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De Honda PCX 160 a Yamaha FZ 15: veja 10 motos que bombaram em 2022
![Helio Ninomiya, gerente de Marketing, Planejamento e Treinamento da Yamaha, apresenta a FZ 15, um dos principais lançamentos do ano - Divulgação](https://conteudo.imguol.com.br/c/colunas/41/2022/12/30/yamaha-fz-15-2022-1672410414328_v2_900x506.jpg)
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A indústria de duas rodas deve fechar o ano em alta. A produção de motos deve superar 1,4 milhão de unidades neste ano, o que representaria o melhor resultado do setor desde 2014. Nas vendas, diferentemente do segmento de automóveis, as motocicletas também devem fechar 2022 em alta. Até novembro passado, mais de 1,2 milhão de unidades emplacadas, um crescimento de 17,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A inflação alta, a gasolina cara e a volta dos congestionamentos depois da retomada das atividades pós-pandemia de Covid-19 levou muita gente a andar de moto. Seja para economizar ou para agilizar os deslocamentos, as motos e scooters mostraram que são fundamentais para a mobilidade urbana do Brasil.
Com o mercado aquecido, fabricantes e montadoras apresentaram diversos lançamentos no ano que se encerra. Da mais potente e segura scooter Honda PCX 160, passando pela Yamaha FZ 15, até e moderna Ducati Multistrada V4S, não faltaram novidades para todos os gostos. Confira as 10 novas motos que bombaram em 2022, por ordem alfabética:
Bajaj Dominar 400
Além de simbolizar a chegada da gigante indiana ao Brasil, a Dominar 400 chega para disputar o segmento médio, no qual há poucas opções no País. Com motor de um cilindro, arrefecimento líquido, e 40 cv de potência máxima, o modelo de maior cilindrada produzido pela marca indiana tem a proposta de agradar quem usa a moto no dia-a-dia, mas também pega a estrada para viajar.
Além de suspensão invertida, na dianteira, e freios a disco com sistema ABS nas duas rodas, a Dominar 400 sai de fábrica com diversos acessórios, como para-brisa e entrada USB, como itens de série. Tudo isso por um preço bastante competitivo: R$ 24.200.
BMW F 900R
Não faltam motivos para a nova BMW F 900R, figurar entre as principais novidades de 2022. Além de colocar a marca alemã de volta na briga pelo segmento naked, trata-se da primeira de sete novas motos prometidas pela BMW até 2025 para o mercado brasileiro. Os lançamentos acompanham o investimento de R$ 50 milhões na fábrica de Manaus (AM), que terá sua área e capacidade produtiva aumentadas.
Com a proposta de ser uma moto naked com pegada mais esportiva, a nova F 900R traz um novo motor, de maior capacidade, além de novas suspensões e um chassi mais leve do que sua antecessora, a F 800R. Já pilotei a nova naked da marca alemã, e você pode conferir o teste aqui.
Ducati Multistrada V4S
Primeira moto do mundo equipada com radares e tecnologias avançadas de assistência ao condutor, a nova geração da bigtail italiana também trouxe outras novidades interessantes. A começar pelo seu motor de quatro cilindros em "V" (um V4) com 1.200 cm³ de capacidade e 170 cv de potência máxima.
Apesar do elevado preço sugerido de R$ 145 mil, a Multistrada V4S fez sucesso e esgotou-se em pouco tempo. Também quem não gostaria de ter uma bigtrail potente e tecnológica como essa para viajar?
H-D Pan America 1250 Special
Além de ser a primeira bigtrail da Harley-Davidson, a Pan America 1250 merece destaque entre os lançamentos deste ano por ter a missão de atrair novos consumidores para a marca norte-americana.
A melhor Harley-Davidson que já pilotei, a Pan America 1250 Special tem motor de 150 cv, ciclística robusta e muita tecnologia para enfrentar uma aventura. Tudo que uma bigtrail precisa para fazer sucesso. Será que o modelo vai ajudar a aumentar as vendas da Harley no Brasil, assim como fez nos Estados Unidos? Só o tempo dirá.
