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Yamaha NMax 160 2023: rodamos com a scooter conectada; assista

Colunista do UOL

27/11/2022 04h00

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A Yamaha NMax 160 recebeu melhorias para 2023. A scooter mais vendida da Yamaha ganhou controle de tração, como sua rival PCX, regulagem na suspensão traseira, além de novas cores e grafismos.

Batizada de NMax 160 Connected ABS, a scooter traz no nome sua principal novidade: conectividade Bluetooth para smartphones. Com isso, a NMax inova e torna-se a primeira scooter de entrada "conectada" à venda no mercado brasileiro.

A Yamaha NMax 160 2023 chegou às lojas na segunda quinzena de novembro. O preço sugerido parte de R$ 19.690, para todo o Brasil, e de R$ 20.345, para o Estado de São Paulo.

Já rodamos com a nova scooter conectada da Yamaha pelas ruas de São Paulo, para ver como funciona o aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, além de conferir, na prática, as melhorias na suspensão e o funcionamento do controle de tração.

NMax 2023: motor não mudou

Na parte mecânica, a NMax manteve o motor de um cilindro, 155 cm³ e arrefecimento líquido. Também tem sistema Start&Stop, que "desliga" o motor em paradas mais longas, para economizar combustível e poluir menos.

NMax 160 2023 - Divulgação/Yamaha - Divulgação/Yamaha
Com comando de válvulas variável, motor da NMax 160 é esperto nas arrancadas, apesar de menos potente do que o da PCX
Imagem: Divulgação/Yamaha

Com 15,4 cv de potência máxima, o motor é menos potente do que o da nova PCX 160, mas conta com comando variável, que ajusta a abertura das válvulas de acordo com a rotação do motor. Na prática, o sistema faz com que a scooter tenha o motor sempre "cheio", com respostas mais rápidas ao acelerador. Uma característica que contribui para a agilidade da NMax.

Também ajudam as rodas aro 13, que facilitam mudanças de direção e fazem da NMax uma scooter amigável para iniciantes. No modelo 2023, ganhou novos pneus Pirelli Diablo Scooter, desenvolvidos exclusivamente para o modelo, que oferecem boa aderência e mais segurança.

Por falar em segurança, com o novo controle de tração, que evita a derrapagem da roda traseira em pisos escorregadios, a NMax supera a nova PCX nesse quesito. Isso porque a scooter da Yamaha conta com freios ABS nas duas rodas, enquanto o modelo Honda tem o sistema só na dianteira.

Também vale destacar o ajuste dos amortecedores traseiros em duas posições. A regulagem pode ser feita manualmente, sem ferramentas. Na primeira posição, o ajuste é macio e confortável. Ideal para pilotar sozinho e também para absorver algumas imperfeições das vias paulistanas.

NMax 160 suspensão traseira - Divulgação - Divulgação
Amortecedores traseiros têm ajuste em duas posições: uma mais macia e confortável, e outra mais firme e "esportiva"
Imagem: Divulgação

Já a segunda posição, transmite mais as vibrações do asfalto para o condutor por ser mais rígida e "esportiva". É indicada para pilotar com garupa ou na estrada, em velocidades mais altas - a NMax 160 atinge cerca de 125 km/h, ao menos no painel.

App grava consumo e percurso

Na prática, a NMax 160 2023 não mudou seu comportamento dinâmico. A grande novidade fica mesmo por conta da conectividade com o smartphone, por meio do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, disponível para celulares Android e iOS.

Além de fornecer informações sobre o desempenho da NMax, uma funcionalidade interessante é o histórico de consumo. Dessa forma, é fácil perceber se o combustível for de má qualidade ou quando o condutor “exagerou” no acelerador.

Ao longo dos 40 quilômetros do test-ride, o consumo médio da NMax foi de 38,7 km/litro – isso fica armazenado no app. Também existe um ranking, no qual é possível comparar o consumo da sua scooter com usuários do mundo todo. O app também informa quando é hora de trocar o óleo do motor ou fazer a manutenção do câmbio CVT.

Como usa o GPS do celular, o app mapeia o trajeto e mostra a velocidade máxima, média, entre outras informações. Para atrair a juventude conectada, permite que se adicione fotos e compartilhe nas redes sociais as rotas e viagens mais interessantes, por exemplo.

Embora esteja na fase “beta”, quer dizer, em teste, o app funcionou bem. O único incômodo foi a necessidade de reiniciá-lo toda vez que ligava a scooter, pois ele não pareava automaticamente.

Preços e cores da NMax 2023

As opções de cores também são novas na NMax 160 2023, que já está nas lojas. A scooter terá três opções “básicas”: azul metálico (Navy Blue), vermelho (Solar Red) e verde fosco (Matt Green). O preço público sugerido é de R$ 19.690 (R$20.345, em São Paulo).

NMax 2023 - cores e preços - Divulgação - Divulgação
Yamaha NMax 160 Connected 2023 estará disponível em quatro cores; preço sugerido parte de R$ 19.690
Imagem: Divulgação

Há ainda uma versão especial na cor cinza fosco (Matt Gray), que tem grafismos exclusivos e preço maior: R$ 19.990 (R$ 20.655, em São Paulo). Os valores não incluem o frete, que pode variar de acordo com a região.