Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Venda de motos cresce 17,7% e já soma 1,2 milhão de unidades em 2022

Segmento de motocicletas tem tido o melhor desempenho no ano entre todos do setor automotivo  - Divulgação
Segmento de motocicletas tem tido o melhor desempenho no ano entre todos do setor automotivo Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

02/12/2022 10h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A venda de motocicletas em novembro somou 123.206 unidades, uma pequena alta de 2,44% em relação ao mês anterior. Entretanto, no acumulado do ano, o emplacamento de novas motos cresceu 17,7% em comparação ao mesmo período de 2021, somando 1.229.987 unidades vendidas até o mês passado.

O segmento de duas rodas, aliás, tem tido o melhor desempenho em vendas entre todos do setor automotivo. "As motos estão com demanda aquecida também para os próximos meses. No geral, o setor, como um todo, está caminhando para fechar com o resultado que prevíamos", analisa Andreta Jr., presidente da Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos,

De acordo com os números divulgados pela entidade, a venda de veículos como um todo teve alta de 8,2% em novembro, totalizando 342.819 unidades. Com isso, o resultado, no acumulado de janeiro a novembro de 2022, já é 4,5% maior que o do mesmo período do ano passado.

A venda de motos em novembro indica que o segmento deve encerrar o ano com uma das maiores altas percentuais em relação a 2021. Para Andreta Jr., uma série de fatores colaboram para este resultado.

"É um crescimento muito sustentado, já que a motocicleta, além de veículo comercial, é uma opção econômica e segura de transporte individual. Além disso, mesmo com a retomada da produção pela indústria, a demanda não está sendo totalmente atendida, o que deve manter o bom desempenho no futuro", conclui o presidente da entidade.

Motos elétricas em alta

Recentemente, devido ao aumento nas vendas, a Fenabrave passou a divulgar os emplacamentos de motos elétricas. Apesar de um recuo de 49% na comparação entre novembro e outubro, a tendência é de alta.

Além de atrair consumidores que buscam economizar com combustível as motos elétricas têm ganhado espaço no delivery e nas entregas de última milha, a chamada logística "last mile".

Em 2022, já foram emplacadas 6.525 motos eletrificadas, até novembro. "Este segmento ainda enfrenta alta volatilidade, o que é comum em categorias que buscam consolidação no mercado, mas vale destacar que a alta de mais de 373%, acumulada no ano, aponta uma tendência", diz Andreta Jr.