Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
De Hunter 350 a Hornet 750: veja 10 novidades que chegam ao Brasil em 2023
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Com as vendas em alta, a indústria brasileira de motocicletas está animada. Para manter o mercado aquecido fabricantes e montadoras devem apresentar diversas novidades em 2023.
Deve haver lançamentos para todos os gostos e bolsos. Desde motos urbanas, como a nova Royal Enfield Hunter 350, passando por nakeds famosas, como a Honda Cb 750 Hornet, até modelos elétricos e motos premium mais sofisticadas chegam às lojas neste ano.
Por isso, elaborei uma lista com 10 novidades em duas rodas que chegam ao Brasil neste ano; confira.
Honda CB 300F Twister
Substituta do modelo de 250 cc, a nova Honda CB 300F Twister deve chegar às lojas já nos primeiros meses de 2023. O modelo, que traz motor maior e mais potente, além de um novo visual, foi apresentado em dezembro, mas ainda não tem preço definido.
Com a missão de substituir uma das motos mais vendidas do Brasil nos últimos anos, a CB 300F Twister tem atributos para repetir o sucesso de sua antecessora. Com um visual moderno, iluminação de LED e bom conjunto ciclístico, a nova Twister certamente figura entre os principais lançamentos de motos neste ano.
Dafra NH300
Mais uma parceria da Dafra com a taiwanesa SYM, a NH 300 foi prometida para este ano. Com visual semelhante a NH 190, já à venda no País, a NH 300 usa motor de um cilindro, com arrefecimento líquido e 278 cm³ de capacidade. Mostrada no Festival Interlagos 2022, a trail chega para rivalizar com Yamaha Lander 250 e Honda XRE 300.
Royal Enfield Hunter 350
Construída sobre a mesma base da Meteor 350, a nova Hunter, contudo, tem visual mais jovem e urbano. Embora use o mesmo motor de um cilindro e 350 cc, a Hunter traz uma ciclística diferente. Com rodas de liga-leve, de menor diâmetro, a Hunter 350 é mais leve e ágil que os outros modelos da plataforma J da Royal Enfield. E o melhor: será a moto mais baratada marca indiana em todo o mundo.
Novas motos elétricas Voltz
Com a abertura de sua fábrica em Manaus (AM), a Voltz já anunciou que trabalha no desenvolvimento de cinco novos modelos eletrificados para 2023. Entre as novidades prometidas pela marca estão uma moto aventureira, uma esportiva e até um maxi scooter. "Os novos cinco modelos de motos elétricas serão lançados no primeiro semestre do próximo ano. São veículos das categorias racing, scooter, big scooter e trail", revelou o CEO da Voltz, Renato Villar.
Os modelos, contudo, ainda não têm data de lançamento, mas devem chegar às lojas da marca ao longo de 2023. Além das motos, a Voltz terá um triciclo elétrico. Batizado de Miles, será vendido, inicialmente, apenas para empresas.
Royal Enfield Super Meteor 650
Mostrada no Salão de Milão 2022, a Super Meteor 650 deverá ser o terceiro lançamento da Royal Enfield no Brasil neste ano; as outras são Hunter 350 e a Scram 411, uma versão motard da Himalayan. Equipada com o mesmo motor bicilíndrico de 650 cc, já utilizado na Interceptor e Continental GT, a Super Meteor, entretanto, vai apostar no clássico visual estradeiro. Anova custom de 650 cc da Royal Enfield, porém,só deve chegar às lojas no segundo semestre de 2023.
Suzuki GSX-8S e V-Strom 800
Também apresentada no EICMA 2022, o Salão de Milão, a nova plataforma bicilíndrica da Suzuki dará origem a duas novas motos. Ambas, a naked GSX-8S e a aventureira V-Strom 800DE, já estão, inclusive, confirmadas para virem ao Brasil no segundo semestre deste ano.
Equipadas com um inédito motor bicilíndrico de 776 cm³, GSX-8S e V-Strom 800DE devem agitar o segmento de motos médias no Brasil. Com comportamento elástico, o bicilíndrico vai equipar tanto a nova naked como a inédita aventureira, porém com regulagens específicas para cada um dos modelos. O torque máximo é o mesmo: 78 Nm a 6.800 rpm. Já a potência máxima é de 83 hp na GSX-8S e 84,3 hp para a V-Strom 800 DE. Ambos os picos de potência são registrados a 8.500 rpm.
Honda CB 750 Hornet e XL 750 Transalp
Grande novidade da Honda no ano passado, a renascida CB 750 Hornet também deve chegar ao Brasil no final de 2023. Também equipada com um novo motor de dois cilindros da marca japonesa, a famosa naked aposta em um visual mais anguloso e moderno para repetir o sucesso de sua antecessora de quatro cilindros.
O inédito motor bicilíndrico de 92 cv também fez ressuscitar a aventureira Transalp. Feita sobre a mesma base da Hornet, o modelo deverá cumprir o papel de ser a bigtrail de entrada da Honda. Embora o lançamento das novas Hornet e Transalp de 750 cc no Brasil não tenha sido confirmado oficialmente pela Honda, fontes ligadas à marca afirmam que é apenas uma questão de tempo até ambas chegarem às lojas brasileiras. Tudo indica que as novidades serão apresentadas no segundo semestre de 2023.
BMW F 900XR
Com recorde de vendas no Brasil e realizando investimento de R$ 50 milhões na sua planta em Manaus (AM), a BMW já prometeu sete novas motos até 2025. A primeira delas foi a F 900R, que chega às lojas agora em janeiro. Com a produção local da naked bicilíndrica, ficam abertas as portas para chegada da sua versão crossover, a F 900XR.
Dotada do mesmo motor de 895 cm³ e 85 cv (no Brasil), a F 900XR mistura as suspensões de longo curso e a posição de pilotagem das motos trail com a esportividade das rodas de 17 polegadas da naked. Apesar de não ter sido confirmada oficialmente, a interessante F 900XR também faria sucesso em nosso mercado.
Harley-Davidson Nightster
Lançada em abril do ano passado nos Estados Unidos, a nova Harley-Davidson Nightster será a nova moto de entrada para a marca norte-americana. Equipada com um inédito motor de dois cilindros em "V" de 975 cm³, a Nightster virá ao Brasil em 2023, confirmou a subsidiária brasileira da Harley.
Equipada com uma versão de menor capacidade do motor Revolution Max, usado na aventureira Pan America e também na Sportster S, com 1.250 cc e 150 hp. Na nova moto, porém, o V2 manteve o arrefecimento líquido e o comando de válvulas no cabeçote, mas tem apenas 975 cm³ de capacidade e produz 90 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm.
Triumph Scrambler 1200 XE Chrome Edition
Inspirada no visual das motos do passado, a fabricante inglesa criou a série especial Chrome Edition de seus modelos clássicos e da Rocket 3. Todas disponíveis por apenas um ano, cada uma das dez novas motocicletas de edição limitada desta coleção traz um design único com esquema de pintura cromado e distinto, acompanhado por novos kits de acessórios.
Entretanto, apenas dois modelos da família Chrome Edition virão ao Brasil. De acordo com a fabricante inglesa, a partir do segundo semestre de 2023, estarão disponíveis a Scrambler 1200 XE e Bobber no país. Os consumidores interessados, porém, já podem encomendar os modelos da linha Triumph Chrome Edition que virão ao Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.