Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Honda divulga detalhes da CB 300F Twister; veja potência e consumo

Colunista do UOL

25/11/2022 15h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na semana passada, a Honda confirmou que a nova CB 300F iria substituir a CB 350F Twister no mercado brasileiro. A fabricante japonesa, porém, não havia revelado os detalhes técnicos da nova Twister de 300 cc.

Mas, a Honda promoveu um evento para que a imprensa tivesse o primeiro contato com o novo modelo e também revelou a ficha técnica da nova CB 300F Twister - também aproveitamos para gravar um vídeo com a moto.

A única informação que a Honda ainda não divulgou é o preço, infelizmente. Segundo a marca japonesa, o preço será revelado em meados de dezembro. Mas, enquanto isso, trazemos todos os detalhes da nova CB 300F Twister, inclusive com consumo e velocidade máxima; confira.

Nova Twister tem iluminação full-LED

Como revelamos na semana passada, a nova CB 300F foi criada no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Honda Brasil e não na Índia. Contudo, a CB 300F segue a identidade visual das motos naked da fabricante japonesa. Com farol em formato triangular, linhas angulosas e assento bipartido, a nova moto de 300 cc parece até ser maior, pois seu design remete à bicilíndrica CB 500F.

CB 300F Twister amarela - Divulgação/Honda - Divulgação/Honda
Painel da CB 300F Twister é totalmente digital, mas não tem conectividade para smartphones, como no modelo indiano
Imagem: Divulgação/Honda

O sistema de iluminação - farol, piscas e lanterna - é totalmente de LED, como em modelos mais sofisticados, bem como seu painel totalmente digital e bastante completo. Com uma tela escura de LCD, exibe velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, marcador de combustível.

Além de oferecer relógio e um pequeno computador de bordo, traz ainda uma entrada USB-C na lateral, ideal para carregar o smartphone. A primeira diferença para a CB 300F, vendida na Índia, é que o painel não tem sistema de conectividade com smartphones.

Motor da CB 300F não é o mesmo da XRE 300

Os engenheiros da Honda aumentaram a capacidade cúbica do motor de um cilindro, arrefecido a ar, com comando simples e quatro válvulas no cabeçote, que equipava a antiga Twister. Ou seja, o motor da CB 300F não é o mesmo da XRE 300!

CB 300F Twister vermelha - Divulgação - Divulgação
Segundo a Honda, CB 300F Twister chega a 139,5 km/h de velocidade máxima; consumo com gasolina é de 39,7 km/litro
Imagem: Divulgação

A cilindrada passou de 249,5 cm³ para 293,5 cm³ e o desempenho melhorou. Bicombustível, o motor produz 24,7 cv de potência máxima a 7.500 rpm, quando abastecido com etanol. Já o torque subiu para 2,6 kgf.m a 5.500 giros. Números suficientes para levar a nova Twister a 139,5 km/h de velocidade máxima.

De acordo com a Honda, apesar de mais potente, o novo motor deve ser ainda mais econômico. De acordo com testes do Instituto Mauá de Tecnologia, o consumo da nova CB 300F Twister é de 25,58 km/litro (etanol) e de 39,75 km/l (gasolina).

O câmbio de seis marchas foi mantido, mas ganhou embreagem assistida e deslizante. O sistema torna o acionamento do manete de embreagem mais "macio", ao mesmo tempo e que evita o travamento da roda traseira nas reduções de marchas.

CB 300F tem garfo telescópico na dianteira

O conjunto ciclístico também evoluiu. Embora use o mesmo quadro da antiga CB 250F, a nova Twister ganhou suspensões mais robustas, mas não traz o garfo invertido (upside-down), presente na CB 300F, lançada em agosto na Índia.

Na dianteira, o garfo telescópico convencional agora tem tubos de 41 mm de diâmetro (mesma medida da CB 500F), com o mesmo curso de 130 mm. Já na traseira, o monoamortecedor ganhou mais curso: passou de 108 mm para 120 mm. Com isso a CB 300F pesa 139 kg a seco, ou seja, dois quilos a mais do que sua antecessora.

CB 300F Cinza - Divulgação - Divulgação
Versão CBS da CB 300F Twister 2023 tem a opção de cor cinza; amarela está disponível apenas na versão ABS
Imagem: Divulgação

Os freios também são herança da geração anterior: disco de 276 mm, na frente, e 220 mm, atrás, com a opção do sistema ABS ou combinado (CBS). Outra diferença para o modelo indiano é que, no Brasil, a CB 300F não oferece controle de tração.

As rodas de 17 polegadas têm desenho mais moderno e calçam pneus radiais sem câmara. Na dianteira, a medida foi mantida em 110/70R-17, mas a traseira ganhou um pneu mais largo, de 150 mm (150/60R-17).

Cores e versões da CB 300F

A nova moto chega às concessionárias Honda em duas versões e três opções de cores, em janeiro de 2023. A CB 300F Twister CBS estará disponível nas cores cinza metálico e vermelho. Já a versão ABS, será comercializada na cor vermelha e também em um amarelo metálico.

Embora não tenha divulgado o preço da nova Twister, o modelo certamente terá aumento. A atual geração de 250 cc tem preço sugerido de R$ 19.590, na versão ABS, e de R$ 18.420, na CBS. A expectativa é que a CB 300F ABS chegue às lojas custando cerca de R$ 22 mil.