Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Indiana Bajaj inicia venda de motos no Brasil; veja modelos e preços
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Bajaj, finalmente, inicia a venda de motos no Brasil. Terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, a gigante indiana começa a vender, hoje (15/12), três modelos no mercado brasileiro: Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. As motos serão comercializadas nas cinco concessionárias da marca que também abrem as portas hoje, todas no Estado de São Paulo.
Diferentemente de outros países, onde tem importadores e distribuidores, a Bajaj estreia no País por intermédio de uma subsidiária própria. A fabricante indiana enxerga grande potencial de crescimento no mercado nacional de motocicletas.
"A opção por se instalar na condição de subsidiária é estratégica. Nós apostamos alto no Brasil", afirmou Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, presente ao lançamento oficial da marca, em São Paulo (SP).
A chegada da Bajaj ao Brasil deve acirrar a concorrência no segmento street, o de maior volume do mercado, com 41% das vendas no acumulado de 2022. Com motos de baixa e média cilindrada, a gigante indiana promete agitar o setor de duas rodas no País.
Para isso, a fabricante fez um investimento significativo na formação da rede de concessionárias, em marketing e em despesas operacionais. A Bajaj também estreia com produção local, em parceria com a Dafra, que montará, inicialmente, os modelos da linha Dominar no Polo Industrial de Manaus (AM).
Conheça as motos Bajaj à venda no Brasil
A vinda da Bajaj para o Brasil foi anunciada em junho e estava programada para outubro, porém problemas logísticos acabaram atrasando a estreia oficial da marca. Nesse período, a primeira concessionária Bajaj, localizada na cidade de Santo André, no ABC paulista, anunciou a pré-venda de cinco motos da marca.
Entretanto, apenas três chegam às lojas a partir de hoje (15/12): Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160. Os modelos Avenger 160 e Dominar 250, que estavam em pré-venda, não desembarcaram, pelo menos, neste início de operação.
"Estamos inaugurando simultaneamente nossas primeiras concessionárias hoje, todas no estado de São Paulo. São duas lojas na capital (zona sul e zona oeste), uma em Santo André, uma em Jundiaí e outra em Campinas. Todas terão a linha completa para ser exibida aos clientes e técnicos treinados para atender os clientes no pós vendas. Esperamos já receber os primeiros pedidos e muitos agendamentos de test-rides.", acredita Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj do Brasil.
Bajaj Dominar 160 - R$ 18.680
Apesar de receber o nome de Dominar 160 no Brasil, a moto de entrada da Bajaj chama-se Pulsar NS 160 na maioria dos 79 países onde a marca já opera. O mesmo acontece com a Dominar 200, conhecida como Pulsar NS 200 no exterior.
De acordo com Waldyr Ferreira, a marca optou por essa mudança de nome para focar os esforços na linha Dominar no País. Além disso, a mudança de nome abre espaço para a chegada da nova geração da família Pulsar futuramente. Recentemente a Bajaj apresentou na Índia as novas Pulsar N 250 e a N 160, que também devem vir ao Brasil no ano que vem.
A Dominar 160 chega para brigar com modelos como a Honda CG 160 e Yamaha Fazer 150, porém com alguns diferenciais. Seu motor de um cilindro, 160,3 cm³ de capacidade, tem arrefecimento misto (ar e óleo) e comando simples no cabeçote com quatro válvulas. Alimentado por injeção eletrônica e com duas velas, produz 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm. O câmbio tem cinco marchas. Em teoria, seu desempenho é melhor do que as concorrentes.
Equipada com rodas de liga-leve, de 17 polegadas, a Dominar 160 conta com freio a disco em ambas e sistema ABS, apenas na dianteira. Outro diferencial perante às concorrentes é o conjunto de suspensões. Na dianteira, a Dominar 160 tem garfo invertido, com tubos de 31 mm, e um amortecedor na traseira.
Com preço sugerido de R$ 18.680, já incluso o frete, o modelo reforça a estratégia da Bajaj de oferecer motos com especificações superiores à concorrência, ao invés de apostar em preços mais baixos. O valor da Dominar 160 é superior ao cobrado pela Honda CG 160 Titan, que tem preço sugerido de R$ 15.060. Entretanto, a CG 160 tem garfo convencional, na dianteira, bichoque, na traseira, e freio a disco somente na frente, com tambor atrás e sistema combinado.
Dominar 200 - R$ 19.637
Com o mesmo design e ciclística do modelo de 160 cc, a Dominar 200 destaca-se pelo motor maior e mais potente. Com 199,5 cm³ de capacidade, tem arrefecimento líquido e produz 24,5 cv de potência máxima a 9.750 rpm e 1,9 kgf.m de torque a 8.000 giros. Destaque ainda para o câmbio de seis marchas.
Não por acaso, trata-se do mesmo conjunto motriz da KTM 200 Duke, vendida no Brasil. Afinal, a Bajaj é parceria da KTM no desenvolvimento e produção dos modelos de baixa cilindrada da marca austríaca, produzidos na Índia. Desde 2017, a fabricante indiana também detém 49% de participação na KTM.
O modelo também tem tanque de 12 litros. Como sua irmã menor, ela usa garfo invertido na suspensão dianteira, porém com tubos de 33 mm. Na traseira, o monoamortecedor tem reservatório separado de gás. Já os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 300 mm na dianteira e 230 mm na traseira.
Com preço sugerido de R$ 19.637, também com frete já incluso, a Bajaj Dominar 200 chega como uma opção intermediária entre as motos de 150 e 160 cc e os modelos de 250 e 300 cc, com um preço bastante competitivo.
Dominar 400 - R$ 24.200
Modelo de maior capacidade cúbica produzido pela Bajaj, a Dominar 400 é um dos modelos mais aguardadas pelos motociclistas brasileiros. Afinal, seria uma das poucas opções nessa faixa de cilindrada e tem especificações dignas de motos maiores, como suspensão invertida, na dianteira, e iluminação full-LED.
O motor de um cilindro e 373,3 cm³ tem refrigeração líquida e deriva da KTM 390 Duke, que também é produzida pela Bajaj na planta de Chakan, na Índia. Capaz de produzir 40 cv de potência a 8.800 rpm é um motor com bom desempenho até para viajar.
Com câmbio de 6 marchas e embreagem assistida e deslizante, a Dominar 400 é classificada como uma sport-touring pela Bajaj, pois tem bom desempenho e a autonomia de um tanque de 13 litros para viajar.
Na suspensão dianteira, o modelo topo de gama da Bajaj é equipado com garfo telescópico invertido (USD) de 43 mm, enquanto na traseira, usa monoamortecedor, com reservatório externo de gás.
Falando em segurança, a Dominar 400 tem freios com sistema ABS de dois canais, com discos de 320 mm, na dianteira, e 230 mm, na traseira. O modelo usa rodas de liga-leve, calçadas com pneus sem câmara, nas medidas 110/70 R17(diant.) e 150/60 R17 (tras.).
Vale destacar ainda a boa lista de equipamentos da Dominar 400. Além de protetores de mão e de motor, o modelo traz para-brisa alto, computador de bordo, suporte para GPS, entrada USB e bagageiro traseiro como itens de série.
Com o competitivo preço de R$ 24.200, a Dominar 400 custa bem menos do que as concorrentes de mesma capacidade cúbica, como Kawasaki Z 400 e Yamaha MT-03. Contudo, os modelos das marcas japonesas utilizam motor bicilíndricos, que vibram menos e tem desempenho ligeiramente superior ao da Dominar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.