Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Honda Hornet e Triumph do 007: veja seis novas motos do Salão de Colônia

Apresentada no Intermot, "Triumph Speed Triple 1200RR Bond Edition" homenageia os 60 anos dos filmes de 007 - Koelnmesse/Thomas Klerx
Apresentada no Intermot, "Triumph Speed Triple 1200RR Bond Edition" homenageia os 60 anos dos filmes de 007 Imagem: Koelnmesse/Thomas Klerx

Colunista do UOL

08/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Segundo mais importante salão de motos do mundo, o Intermot 2022, acontece até domingo, 9 de outubro, em Colônia, na Alemanha. Essa foi a primeira edição do evento desde 2018 - em 2020, o salão alemão foi cancelado devido à pandemia.

Embora um pouco esvaziado, em função da ausência de marcas como a BMW Motorrad, o Intermot 2022 teve alguns lançamentos importantes para o setor. O principal, sem dúvida, foi a nova Honda CB 750 Hornet.

Mas, o Salão de Colônia também marcou a estreia para o público europeu de outras novas motos, como a Suzuki V-Strom 1050 DE e a Royal Enfield Hunter 350, dois modelos já confirmados para o Brasil. Além da primeira moto elétrica da Kawasaki.

Confira nossa lista com os seis principais lançamentos do Intermot 2022.

Honda CB 750 Hornet

A Honda aproveitou o Intermot 2022 para, finalmente, revelar a nova geração da famosa naked. A Hornet, porém, renasceu com um motor de dois cilindros e 750cc, bem diferente da naked de quatro cilindros que fez fama em todo o mundo.

Nova Hornet no Intermot 2022 - Koelnmesse/Harald Fleissner - Koelnmesse/Harald Fleissner
Honda revelou a nova CB 750 Hornet durante o Intermot 2022
Imagem: Koelnmesse/Harald Fleissner

Com o nome de CB 750, a nova Hornet foi completamente renovada. Design, ciclística e motor são inéditos. O propulsor bicilíndrico, aliás, tem 755 cm³ de capacidade e produz 91,7 cv de potência máxima. Tudo indica que esse novo motor deverá dar origem a uma nova linha de motos da Honda, com uma esportiva e até uma trail. Ambas devem ser apresentadas no EICMA, o Salão de Motos de Milão, que acontece em novembro na cidade italiana.

Triumph Speed Triple 1200 RR Bond Edition

Uma pena que a Triumph não comercialize por aqui a Speed Triple 1200 RR, uma versão mais esportiva da famosa naked inglesa. No Salão de Colônia, a Speed Triple "carenada" ganhou uma edição comemorativa dos 60 anos dos filmes de James Bond, o 007.

Triumph Speed Triple 1200RR 007 - Koelnmesse/Oliver Wachenfeld - Koelnmesse/Oliver Wachenfeld
Apesar do alto preço - mais de R$ 130 mil -, as 60 unidades da exclusiva Speed Triple 1200RR Bond Edition já se esgotaram
Imagem: Koelnmesse/Oliver Wachenfeld

Com um motor de três cilindros, 1.160 cc e 180 cv de potência, a Speed Triple 1200 RR Bond Edition terá apenas 60 unidades produzidas. A quantidade faz referência às seis décadas do espião inglês nos cinemas. O exclusivo modelo, com preço sugerido de 21.995 libras (mais de R$ 130 mil), já se esgotou na pré-venda.

Kawasaki EV - protótipo de moto elétrica

A Kawasaki aproveitou o Intermot para apresentar o protótipo de sua primeira moto elétrica. Batizada de EV, o modelo tem linhas que remetem às motos naked da família Z. Além disso, reforça o compromisso assumido no ano passado de apresentar pelo menos três veículos elétricos até 2022. Ou seja, a Kawasaki deve mostrar mais novidades eletrificadas no Salão de Milão, em novembro.

Moto elétrica da Kawasaki - Koelnmesse/Harald Fleissner - Koelnmesse/Harald Fleissner
Kawasaki EV: protótipo da futura moto elétrica surge no Intermot e servirá de base para um modelo de série
Imagem: Koelnmesse/Harald Fleissner

Embora não tenha revelado especificações da Kawasaki EV, o gerente geral da Kawasaki Motors Europa, Masaya Tsuruno, garantiu que a protótipo servirá de base para uma futura moto elétrica de série. Contudo, Tsuruno afirmou que a Kawasaki irá continuar a produzir motos com com motores de combustão interna, mas acrescentou que a propulsão elétrica e os biocombustíveis estão sendo considerados juntamente com o hidrogênio como possíveis soluções para alcançar a neutralidade de carbono.

Suzuki V-Strom 1050 DE

Embora a Suzuki já tivesse apresentado a nova geração da V-Strom 1050 virtualmente, a bigtrail japonesa fez sua primeira aparição pública no Intermot deste ano. A grande novidade é a versão DE (Dual Explorer) que usa roda aro 21 na dianteira e tem suspensões de curso mais longo.

V-Strom 1050 2023 - Koelnmesse/Oliver Wachenfeld - Koelnmesse/Oliver Wachenfeld
Suzuki V-Strom 1050 DE, com roda aro 21, na dianteira, fez sua primeira aparição pública no Intermot 2022
Imagem: Koelnmesse/Oliver Wachenfeld

A nova V-Strom 1050 DE também traz um novo painel, mais completo e com tela colorida de TFT, além de controles eletrônicos mais modernos e precisos. A boa notícia é que a bigtrail da Suzuki já está confirmada para o Brasil e deve desembarcar aqui no ano que vem, para acirrar a briga no segmento.

Royal Enfield Hunter 350

A Royal Enfield lançou a nova Hunter 350 no início de agosto, na Tailândia. Criada para ser a moto mais barata da marca indiana, a Hunter 350, porém, só estreou agora na Europa - e também vai chegar ao Brasil no ano que vem.

Hunter 350 no Intermot - Koelnmesse/Thomas Klerx - Koelnmesse/Thomas Klerx
Royal Enfield apresentou a Hunter 350 para o mercado europeu; modelo também vem ao Brasil em 2023
Imagem: Koelnmesse/Thomas Klerx

Construída sobre a mesma base da Meteor 350 e Classic 350, a Hunter tem estilo mais urbano e jovial. Também usa rodas de liga-leve aro 17, o que faz dela uma moto mais ágil. O motor, contudo, é o mesmo monocilíndrico de 349 cm³ e 20,2 cv de potência.

Horex Regina EVO

A quase centenária Horex mostrou uma releitura da "Regina", modelo da fabricante alemã que fez fama nos anos de 1950. Chamada de Regina EVO, a moto mescla linhas clássicas e modernas e ainda é um protótipo.

Horex Regina EVO - Koelnmesse/Harald Fleissner - Koelnmesse/Harald Fleissner
Horex Regina EVO tem chassi em fibra de carbono
Imagem: Koelnmesse/Harald Fleissner

Equipada com um motor de um cilindro e 600 cc, capaz de produzir apenas 48 cavalos, a Regina EVO chamou a atenção devido ao seu chassi monocoque. Fabricado em fibra de carbono, faz com o modelo pese apenas 133 kg - valor baixo para uma moto dessa capacidade cúbica.