Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nova Transalp e Yamaha R9: veja quais novidades estarão no Salão de Milão

Yamaha pode mostrar nova esportiva YZF-R9, que deve ter o mesmo motor da MT-09 - Divulgação/EICMA
Yamaha pode mostrar nova esportiva YZF-R9, que deve ter o mesmo motor da MT-09 Imagem: Divulgação/EICMA

Colunista do UOL

07/11/2022 17h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Centro financeiro da Itália e conhecida como a capital da moda e do design, Milão, ao norte da Itália, transforma-se, nesta semana, na capital mundial das motos. Afinal, a cidade sedia a 79ª edição do EICMA (Esposizione Internazionale delle Due Ruote) na Itália, também conhecido como Salão de motos de Milão.

Primeira edição sem as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o EICMA 2022 terá mais de 1.300 expositores, vindo de 48 países de todo o mundo. Entre as marcas estarão presentes as principais fabricantes de motocicletas do mundo, que deverão mostrar diversas novidades, já a partir de amanhã, dia exclusivo para a imprensa.

Entre as novidades mais aguardadas, estão uma nova Honda Transalp 750. A renascida bigtrail já foi avistada em testes e terá o mesmo motor da nova Hornet.

Quem se decepcionou com a Hornet de dois cilindros, pode se surpreender. Afinal, especula-se que a marca japonesa deverá revelar uma Hornet com motor de 1.000 cc em Milão. Da maior fabricante de motos do mundo, também deve surgir algum modelo elétrico comercial. Afinal, recentemente, a Honda anunciou seus planos para reduzir a emissão de carbono de suas motocicletas e prometeu dez novas motos elétricas até 2025.

Quem também deve apresentar novidades eletrificadas é outra gigante japonesa, a Kawasaki. A fábrica de Akashi já mostrou o protótipo de sua primeira moto elétrica, no Intermot 2022, mas deve ter mais lançamentos no Salão de Milão. Rumores indicam que a Kawasaki deve, finalmente, revelar sua moto híbrida.

A Yamaha já antecipou algumas novidades antes do Salão de Milão. Além da nova geração da scooter XMax 300, a marca japonesa mostrou a Tracer 9 GT+, sport-touring equipada com radar e controle de cruzeiro adaptativo, entre outros modelos renovados.

Para o Salão de Milão 2022, a grande expectativa está na nova geração da Yamaha YZF R1, que completa 25 anos em 2022. Enquanto alguns apostam em uma R1 com asas, iguais às da MotoGP, o pedido de registro da marca YZF-R9 aumentou as especulações de uma moto superesportiva, equipada com o motor de três cilindros da MT-09. Aguardemos.

Mas também devem aparecer no Salão de Milão 2022 uma nova moto estradeira da Royal Enfield, equipada com o motor bicilíndrico de 650 cc da marca indiana, além de lançamentos da Suzuki, Triumph, Ducati e outras fabricantes. Vale lembrar que, mais uma vez neste ano, a BMW optou por não participar da feira. Como sempre, traremos os principais lançamentos da feira italiana, muitos dos quais deverão vir ao Brasil, aqui na coluna Infomoto e em nossas redes sociais, siga-nos.