Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Nova BMW S 1000RR: superesportiva ganha asas da MotoGP e mais potência
![Nova BMW S 1000RR tem "asas" nas carenagens e agora oferece 213 cv de potência máxima - Divulgação](https://conteudo.imguol.com.br/c/colunas/5b/2022/09/30/nova-bmw-s-1000rr-1664546299079_v2_900x506.jpg)
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A BMW apresentou a nova geração da S 1000RR. A superesportiva ganhou mais potência no motor, melhorias no chassi, além de novas carenagens com winglets, as "asas" da MotoGP, e também novos sistemas eletrônicos de assistência ao condutor.
Basta colocar os olhos na nova S 1000RR para notar as mudanças aerodinâmicas. Na parte frontal, destacam-se as grandes asas que se estendem pela lateral da carenagem.
Segundo a BMW, as winglets da nova superesportiva garantem mais contato da dianteira com a pista, especialmente ao acelerar. Geram downforce aerodinâmico e, portanto, carga adicional nas rodas. Com isso, diminui a tendência da moto de empinar, permitindo que o piloto freie mais tarde e aumente a estabilidade nas curvas.
O chassi também traz um novo ângulo de cáster e da mesa de direção, que mudaram o trail e a distância entre eixos. De acordo com a fabricante alemã, a nova geometria do chassi proporciona, além de uma pilotagem mais precisa, melhor "feedback" da roda dianteira.
Novidades que ajudam a controlar o motor de quatro cilindros em linha e 1.000cc que ficou mais potente. A potência máxima agora é de 212,9 cv (210 hp) a 13.750 rpm, 3,04 cv (3 hp) a mais que o modelo anterior. O torque máximo de 113 Nm é atingido a 11.000 rpm.
Para aproveitar a maior potência, a BMW adotou um novo recurso no sistema de controle de tração da S 1000RR. Chamado de slide control, que pode ser traduzido como "controle de deslizamento", ele faz justamente isso: permite que o piloto derrape e "faça drift" nas saídas de curva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.