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Nova BMW S 1000RR: superesportiva ganha asas da MotoGP e mais potência

Nova BMW S 1000RR tem "asas" nas carenagens e agora oferece 213 cv de potência máxima  - Divulgação
Nova BMW S 1000RR tem "asas" nas carenagens e agora oferece 213 cv de potência máxima Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

30/09/2022 12h09

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A BMW apresentou a nova geração da S 1000RR. A superesportiva ganhou mais potência no motor, melhorias no chassi, além de novas carenagens com winglets, as "asas" da MotoGP, e também novos sistemas eletrônicos de assistência ao condutor.

Basta colocar os olhos na nova S 1000RR para notar as mudanças aerodinâmicas. Na parte frontal, destacam-se as grandes asas que se estendem pela lateral da carenagem.

Segundo a BMW, as winglets da nova superesportiva garantem mais contato da dianteira com a pista, especialmente ao acelerar. Geram downforce aerodinâmico e, portanto, carga adicional nas rodas. Com isso, diminui a tendência da moto de empinar, permitindo que o piloto freie mais tarde e aumente a estabilidade nas curvas.

O chassi também traz um novo ângulo de cáster e da mesa de direção, que mudaram o trail e a distância entre eixos. De acordo com a fabricante alemã, a nova geometria do chassi proporciona, além de uma pilotagem mais precisa, melhor "feedback" da roda dianteira.

Novidades que ajudam a controlar o motor de quatro cilindros em linha e 1.000cc que ficou mais potente. A potência máxima agora é de 212,9 cv (210 hp) a 13.750 rpm, 3,04 cv (3 hp) a mais que o modelo anterior. O torque máximo de 113 Nm é atingido a 11.000 rpm.

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Superesportiva também ganhou novo chassi e controles eletrônicos mais modernos
Imagem: Divulgação

Para aproveitar a maior potência, a BMW adotou um novo recurso no sistema de controle de tração da S 1000RR. Chamado de slide control, que pode ser traduzido como "controle de deslizamento", ele faz justamente isso: permite que o piloto derrape e "faça drift" nas saídas de curva.