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Cruisym 300: por que vale pagar mais pela nova scooter da Dafra
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Prometida pela Dafra para este ano, a Cruisym 300 chegou mais cedo às concessionárias da marca. Desde dezembro passado, a nova scooter de 300 cc está disponível em duas opções de cores - azul e preto -, pelo preço sugerido de R$ 32.490 (sem frete).
Valor maior do que a Citycom 300 CBS, vendida por R$ 25.990, e também do que a HD 300 ABS, que tem preço sugerido de R$ 27.490. Mas, afinal, vale a pena pagar mais pela Cruisym 300, a nova scooter de 300 cc da Dafra?
A nova Cruisym 300 chega para complementar a linha de scooters de 300cc da Dafra. Embora compartilhe o mesmo motor de um cilindro, 278,3 cm³ de capacidade e arrefecimento líquido, com suas irmãs Citycom e HD 300, o novo modelo tem design mais moderno e traz algumas melhorias.
A começar pelo sistema de iluminação full-LED. Na Cruisym 300, farol, lanterna e piscas usam LED. Com dois bons projetores de LED, o conjunto óptico ilumina bem a estrada, principalmente para quem viaja à noite. O modelo ainda oferece luzes de rodagem diurna (DRL), o que chama a atenção de outros motociclistas e motoristas em meio ao trânsito urbano.
Como anda a nova scooter de 300 cc da Dafra
Na nova Cruisym 300, o motor produz 27 cv de potência e 2,79 kgf.m de torque máximo - menos do que os 27,8 cv da Citycom. Contudo, na prática, mal se nota o desempenho levemente inferior.
Também equipada com câmbio automático CVT, a nova scooter de 300 cc da Dafra tem desempenho de sobra para rodar na cidade e potência suficiente para pegar a estrada. A velocidade máxima gira em torno de 135 km/h, mas é possível manter 120 km/h com tranquilidade, sem forçar o motor e com sobra para ultrapassagens.
Entretanto, a grande diferença da Cruisym 300 para as outras scooters de 300 cc da Dafra são as rodas menores. Ao invés do aro 16 da HD 300, a nova Dafra tem roda de 14 polegadas, na dianteira, e 13, na traseira.
A ciclística diferenciada facilita a tarefa de encarar o trânsito de uma cidade como São Paulo. Afinal, as rodas de menor diâmetro deixam a Cruisym 300 mais ágil nas mudanças de direção. O assento mais baixo do que nas suas irmãs, a 760 mm do solo contra os 800 mm de Citycom e HD, também ajuda nas manobras em baixa velocidade.
A Cruisym 300 é mais leve do que a Citycom (185 kg), porém mais pesada do que a HD 300 (172,2 kg). Contudo, na prática, ela não aparenta pesar 180 kg. Justamente por causa das rodas menores e pela boa distribuição de peso.
As rodas de diâmetro menor também fazem com que a Cruisym 300 ofereça um espaço maior sob o assento do que suas irmãs. Segundo a Dafra, cabem dois capacetes integrais no compartimento debaixo do banco. Consegui armazenar um capacete, uma jaqueta, luvas e uma pequena mochila. Um ponto positivo para quem usa a scooter no dia-a-dia, ou até mesmo em viagens.
Destaco também a facilidade para abrir o compartimento. Basta apertar um botão no punho esquerdo para abrir o banco. Dessa forma, não é preciso desligar a scooter e abrir o banco no miolo da chave, como na Citycom.
Freios ABS e mais conforto
Outro importante diferencial da nova Cruisym 300 são os freios a disco com ABS de dois canais, ou seja, que atua nas duas rodas. O sistema antitravamento já estava presente na HD 300, porém a mais famosa Citycom é oferecida atualmente apenas com freios combinados. O sistema ABS evita o travamento das rodas, mesmo no piso molhado, aumentando, assim, a segurança do condutor.
Além do espaço maior debaixo do assento, a Cruisym 300 tem um porta luvas atrás do escudo frontal. Lá dentro, existem uma tomada 12 V e uma prática entrada USB para carregar seu smartphone ou outro dispositivo eletrônico, como um GPS.
Pensando em quem vai viajar, o para-brisa da Cruisym 300 oferece regulagem em duas posições. Para mim, que meço 1,71 m, a mais baixa garantiu boa proteção aerodinâmica, na estrada, mas também é possível ajustar para os mais altos. Apesar de precisar de ferramentas para fazer o ajuste, é um ponto positivo para quem pega a estrada.
Por falar em estrada, a Cruisym 300 oferece uma posição de pilotagem mais confortável do que suas irmãs de 300 cc. Apesar de o assento ser um pouco duro, o condutor pode optar entre pilotar com os joelhos flexionados ou apoiar os pés mais à frente, assumindo uma posição mais relaxada. Ideal para quem viaja.
Outro ponto positivo é que seu tanque tem capacidade para 12 litros de gasolina, dois litros a mais do que Citycom e HD 300. Como seu consumo varia entre 24 km/litro, na cidade, e 27 km/litro, na estrada, a autonomia pode chegar a 300 quilômetros.
Vale a pena pagar mais?
Mas, afinal, vale a pena pagar mais pela nova scooter Dafra de 300 cc? Se você procura uma scooter com praticidade e agilidade para rodar na cidade, além de bom desempenho e conforto para viajar, a resposta é sim. Entretanto, para quem não pretende pegar a estrada, a boa e velha Citycom 300 CBS, ou ainda a HD 300 ABS, ainda são opções mais acessíveis, porém são projetos mais antigos.
Além do visual moderno e do sistema de iluminação mais eficiente, a Cruisym 300 oferece mais espaço sob o assento e uma posição de pilotagem mais confortável para viajar do suas irmãs de 300 cc.
O modelo também briga com a Yamaha XMax 250, que tem preço sugerido de R$ 30.190 (também sem frete). Embora menos potente, a scooter de 250 cc da Yamaha tem controle de tração e Smart-Key . Outra opção do segmento é a nova Honda Forza 350, que chegou ao País, no ano passado. Mais potente, moderna e equipada, a Forza, entretanto, é importada. Com isso, seu preço sugerido bastante elevado - R$ 47.000 - praticamente tira a scooter de 350 cc da Honda da lista de concorrentes.
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