Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Lançamentos Voltz: "Tesla do Nordeste" terá 5 novas motos elétricas em 2023
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Voltz Motors, também conhecida como a "Tesla do Nordeste", trabalha no desenvolvimento de cinco novas motos elétricas para 2023. Entre as novidades da fabricante brasileira de motos elétricas estão uma moto aventureira, um modelo esportivo e até um maxiscooter.
"Os novos cinco modelos de motos elétricas serão lançados no primeiro semestre do próximo ano. São veículos das categorias racing, scooter, big scooter e trail", revelou o CEO da Voltz, Renato Villar. Os lançamentos da Voltz já aparecem, ainda em forma de mock-up em imagens enviadas pela empresa à coluna.
Atualmente, a Voltz produz quatro modelos elétricos: a scooter EV1 Sport, a moto street EVS, uma versão utilitária EVS Work e o triciclo Miles. Todos são montados na planta da marca Manaus (AM), inaugurada em julho deste ano.
A primeira fábrica de motos elétricas do Brasil tem capacidade instalada para produzir 200 mil unidades por ano, segundo a empresa. Os futuros lançamentos também serão produzidos na fábrica da Voltz.
Criada no final de 2019, a Voltz já ocupa lugar de destaque no mercado brasileiro de motocicletas. Em outubro, emplacou somente 245 unidades, mas já soma 3.917 motos elétricas vendidas no acumulado do ano. O resultado garantiu à marca de motos elétricas o 12º lugar no ranking de vendas, segundo dados de emplacamentos.
Atraso nas entregas
A alta procura pelas motos elétricas e também os problemas logísticos internacionais, por conta da pandemia, causaram atrasos nas entregas das motos da Voltz, que são vendidas online. A empresa, contudo, afirma que já conseguiu encerrar a fila de espera para a scooter EV1 Sport, devido à produção local, mas ainda existem cerca de 10 mil motos na fila de espera.
"Com o atraso do início de operação da nossa fábrica em Manaus, atrasamos as entregas e revisamos os planos de 2021 para 2022 e para 2023. A Voltz, assim como qualquer outra empresa, foi afetada na cadeia de suprimento - perante problemas de lockdown na China e pela greve da Receita Federal no porto", disse por meio de nota ao UOL.
A Voltz revela ainda que mudou seu modelo de venda. Agora, o cliente faz uma reserva para entrar na fila, e não o pagamento total pela moto. "A capacidade de produção da nossa fábrica, localizada na Zona Franca [de Manaus], é de 200 mil motos por ano. Podemos afirmar que conseguimos cumprir mais do que a demanda mensal para encerrar a fila de espera (10 mil motos) ainda no primeiro semestre de 2023", garantiu a empresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.