Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Lista: 7 motos lançadas no Salão de Milão que devem vir ao Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A 79ª edição da Esposizione Internazionale delle Due Ruote (EICMA), ou simplesmente, o Salão de Motos de Milão, chega ao fim neste domingo (13/11). Mais uma vez, o evento transformou a cidade italiana na capital mundial das motos, atraindo a atenção dos fãs de duas rodas de todo o mundo para os lançamentos do EICMA 2022. Mas, entre tantas novidades, o que os motociclistas brasileiros querem saber são quais as novidades que devem chegar ao Brasil.
Pensando nisso, elaboramos essa lista com 7 novas motos, apresentadas no evento, que já estão confirmadas para o mercado brasileiro ou ao menos têm grande chance de virem ao País; confira.
Honda CB 750 Hornet
Renascida pela Honda, a famosa naked foi apresentada, pela primeira vez, no Intermot, em Colônia (Alemanha), no início de outubro. Entretanto, a nova CB 750 Hornet também teve lugar de destaque no estande da Honda no Salão de Milão. Afinal, compartilha o mesmo motor bicilíndrico de 92 cv com a também ressuscitada Transalp, essa sim lançada no EICMA 2022.
Completamente renovada, a nova Hornet não está confirmada oficialmente para o mercado brasileiro. Contudo, parece natural a Honda trazer a nova geração da naked para o Brasil, pois o país foi um dos principais consumidores da antiga CB 600F.
O novo modelo tem tudo para repetir o sucesso de sua antecessora. Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, meu palpite é que a nova Hornet 750 desembarque aqui somente como modelo 2024.
Suzuki GSX-8S
Contrariando os boatos, impulsionados pela decisão da marca japonesa de sair da Moto GP, de que iria encerrar a produção de motos, a Suzuki apresentou uma nova plataforma bicilíndrica de média capacidade no Salão de Milão deste ano. Também confirmou que o novo propulsor dará origem a futuros modelos.
No EICMA 2022, um deles já foi apresentado e confirmado para o Brasil: a nova GSX-8S. A naked com visual streetfighter, que deverá se chamar GSX-800S em nosso mercado, foi prometida pela J.Toledo/Suzuki para o segundo semestre de 2023.
Honda XL 750 Transalp
Lançamento mais badalado do salão italiano em 2022, a nova Transalp XL 750 é outro modelo que, embora não tenha sido confirmado oficialmente, tem tudo para vir ao Brasil. Ainda mais se sua irmã naked, a Hornet, for nacionalizada.
Afinal, o segmento bigtrail é bastante popular no Brasil e a nova Transalp chegaria como uma opção interessante, para disputar o mercado de média cilindrada, carente de opções mais acessíveis do que BMW F 850 GS e Triumph Tiger 900. Com baixo peso, bom pacote eletrônico e roda aro 21 na dianteira, a Transalp deve atrair também os fãs da nova Yamaha Ténéré 700 que, provavelmente, deve demorar a desembarcar por aqui - se vier!
Suzuki V-Strom 800
Também equipada com o motor de dois cilindros e 800 cc, mostrado pela Suzuki, a V-Strom 800 também já tem seu passaporte carimbado para o mercado brasileiro, segundo a representante da marca no País. A nova trail, que usa rodas raiadas e aro 21 na dianteira, tem passagem marcada para o segundo semestre do ano que vem.
Se vier por um preço interessante, pode disputar a preferência do motociclista aventureiro com a futura Honda Transalp. Com especificações interessantes e recursos típicos do segmento bigtrail, a V-Strom 800 deve fazer sucesso. Principalmente, se a houver disponibilidade do modelo para test-ride e venda nas concessionárias Suzuki no Brasil.
Royal Enfield Super Meteor 650
Versão maior e mais potente da Meteor 350, a Super Meteor, apresentada pela Royal Enfield, no EICMA 2022, tem tudo para vir ao Brasil, apesar de a assessoria de imprensa da marca afirmar que não há informações sobre a vinda do modelo para o nosso mercado. Afinal, as vendas de sua irmã menor só não são melhores no Brasil porque há espera pelo modelo e alguns consumidores sentem falta de "mais motor" para viajar.
Isso a nova Super Meteor 650 tem de sobra, pois usa o bicilíndrico de 650 cc e arrefecimento misto (ar e óleo) que produz 47 cv. O propulsor já equipa a Interceptor 650 e a Continental GT 650 e traz o desempenho que faltava para a cruiser da Royal Enfield fazer jus a sua vocação estradeira.
Triumph Street Triple 765
A radical naked média fez sua estreia para o público em geral no Salão de Milão 2022. Além de um visual mais harmonioso, a Street Triple 765 ganhou sensor de medição inercial e ajustes finos no seu motor de três cilindros. Agora, o propulsor usado na categoria Moto2, produz 120 cv de potência em sua versão de rua.
O modelo também deixou de ter a versão de entrada S, afinal já existe a Trident 660, e agora será vendido nas versões R, RS e uma edição Moto2, limitada a 765 unidades, com especificações de pista e 130 cv! Esta última, provavelmente, nem chegará ao Brasil, mas a RS certamente virá. Afinal, a Triumph está comemorando 10 anos de operações oficiais no País e a streetfighter inglesa é um modelo de sucesso da marca por aqui.
Ducati Diavel V4
Apresentada virtualmente no final de outubro, a nova Ducati Diavel V4 também chamou a atenção do público com seu visual de muscle bike imponente e agora com quatro saídas de escape. Isso porque a principal novidade na nova geração da Diavel já aparece no nome: agora o modelo usa o mesmo motor de quatro cilindros em "V", que já equipa a Multistrada V4S.
Com visual renovado, eletrônica de última geração e 170 cv de potência, a Diavel V4 tem tudo para repetir o sucesso das gerações anteriores aqui no Brasil. Contudo, segundo fontes ligadas à marca italiana, a Diavel V4 deverá chegar por aqui apenas em 2024.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.