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Além de elétricas, Kawasaki apresenta modelo híbrido e moto a hidrogênio
![No Salão de Milão, marca japonesa mostrou a naked Z EV e a esportiva Ninja EV, ambas elétricas, além de uma versão híbrida - Divulgação/EICMA](https://conteudo.imguol.com.br/c/colunas/e0/2022/11/11/kawasaki---eicma-2022-1668188820144_v2_1170x540.jpg)
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O próprio presidente da Kawasaki Motors Corporation foi ao Salão de Milão, que acontece até domingo (13/11), para apresentar não uma, mas duas motos elétricas que chegam ao mercado europeu no ano que vem. Hiroshi Ito reforçou o compromisso da marca em alcançar a neutralidade em carbono e também revelou um modelo híbrido, ainda em fase de testes, além do protótipo de um motor de quatro cilindros, alimentado por hidrogênio.
Juntamente com a versão final da moto naked Z EV (Electric Vehicle), a Kawasaki revelou uma versão elétrica da famosa esportiva Ninja. Ambas, porém, compartilham o mesmo motor elétrico, alimentado por duas baterias com capacidade para 3,0 kWh.
Embora não tenha divulgado números de desempenho do motor elétrico, tampouco a autonomia da bateria, a fabricante japonesa afirmou que os modelos vão atender às necessidades de motociclistas urbanos.
A Kawasaki ainda revelou que as suas primeiras motos elétricas serão licenciadas na categoria A1 que, na Europa, permite conduzir motocicletas entre 50 e 125 cc ou com até 11 kW de potência. Com isso, pode-se imaginar que o desempenho da primeira Ninja elétrica não deva ser tão empolgante. Tampouco sua autonomia, que deve girar em torno de 80 quilômetros.
Moto híbrida chega em 2024
Além das motos elétricas, a Kawasaki reafirmou o compromisso com a pesquisa e desenvolvimento de veículos inovadores e menos poluentes. Como prova, o presidente Ito apresentou o protótipo da motocicleta híbrida da Kawa. Capaz de mudar rápida e facilmente do motor a combustão interna para o elétrico, a Ninja HEV (Hybrid Electric Vehicle) está prometida para entrar em linha apenas em 2024.
Com objetivo de alcançar as mudanças necessária na mobilidade urbana, a Kawasaki também apresentou um motor experimental a hidrogênio, baseado na Ninja H2 Supercharged, que utiliza injeção direta e gás hidrogênio comprimido como combustível.
A gigante japonesa, contudo, disse que continuará a produzir motores e veículos de combustão interna, além de pesquisar futuros tipos de combustível. Os produtos criados com objetivo de alcançar a neutralidade em carbono trarão a marca "Go with Green Power" e chegarão ao mercado em um prazo definido e estratégico, concluiu o presidente da Kawasaki Motors, Hiroshi Ito.
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