Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

F 900R, primeira das sete novas motos prometidas pela BMW, chega ao Brasil

Modelo naked começa a ser produzido agora, mas só chega às lojas em janeiro de 2023; preço não foi definido - Divulgação
Modelo naked começa a ser produzido agora, mas só chega às lojas em janeiro de 2023; preço não foi definido Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

18/11/2022 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A BMW confirmou a produção da F 900R no Brasil. O modelo naked chega às lojas em janeiro de 2023, mas seu preço ainda não foi definido. A F 900R é a primeira das sete novas motos prometidas pela marca alemã para o mercado brasileiro até 2025, fruto do investimento de R$ 50 milhões para ampliar sua fábrica em Manaus (AM).

Apresentada no exterior em 2019, a BMW F 900R usa motor de dois cilindros e arrefecimento líquido, que produz 85 cv de potência máxima. O bicilíndrico paralelo deriva das aventureiras F 750 GS e F 850 GS, porém com um aumento de cilindrada - passou de 853 cm³ para 895 cm³.

Com maior capacidade, o motor da F 900R produz 85 cv de potência máxima, contra os 80 cv das versões bigtrail. Ainda assim, a naked "nacionalizada" terá menos potência do que a versão vendida na Europa, que produz 105 cv.

Consultada pela coluna, a BMW do Brasil ainda não revelou o motivo. Entretanto, tudo indica que seja pela mesma razão de suas irmãs aventureiras. Para atender aos níveis de emissão de ruídos da legislação brasileira, diferentes da europeia, a BMW tem de "amansar" o motor para homologar o modelo junto às autoridades de trânsito brasileiras.

F 900R terá duas versões

Com design "dinâmico" e esportivo, segundo a BMW, a nova F 900R aposta em linhas angulosas, que deixam o motor à mostra. Destaca-se também seu farol excêntrico de LED e o acabamento premium, com diversos componentes usinados e forjados.

Com quadro de aço, a naked conta com garfo telescópico invertido, na dianteira, e balança traseira monoamortecida. As rodas, de liga-leve, são de 17 polegadas e calçam pneus sem câmara.

BMW F 900R - Divulgação - Divulgação
F 900R "nacionalizada" terá apenas 85 cv de potência, bem menos do que a versão europeia, que oferece 105 cv
Imagem: Divulgação

Já os freios usam discos duplos, na frente, e um simples, atrás, com pinças da grife Brembo. Para aumentar a segurança, a nova moto da BMW conta com ABS de série.

Além do sistema antitravamento dos freios, a F 900R ainda oferece dois modos de pilotagem: rain (chuva) e road (estrada). Os modos também são responsáveis por ajustar a atuação do controle de tração.

Na parte eletrônica, vale citar o painel com tela TFT colorida de 6,5 polegadas. Oferece conexão com o smartphone por Bluetooth para navegação, com uso do app BMW Motorrad Connected. Ligações e reprodução de música também são possíveis, porém é preciso um capacete com sistema de comunicação da marca alemã.

painel nova bmw f 900r - Divulgação - Divulgação
Painel da F 900R tem tela colorida de 6,5 polegadas e oferece conectividade com smartphones
Imagem: Divulgação

De acordo com a BMW, a nova naked chega ao Brasil em duas versões: Sport, disponível na cor preta metálica, e Sport+, na cor Racing Blue. A F 900R Sport+ tem como diferenciais sistema de partida sem chave (keyless) e spoiler do motor.

O pacote eletrônico da Sport+ também é mais sofisticado, com controle de tração dinâmico (DTC), ajuste de freio motor (MRS), assistente de troca de marchas e mais modos de pilotagem. Os preços, entretanto, ainda não foram divulgados.