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Salão Duas Rodas 2023 tem data e local, mas ainda não há marcas confirmadas

A Ducati, que não participou da edição de 2019, também estará ausente do evento no ano que vem   - Arthur Caldeira/Infomoto
A Ducati, que não participou da edição de 2019, também estará ausente do evento no ano que vem Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Colunista do UOL

25/10/2022 04h00

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Recentemente, os organizadores do Salão Duas Rodas confirmaram a realização do evento no próximo ano, inclusive, com data e local: entre 24 e 29 de outubro de 2023, no São Paulo Expo, zona sul da capital paulista. São quase quatro anos depois da realização da 15ª edição do evento em novembro de 2019. De lá para cá, o salão já teve duas edições adiadas: a de 2021, por conta da pandemia, e a que aconteceria em outubro deste ano, que foi adiada por "indisponibilidade de espaço em datas adequadas", segundo os organizadores.

Apesar de o evento estar marcado para 2023, inclusive, com o apoio institucional da Abraciclo, associação brasileira dos fabricantes do setor, as principais montadoras e fabricantes de motocicletas ainda não confirmaram a participação no Salão Duas Rodas 2023.

Quando questionada sobre as marcas confirmadas para a próxima edição do Salão, a RX (antiga Reed Exhibitions), empresa que organiza o evento, deu uma resposta vaga, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmando que "neste momento, estamos em conversa com todas as montadoras, com o apoio oficial da Abraciclo".

O fato de as montadoras ainda não terem confirmado, contudo, esconde uma insatisfação das marcas com a organização por ter adiado o salão duas vezes, além de questionamentos quanto ao retorno sobre o alto investimento exigido para um evento no formato do Salão Duas Rodas, apurou a coluna Infomoto. Lembrando ainda que marcas como Harley-Davidson, BMW e Ducati já não estiveram presentes ao SDR 2019.

Ausências já confirmadas

Procuradas, algumas marcas confirmaram à coluna que não irão participar do SDR 2023. A BMW segue a estratégia da matriz para o lançamento de novas motos. Tanto que, já em 2021, a fabricante alemã anunciou que não iria mais participar dos dois principais salões mundiais de moto, o EICMA, em Milão, e a Intermot, em Colônia. Segundo comunicado da empresa, "a estratégia também será seguida em solo brasileiro para o Salão Duas Rodas, que acontece em São Paulo e era coordenado pelo time local". Em resumo, a BMW não deve mais participar de salões tradicionais.

Já a Harley-Davidson, que anunciou sua participação na edição de 2021, antes da pandemia, afirmou informalmente que ainda está estruturando os investimentos para o próximo ano e estuda a participação no SDR 2023. Ou seja, a H-D pode mesmo voltar a participar do Salão.

Já a Ducati respondeu que mantém o posicionamento de 2019, ou seja, não terá um estande no salão. "A marca Ducati tem como alinhamento internacional manter o seu foco no investimento de ações de experimentação de produto. Para 2023 devemos reforçar ainda mais a nossa principal plataforma de experiência e aperfeiçoamento, o Ducati Riding Experience, além de estimular a participação da rede de concessionários em eventos que gerem uma verdadeira imersão no mundo Ducati", comentou o CEO da marca italiana no Brasil, Daniel Paixão.

A fala do CEO da Ducati do Brasil revela o pensamento de muitos times de marketing das empresas que consideram ultrapassado o formato de salão. Acreditam que faltam experiências aos visitantes e que o simples fato de exibirem suas motos no evento não dá o retorno esperado nas vendas. Esse fenômeno já é visto também nos salões de automóveis e em outros países.

De olho nessa demanda dos fabricantes, o novo gerente de produto do Salão Duas Rodas, Thiago Ferreira, afirma que "temos um público fiel e queremos oferecer uma grande experiência para todos, com diversas atrações, lançamentos e muita interatividade". Segundo o executivo da RX, a meta é aumentar em 20% a quantidade de testes realizados em comparação com a edição de 2019.

Para Ferreira, "o Salão Duas Rodas é o principal evento do setor e feito em conjunto com as montadoras, pautado na experiência e sensação. Sendo assim, teremos diversas atividades para o público participante, tais como: Test Ride (Indoor, outdoor e off-road), Rock Fest, Dream Lounge, Arena de Customização, Espaço Ink, etc".

Quem deverá estar no Salão em 2023?

A ausência das marcas premium, contudo, não significa que não haverá um Salão Duas Rodas em 2023. As gigantes do setor, como Honda e Yamaha, devem participar, apesar de não terem confirmado. Ambas foram procuradas pela Infomoto, mas não responderam formalmente aos questionamentos.

Em conversas nos bastidores, contudo, fontes ligadas à Yamaha garantiram que a marca, que vem crescendo em vendas, vai participar de todos os eventos que houver. Já a Honda, que geralmente tem o maior estande do salão, está discutindo a participação no evento, mas deverá estar presente ao Salão Duas Rodas 2023.

E, você, leitor e motociclista: o que acha do Salão Duas Rodas? Pretende visitar a edição 2023? Deixe suas opiniões nos comentários.