Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Suzuki revela duas novas motos que trará ao Brasil; conheça as novidades

No Salão de Milão, Suzuki mostrou a nova naked GSX-800S (acima) e a aventureira V-Strom 800DE - Divulgação
No Salão de Milão, Suzuki mostrou a nova naked GSX-800S (acima) e a aventureira V-Strom 800DE Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

08/11/2022 17h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Suzuki apresentou duas novas motos de 800 cc no Salão de Milão: a naked GSX 800S e a aventureira V-Strom 800DE. Os dois modelos são construídos sob uma nova plataforma de média cilindrada da marca japonesa. A boa notícia é que ambos já estão confirmados para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2023.

nova plataforma 800 cc da Suzuki - Divulgação - Divulgação
Inédito motor de dois cilindros, 776 cm³ vai equipar os dois novos modelos da Suzuki
Imagem: Divulgação

Seguindo a atual tendência do mercado de motos, o coração da nova plataforma da Suzuki é um inédito motor de dois cilindros, com 776 cm³ de capacidade, e intervalor de ignição de 270° - configuração semelhante às novas Hornet e Transalp. Com quatro válvulas por cilindro, o propulsor oferece boa potência em giros mais altos e bastante torque em baixos regimes, segundo a fabricante japonesa.

Com um comportamento versátil, o bicilíndrico vai equipar tanto a nova naked como a inédita aventureira, porém com regulagens específicas para cada um dos modelos. O torque máximo é o mesmo: 78 Nm a 6.800 rpm. Já a potência máxima é de 83 hp para a GSX-800S e 84,3 hp para a V-Strom 800 DE. Ambos os picos de potência são registrados a 8.500 rpm.

As duas novas motos da Suzuki também contam com um completo pacote eletrônico. Chamado de Suzuki Intelligent Ride System, o sistema de pilotagem inteligente da Suzuki tem três modos de pilotagem, controle de tração ajustável e câmbio quick shift, ou seja, que permite trocar de marchas sem o uso da embreagem.

Nova aventureira V-Strom 800 tem roda aro 21

Espécie de versão menor da recém-lançada V-Strom 1050 DE, a nova aventureira de 800 cc da Suzuki usa rodas raiadas aro 21, na dianteira, e 17, na traseira. Configuração ideal para os motociclistas que gostam de viajar por qualquer estrada.

Nova V-Strom 800 - Divulgação - Divulgação
Nova aventureira V-Strom 800 DE tem rodas raiadas com aro 21 na dianteira, para ir melhor no off-road
Imagem: Divulgação

Apesar de ter a mesma proposta do modelo de 1.050 cc, a nova V-Strom 800 tem visual distinto. Traz dois canhões de LED sobrepostos no farol diantiero, como a versão naked, mas conta com pára-brisa ajustável em três posições.

A posição de pilotagem é típica das motos trail, com um guidão largo. Em conjunto com um assento macio e as pedaleiras de borracha, a aventureira pretende ser confortável para longas viagens.

A sua frente, o piloto tem uma tela de TFT colorida com diversas informações. Na parte eletrônica, destaque para o modo G (Gravel) do controle de tração, que permite o deslizamento da roda traseira na terra. O sistema ABS também pode ser desativado na roda traseira. Com isso, os motociclistas mais radicais podem se divertir nas estradas de terra.

Nova V-Strom 800 - Divulgação - Divulgação
Nova V-Strom 800 tem 84,3 hp de potência máxima e um completo pacote eletrônico para longas viagens
Imagem: Divulgação

O chassi da V-Strom 800DE é do tipo tubular em aço, combinado com suspensão Showa invertida com curso de 220 mm, na dianteira, totalmente ajustável. Na traseira, o monoamortecedor oferece ajuste na pré-carga da mola.

Nova naked GSX-800S

A nova GSX-800S tem o visual de uma autêntica street fighter. Na dianteira, a pequena carenagem pontiaguda abriga um farol de LED. O tanque e as aletas laterais contrastam com a rabeta minimalista e a saída de escape curta.

O quadro do tipo treliça é construído em tubos de aço, para garantir leveza e resistência. Segundo a Suzuki, o tamanho do chassi é maior do que a maioria das nakeds médias, para oferecer mais conforto para piloto e garupa e, também, assegurar estabilidade e agilidade na estrada.

Nova GSX-800S  - Divulgação - Divulgação
Nova GSX-800S tem visual streetfighter e quadro em treliça
Imagem: Divulgação

A naked GSX-800S usa garfo invertido, na dianteira, e um único amortecedor, fixado porlinks na traseira - os dois são da marca KYB. As rodas são de liga leve de 17 polegadas, equipadas com pneus nas medidas 120/70, na frente, e 180/55, atrás.

Os modelos ainda não tiveram seus preços definidos na Europa, mas as vendas começam no início do próximo ano. Por e-mail, a J.Toledo/Suzuki afirmou que as novas GSX-800S e V-Strom 800DE devem chegar ao Brasil apenas no segundo semestre de 2023.