Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Honda lança nova moto no Brasil para substituir queridinha em vendas

Nova CB 300F vai substituir a Twister de 250 cc em 2023 - Divulgação
Nova CB 300F vai substituir a Twister de 250 cc em 2023 Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

18/11/2022 18h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Honda confirmou que a nova CB 300F vai ganhar o "sobrenome" Twister para substituir o modelo de 250 cc no Brasil. Com isso, a atual CB 250F Twister, quinta moto mais vendida do País no ano passado e neste ano, dará lugar à nova street na gama da Honda em 2023.

O anúncio confirma os rumores de que a CB 300F, lançada em agosto, na Índia, viria para nosso mercado. Porém, diferentemente do que muitos divulgaram, o modelo nasceu no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Honda no Brasil como uma evolução da Twister brasileira de 250 cc e não o contrário.

Como é a nova Twister

Embora não tenha divulgado especificações técnicas da nova CB 300F Twister brasileira, a Honda afirma que se trata de um modelo completamente novo. De acordo com a fabricante japonesa, além do evidente progresso em termos de performance proporcionado pelo novo motor, a CB 300F Twister representa um grande "upgrade" em relação ao modelo que substitui.

A começar pelo design mais moderno e agressivo. Com linhas angulosas, a nova Twister lembra bastante a naked CB 500F. O modelo também tem farol, piscas e lanterna em LED.

O tanque, agora com 14,1 litros, tem aletas laterais e parece ter um desenho que proporciona melhor encaixe das pernas do piloto. O painel LCD, do tipo blackout, se assemelha aos modelos de 500 cc e 650 cc da Honda.

Nova Honda CB 300F Twister vermelha - Divulgação - Divulgação
CB 300F Twister 2023 tem farol, lanterna e piscas em LED; design lembra a naked CB 500F
Imagem: Divulgação

O motor, provavelmente, seja o mesmo da CB 300F "indiana": um monocilíndrico, arrefecido a ar e óleo, com 293,5 cm³ de capacidade e quatro válvulas. Alimentado por injeção eletrônica, produz 24,5 cv de potência máxima a 7.500 rpm. Já o torque é de 2,61 kgf.m a 5.500 giros.

Assim como o modelo de 250 cc, a nova CB 300F Twister tem câmbio de seis marchas. A novidade fica por conta da embreagem assistida e deslizante, característica que evita derrapagens nas reduções de marchas e também torna o acionamento mais suave, nas trocas de marchas.

Pelas fotos enviadas à coluna, entretanto, a Twister de 300 cc vendida no Brasil terá suspensão telescópica convencional em vez do garfo invertido do modelo indiano. Os freios usam disco com sistema ABS nas duas rodas, mas não há informações se a CB 300F terá controle de tração como na Índia.

CB 300f Twister - Divulgação - Divulgação
Diferentemente do modelo lançado na Índia, CB 300F Twister brasileira tem garfo telescópico convencional na dianteira
Imagem: Divulgação

A Honda, entretanto, ainda não divulgou informações sobre a data exata do lançamento da nova CB 300F Twister no Brasil, tampouco as cores e o preço da moto em nosso mercado. A marca limitou-se a afirmar que se trata de um modelo 2023.

Na Índia, a nova CB 300F custa a partir de 225.900 rúpias (cerca de R$ 14.900). Isso não significa que terá o mesmo preço no mercado brasileiro. A atual CB 250F Twister tem preço sugerido a partir de R$ 19.590 na versão ABS. Portanto, a nova CB 300F deverá chegar por um preço maior.

A Honda está apresentando os novos modelos aos concessionários hoje (18/11), mas, em breve, teremos mais informações. Fique ligado aqui em UOL Carros e nas redes sociais da Infomoto.

Mais novidades Honda para 2023

Além da nova CB 300F Twister, a Honda revelou outras duas novidades para 2023. A primeira delas é a produção local da CRF 1100L Africa Twin DCT.

Africa Twin DCT - Divulgação - Divulgação
Versões da Honda Africa Twin com câmbio DCT passam a ser produzidas no Brasil
Imagem: Divulgação

Antes importada, a bigtrail com câmbio de dupla embreagem passará a ser montada no Brasil. Com isso, a fábrica da Honda em Manaus é a primeira a produzir modelos DCT fora do Japão.

Ainda de acordo com a Honda, a Africa Twin também recebeu melhorias pontuais e ganhou novos grafismos e cores inéditas no modelo 2023. A bigtrail continuará sendo oferecida em duas versões: Africa Twin (tanque de 18,8 litros) e Africa Twin Adventure Sports ES (tanque de 24,8 litros). Em ambas estão disponíveis as opções com câmbio convencional de seis velocidades ou com DCT.

CBR 1000 RR-R 2023 edição especial - Divulgação - Divulgação
Edição especial de 30 anos da Honda Fireblade chega ao País no ano que vem, com melhorias no motor
Imagem: Divulgação

Outra novidade é a chegada da edição comemorativa de 30 anos da Fireblade. Com grafismos inspirados na primeira geração da superesportiva, de 1992, a Honda CBR 1000RR-R "30th Anniversary Edition" é numerada e tem selo comemorativo aplicado no tanque, chave, painel e escapamento. A CBR 1000 "Triple R" também será vendida na cor Grand Prix Red, que remete às motos da marca no Mundial de Superbike.