Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Triumph comemora 10 anos no Brasil; veja motos que fizeram sucesso
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quando chegou ao Brasil, em 2012, a Triumph era desconhecida da maioria dos brasileiros. Apenas os mais aficionados em motos conheciam a trajetória centenária da marca inglesa que criou modelos como Bonneville, Tiger e Speed Triple. Maior fabricante britânica de motos, com 85 mil unidades vendidas no ano fiscal de 2022, a Triumph chegou com tudo ao País.
Diferentemente de outras marcas premium de moto, investiu quase R$ 20 milhões para montar sua própria linha de montagem em Manaus (AM). Fator determinante para garantir preços competitivos e agilidade no lançamento de novas motos. À época, produziam-se apenas três modelos e havia só uma concessionária na capital paulista.
Hoje, 10 anos depois, a marca inglesa monta 20 modelos na sua planta, cuja capacidade produtiva é de 5.000 motos/ano. A rede de concessionárias tem 22 lojas espalhadas pelo País. Também ganhou fama, principalmente, com a linha aventureira Tiger. Deve fechar o ano com cerca de 5.400 motos emplacadas, recorde histórico da Triumph no Brasil e aumento de 7,1% em relação a 2021.
Para 2023, a Triumph aposta em modelos como a Trident e a Tiger Sport, ambas de 660cc, para crescer ainda mais. "Estamos esperando um crescimento de 15% com uma performance maior no segmento das 600 cilindradas", revela Renato Fabrini, General Manager da Triumph no Brasil. O plano também inclui ampliar a rede para sete novas cidades.
Mas, além da linha Tiger, hoje com modelos de 900 cc e 1200 cc, a Triumph conquistou fãs com suas charmosas "clássicas-modernas" e suas nakeds esportivas. Conheça seis modelos que fizeram o sucesso da marca inglesa no Brasil.
Bonneville
Primeira das clássicas a ser vendida no Brasil, a Bonneville T100 de 2012 era inspirada nos modelos das décadas de 1950 e 1960. Escondido sobre o visual clássico, estava um bicilíndrico de 865 cc arrefecido a ar, mas alimentado por injeção eletrônica que entregava 68 cv de potência de forma progressiva.
Fez muito sucesso, mas deu lugar a nova família Bonneville em 2015, equipada com motores com arrefecimento líquido e mais potentes. Apesar da modernidade mecânica, a linha de clássicas-modernas da Triumph não perdeu o charme retrô. Ainda deu origem a outras variações, como a Bobber, a Scrambler 1200 e a Thruxton R.
Daytona 675R
Com uma ciclística precisa, a Daytona 675R virou referência entre as superesportivas de média cilindrada. Seu motor de três cilindros oferecia 128 cv de potência máxima para empurrar apenas 184 kg. O resultado era uma moto muito divertida e fácil de pilotar esportivamente em uma pista. Fez sucesso entre os pilotos de track-day.
Tiger 800/900
Desde sua primeira geração, a Tiger 800 conquistou o coração dos motociclistas aventureiros com a vivacidade do seu motor tricilíndrico e suspensões robustas para acelerar no fora da estrada. Desde então, o modelo foi crescendo ao mesmo tempo em que recebia mais tecnologia e perdia peso.
A última geração, a Tiger 900, dividida entre os modelos GT, com rodas de liga-leve e aro 19, na dianteira; e a versão Rally, com rodas raiadas e aro 21, mantém a trajetória de sucesso da aventureira. Também ficou mais esguia e bela, além de ganhar conectividade e ainda mais tecnologia.
Street Triple 765
Leve, rápida, divertida, ágil e elegante, a Street Triple chegou ao Brasil embalada pelo seu vibrante motor triplo de 765 cc, o mesmo utilizado nas motos da categoria Moto2 do Campeonato Mundial de Motovelocidade. Graças à combinação do seu visual agressivo e de sua pilotagem intuitiva, virou referência entre as nakeds esportivas.
Em 2023, a nova geração do modelo chega ao Brasil, em duas versões - R e RS. Além de novo visual e diversas melhorias, a nova Street Triple R tem motor de 130 cv de potência.
Tiger 1200
Desde a primeira Tiger Explorer 1200, lançada no Brasil em 2014, muita coisa mudou. O design, o nome, menos o conforto e a tecnologia de ponta para quem gosta de rodar muitos quilômetros, seja no asfalto ou na terra.
Na mais recente geração, a bigtrail foi totalmente renovada e virou apenas Tiger 1200. Recebeu um novo motor de 1.160 cm³ que produz 150 cv de potência a 9,500 rpm e oferece 13,2 m.kgf de torque a 7.000 giros.
Seu chassi também ficou mais esguio, o que resultou em uma redução de peso de até 25 kg, porém, manteve a transmissão final por eixo-cardã e ganhou roda de 21 polegadas na dianteira, como uma verdadeira moto aventureira.
Além de mais potente e leve, a versão Rally Explorer, topo de gama, ainda traz controles eletrônicos de última geração, inclusive, com detecção de ponto cego.
Rocket 3R
Moto de série com o maior motor do mundo, a Rocket 3R é superlativa. Os três cilindros do seu motor deslocam 2.500 cc, produzindo 167 cv de potência máxima e mais de 20 kgf.m de torque - o maior torque oferecido por uma moto no planeta!
Para domar toda essa força e evitar que o enorme pneu traseiro de 280 mm derrape, a exagerada cruiser conta com tecnologia de ponta. Apesar de seu porte imponente, o Rocket 3R nem parece tão grande e pesada em movimento, graças à sempre acertada geometria e boa ciclística das motos da marca inglesa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.