imprensa, porém, não foi possível pilotar a nova PCX.

Os pneus são mais largos. A PCX 2023 usa pneus Pirelli Diablo Rosso Scooter, sem câmara, nas medidas 110/70-14, na dianteira, e 130/70-13, na traseira.

No sistema de freios, a versão CBS usa um tambor na traseira e um disco na dianteira, com sistema combinado. Já as versões ABS e DLX usam os mesmos discos de 200 mm na frente e atrás, da geração anterior, mas com o sistema antitravamento atuando somente na dianteira - uma desvantagem em relação à Yamaha NMax 160 que tem ABS nas duas rodas.