Honda PCX 160
Scooter mais vendida do Brasil, a Honda PCX ganhou motor maior e mais potente no modelo 2023. O modelo também trouxe o inédito controle de tração para o segmento das scooters de entrada - item que a Yamaha também incorporou na nova NMax 160 ABS 2023.
Para se manter na liderança, a nova PCX 160 também trouxe novas suspensões e pneus mais largos. Tudo para oferecer, dessa forma, mais conforto para quem usa a scooter como opção de mobilidade urbana. Afinal, apesar do motor mais potente, a Honda promete um consumo menor do que na antiga PCX 150.
Honda NC 750X DCT
A nova geração da crossover NC 750X marcou a estreia do câmbio DCT nos modelos mais acessíveis da Honda no Brasil. Até então, o moderno câmbio automatizado de dupla embreagem aparecia apenas nas motos mais luxuosas e caras da marca japonesa.
Equipada com um motor derivado do antigo Honda Fit, ou seja, que gira pouco, a NC 750X casou muito bem com a tecnologia DCT. Com trocas quase imperceptíveis, graças à ajuda de recursos eletrônicos, a crossover surge como uma opção econômica e confortável para quem quer fazer longas viagens.
Royal Enfield Classic 350
Versão mais clássica construída sobre a nova e bem-sucedida plataforma J da Royal Enfield, a Classic 350 chegou ao país como a moto mais barata da marca indiana. Compartilhando motor e quadro com a Meteor 350, o modelo é uma opção no segmento médio.
Superando as expectativas da Royal Enfield, a Classic vendeu tão bem ou melhor do que a Meteor. E ano que vem tem mais novidade. A marca indiana, que inaugurou em dezembro sua linha de montagem em Manaus (AM), já prometeu mais três lançamentos para o ano que vem.
Suzuki Hayabusa GSX 1300R
Uma das novas motos mais aguardadas este ano, a lendária Suzuki Hayabusa GSX 1300R chegou ao país em agosto. Com a fama de ser a primeira moto de série a superar os 300 km/h, a "Busa" também marca uma espécie de renascimento da J.Toledo/Suzuki no segmento de motos premium.
A terceira geração da esportiva japonesa teve seu design renovado, ganhou mais eletrônica e sofreu modificações internas no seu motor de quatro cilindros em linha e 1.340 cm³ para atender às novas leis de emissão de poluentes Euro 5. Com isso, a "hiperesportiva" perdeu potência, passando de 197 cv para 190 cv. Entretanto, a Suzuki garante que a moto ainda chega aos 299 km/h de velocidade máxima!
Triumph Tiger 1200
A nova geração da Triumph Tiger 1200 chegou às lojas da marca, ainda no primeiro semestre, completamente renovada. A nova moto aventureira da marca inglesa perdeu peso, ganhou um motor mais potente, além de novas tecnologias, como sistema de radar com detecção de ponto cego.
Além disso, a Triumph adotou roda de 21 polegadas na Tiger 1200 Rally, tornando, assim, o modelo uma bigtrail de "verdade". Com as garras afiadas para brigar com a BMW R 1250 GS, líder absoluta do segmento aventureiro, a nova Tiger 1200 promete revolucionar o segmento aventureiro.
Yamaha FZ15
Para fechar nossa lista de motos que "bombaram" em 2022, aparece um importante lançamento da Yamaha neste ano. A pequena FZ 15 trouxe suspensão traseira monoamortecida e freio ABS para os modelos urbanos, inaugurando o segmento "small premium".
Com visual moderno e componentes inéditos entre as motos de 150/160 cc, a FZ 15 deverá mudar o patamar das motos pequenas no Brasil. A novidade também ilustra a estratégia da Yamaha para crescer em vendas no mercado brasileiro.
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