Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Vazam primeiras fotos das novas motos Harley-Davidson de 350 cc e 500 cc
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Três anos depois de anunciar a parceria com a chinesa Qianjiang Motorcycle Company para criar uma moto menor e mais acessível, surgem as primeiras fotos das novas motos Harley-Davidson de 350 cc e 500 cc.
Isso mesmo: serão duas motos, e não apenas uma, desenvolvidas em conjunto com a fabricante chinesa, que detém a marca italiana Benelli, entre outras. As duas novas motos Harley de média cilindrada usarão como base o chassi e o motor de modelos produzidos pela Qianjiang, conhecida comercialmente como QJ.
Originalmente, a pequena Harley usaria o motor de dois cilindros e 338 cc já visto na linha de 300 cc da fabricante chinesa. Nesse meio tempo, entretanto, a Qianjiang criou uma nova versão de 353 cc. Esse novo propulsor equipará a Harley de 350, que deverá se chamar X 350. Nome ainda não confirmado, mas que aparece nas imagens vazadas.
Pelo que mostra a única fotografia que acompanha os documentos de homologação no mercado chinês, a moto de produção será bastante semelhante aos esboços que a Harley mostrou em 2019. Seu chassi assemelha-se aos da Benelli 302S Roadster, moto da marca italiana que pertence à Qianjiang. O modelo também é vendido no mercado chinês com o nome de QJ SRK 350.
Os documentos vazados anunciam potência de 36 cavalos de potência para um peso total de 195 kg. As rodas de 17 polegadas, bem como suspensões e o sistema de freios são os mesmos da pequena Benelli. Garfo invertido, na dianteira, e discos de freio "margarida" nas duas rodas completam a parte ciclística.
A Harley também fará uma moto de 500 cc, que deverá chamar-se X 500. Equipada com o chassi e motor da elogiada Benelli Leoncino 500, a Harley-Davidson X 500 tem 47 hp e pesa 207 kg.
A Harley de 500 cc tem discos de freio maiores e pinças de montagem radial - herdadas diretamente da Leoncino 500. A X 500 segue um estilo, contudo, mais cruiser e tradicional do que a HD 350, cujo design é inspirado nas motos de flat-track.
Motos Harley de média cilindrada vêm ao Brasil?
Ambas as motos serão fabricadas por uma joint-venture criada pela Harley-Davidson e Qianjiang, chamada de Zhejiang Jisheng Motor Vehicle Co., Ltd. Embora tenha surgido em 2021, apenas, recentemente, recebeu a licença do governo chinês para fabricar motocicletas. O atraso justifica o longo tempo decorrido entre o anúncio do projeto e a aparição das motos praticamente prontas para venda.
Com os novos modelos, a marca norte-americana tem a clara intenção de atrair novos consumidores em mercados como a China, onde as Harleys de tamanho normal são inacessíveis para a maioria dos pilotos. Seja pelo porte ou pelo alto preço.
As pequenas motos da Harley devem chegar primeiro ao mercado asiático. Segundo informações da imprensa europeia, os modelos não serão vendidos na Europa e nos Estados Unidos.
No entanto, como usa componentes compartilhados com os modelos Benelli vendidos globalmente, não há razão para que as motos não possam chegar a outros mercados da América Latina. Quem sabe, até mesmo, o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.