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Yamaha contra-ataca e lança nova NMax "conectada" para brigar com a PCX 160
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A nova Honda PCX 2023 acabou de chegar às lojas com novidades interessantes e a Yamaha já respondeu à altura, lançando a NMax 2023 com sistema de conectividade para smartphones e, também, o controle de tração. Chamada de NMax 160 Connected ABS, a scooter ainda ganhou nova suspensão traseira com ajustes e pneus mais modernos.
A Yamaha NMax 160 Connected ABS 2023 chega às lojas na segunda quinzena de novembro. O preço sugerido parte de R$ 19.690, para todo o Brasil, e R$ 20.345, para o Estado de São Paulo. Os valores não incluem o frete, alerta a fabricante. Portanto, o preço praticado nas concessionárias certamente será maior.
Na parte mecânica, a NMax 160 2023 não sofreu mudanças. Usa o mesmo motor monocilíndrico, de 15,4 cv, com sistema Start & Stop, que equipa a scooter desde 2021. O câmbio é do tipo CVT, ou seja, automático.
A novidade mais alardeada pela Yamaha, contudo, é o sistema de conectividade com smartphones. Por meio de conexão Bluetooth, o painel da scooter se conecta ao aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, disponível para celulares Android e Apple.
Após parear e registrar a scooter no app, o condutor tem informações sobre a utilização e o desempenho da performance da NMax. Pode verificar a vida útil do óleo do motor e acompanhar o consumo diário e mensal de combustível. Também é possível encontrar o último local de estacionamento, além de poder marcar e compartilhar nas redes sociais as rotas mais interessantes.
A conectividade, contudo, é limitada. O aplicativo envia notificações de chamadas e mensagens recebidas para o painel, mas não permite ouvir seus conteúdos e nem atender o celular.
NMax 2023 também tem controle de tração
Pouco mais de um mês após a Honda apresentar a nova PCX, que ganhou, entre outras melhorias, controle de tração, a Yamaha contra-ataca. A marca também adotou o sistema de controle de tração, que evita a derrapagem da roda traseira durante a aceleração, mesmo em pisos molhados e escorregadios, e aumenta a segurança da scooter.
Lembrando que a NMax 160 ABS, diferentemente da PCX, tem freios ABS de dois canais, ou seja, que atua nas duas rodas. Os freios usam discos de 230 mm na dianteira e na traseira.
Outra novidade na parte ciclística é a suspensão traseira com regulagem. Embora tenham mantido o curso de 86 mm, os dois amortecedores traseiros agora oferecem dois níveis de ajuste na pré-carga da mola. Segundo a Yamaha, um deles, mais macio, e outro, mais esportivo, que deixa o amortecimento mais firme. O ajuste pode ser feito manualmente, sem o uso de ferramentas.
Também vale destacar o uso de pneus amis modernos. A Yamaha NMax 160 Connected 2023 já vem de fábrica com os pneus Pirelli Diablo Scooter, nas medidas 110/70-13 (dianteira) e 130/70-13 (traseira).
No restante, a scooter da Yamaha não sofreu mudanças. Manteve a tomada 12V no porta-luvas, ao invés da entrada USB, e espaço sob o banco continua com 25 litros. A NMax 160 2023, assim como a PCX, também traz Smart Key (chave de presença) de série.
NMax Connected tem novas cores
As opções de cores também são novas na NMax 160 2023. A scooter terá três opções "básicas": azul metálico (Navy Blue), vermelho (Solar Red) e verde fosco (Matt Green). O preço público sugerido é de R$ 19.690 (R$ 20.345, em São Paulo).
A novidade é a cor especial cinza fosco (Matt Gray), que também tem grafismos exclusivos e preço maior. A NMax Matt Gray vai custar R$ 19.990 (R$ 20.655, em São Paulo). Os valores não incluem o frete, que pode variar de acordo com a região.
A scooter da Yamaha vem com quatro anos de garantia. A fabricante também oferece o programa Revisão Preço Fixo, no qual o consumidor já sabe quanto vai pagar nas primeiras manutenções.
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