Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
F 900R, primeira das sete novas motos prometidas pela BMW, chega ao Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A BMW confirmou a produção da F 900R no Brasil. O modelo naked chega às lojas em janeiro de 2023, mas seu preço ainda não foi definido. A F 900R é a primeira das sete novas motos prometidas pela marca alemã para o mercado brasileiro até 2025, fruto do investimento de R$ 50 milhões para ampliar sua fábrica em Manaus (AM).
Apresentada no exterior em 2019, a BMW F 900R usa motor de dois cilindros e arrefecimento líquido, que produz 85 cv de potência máxima. O bicilíndrico paralelo deriva das aventureiras F 750 GS e F 850 GS, porém com um aumento de cilindrada - passou de 853 cm³ para 895 cm³.
Com maior capacidade, o motor da F 900R produz 85 cv de potência máxima, contra os 80 cv das versões bigtrail. Ainda assim, a naked "nacionalizada" terá menos potência do que a versão vendida na Europa, que produz 105 cv.
Consultada pela coluna, a BMW do Brasil ainda não revelou o motivo. Entretanto, tudo indica que seja pela mesma razão de suas irmãs aventureiras. Para atender aos níveis de emissão de ruídos da legislação brasileira, diferentes da europeia, a BMW tem de "amansar" o motor para homologar o modelo junto às autoridades de trânsito brasileiras.
F 900R terá duas versões
Com design "dinâmico" e esportivo, segundo a BMW, a nova F 900R aposta em linhas angulosas, que deixam o motor à mostra. Destaca-se também seu farol excêntrico de LED e o acabamento premium, com diversos componentes usinados e forjados.
Com quadro de aço, a naked conta com garfo telescópico invertido, na dianteira, e balança traseira monoamortecida. As rodas, de liga-leve, são de 17 polegadas e calçam pneus sem câmara.
Já os freios usam discos duplos, na frente, e um simples, atrás, com pinças da grife Brembo. Para aumentar a segurança, a nova moto da BMW conta com ABS de série.
Além do sistema antitravamento dos freios, a F 900R ainda oferece dois modos de pilotagem: rain (chuva) e road (estrada). Os modos também são responsáveis por ajustar a atuação do controle de tração.
Na parte eletrônica, vale citar o painel com tela TFT colorida de 6,5 polegadas. Oferece conexão com o smartphone por Bluetooth para navegação, com uso do app BMW Motorrad Connected. Ligações e reprodução de música também são possíveis, porém é preciso um capacete com sistema de comunicação da marca alemã.
De acordo com a BMW, a nova naked chega ao Brasil em duas versões: Sport, disponível na cor preta metálica, e Sport+, na cor Racing Blue. A F 900R Sport+ tem como diferenciais sistema de partida sem chave (keyless) e spoiler do motor.
O pacote eletrônico da Sport+ também é mais sofisticado, com controle de tração dinâmico (DTC), ajuste de freio motor (MRS), assistente de troca de marchas e mais modos de pilotagem. Os preços, entretanto, ainda não foram divulgados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.