Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Honda Hornet: moto mais procurada do Brasil é relançada; veja detalhes

Honda Hornet renasce, agora com motor de dois cilindros, 750 cc e 92 cv; conheça - Divulgação
Honda Hornet renasce, agora com motor de dois cilindros, 750 cc e 92 cv; conheça
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

04/10/2022 10h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Honda relançou a Hornet. Aposentada em 2014, quando era conhecida como CB 600F Hornet, a famosa naked da marca japonesa retorna completamente renovada, a começar pelo novo motor. A Hornet agora se chama CB 750 e usa um bicilíndrico, de 755 cm³, com 91 cv de potência máxima.

Mesmo fora de linha há cerca de oito anos, a Hornet ainda era a moto mais buscada na internet brasileira. Mostrando, dessa forma, que o modelo ainda contava com uma legião de fãs, que sentiam falta de uma naked esportiva de média capacidade.

Resta saber se a nova Hornet CB 750, com um inédito motor de dois cilindros paralelos, irá agradar os consumidores do antigo modelo de quatro cilindros em linha e 102 cv, na sua última geração.

Como é a nova CB 750 Hornet

Visualmente, a nova Honda Hornet CB 750 lembra bastante os modelos bicilíndricos de 500 cc. Com linhas angulosas, o conjunto óptico e a rabeta são semelhantes aos da naked CB 500F. Mas seu tanque, contudo, foi inspirado nas asas de uma vespa - para quem ainda não sabe, Hornet significa "vespa" em inglês.

Com um design minimalista, a relação potência/peso é uma das melhores da categoria. Resultado do motor de 91,7 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgf.m de torque a 7.250 giros, que "carrega" um conjunto de apenas 190 kg em ordem de marcha.

Nova Hornet amarela - Divulgação - Divulgação
Nova Hornet tem boa relação peso/potência: 91,7 cv para "carregar' 190 kg em ordem de marcha
Imagem: Divulgação

A inédita unidade de dois cilindros paralelos tem oito válvulas e, segundo a Honda, oferece um bom "zumbido" em altos giros, como bsastante torque em médios regimes. Em conjunto com o novo quadro de tubular em aço, do tipo diamante, garante ainda agilidade e boa aceleração.

Equipado com acelerador eletrônico, a nova Hornet oferece 3 modos de pilotagem e 3 níveis de controle de tração com controle de empinada (wheelie control) integrado, além de três níveis de atuação do freio motor e de entrega de potência.

O novo quadro usa suspensões Showa. Na dianteira, garfo telescópico invertido, com tubos de 41 mm de diâmetro e 130 mm de curso. Na traseira, conta com monoamortecedor fixado por links, com ajuste na pré-carga da mola e 150 mm de curso.

Nova Honda Hornet suspensões - Divulgação - Divulgação
Nova Hornet tem suspensão invertida, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira; ambos da Showa
Imagem: Divulgação

As rodas de liga-leve são de 17 polegadas, calçadas com pneus radiais sem câmara, nas medidas 120/70-ZR17 (dianteira) e 160/60-ZR17 (traseira). Os freios usam pinças duplas de quatro pistões fixadas radialmente, na frente, com discos duplos de 296 mm; atrás, háum disco simples de 240 mm com pinça de pistão único, com freios ABS de dois canais.

As especificações da nova Hornet ainda incluem um painel de instrumentos com tela TFT colorida de 5 polegadas, com o sistema de conectividade Honda Smartphone Voice Control (HSVC), agora compatível também com o sistema iOS.

O sistema de iluminação é full LED, ou seja, a nova Hornet usa LEDs no farol, lanterna e piscas, que contam com cancelamento automático e tecnologia de sinal de parada de emergência (ESS).

Nova Hornet painel - Divulgação - Divulgação
Nova geração da Hornet tem painel com tela TFT e sistema de conectividade para smartphones
Imagem: Divulgação

A nova Honda CB 750 Hornet foi mostrada no Salão de Motos de Colônia, na Alemanha, o Intermot 2022. A nova geração da naked será vendida em quatro opções de cores: amarela, branca, cinza metálico e preta. O modelo bicilíndrico chega às lojas europeias em breve com a difícil missão de repetir o sucesso de sua antecessora de quatro cilindros. A nova Honda Hornet também deve vir ao Brasil em 2023.