Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Honda desiste e Salão Duas Rodas 2023 deve ser cancelado
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de ser adiado em 2021 e em 2022, em função da pandemia, o Salão Duas Rodas também não vai acontecer em 2023. Depois das principais marcas desistirem de participar do evento, nesta semana, a Honda, líder do mercado de motos, confirmou que também não participará do Salão Duas Rodas 2023.
Em comunicado enviado à coluna, a fabricante afirmou que acompanha continuamente as tendências de comunicação e relacionamento com os consumidores e busca plataformas alinhadas às suas estratégias, que melhor expressam o valor e a identidade da marca e atendam as preferências do público.
"Assim, nesse momento, a Honda Motos informa que não participará do Salão Duas Rodas 2023. A empresa seguirá investindo em estratégias de fortalecimento de marca e da imagem de seus produtos e serviços, proporcionando experiências exclusivas e diferenciadas aos clientes e fãs da marca.", concluí o comunicado da empresa.
Com a desistência da Honda, apuramos que o evento deste ano será cancelado por falta de "quórum". Afinal, além da marca líder do mercado de motos, que costuma ter o maior estande do evento, BMW, Ducati, Triumph e Kawasaki já haviam decidido não participar do Salão Duas Rodas deste ano.
O cancelamento do SDR 2023 fez com que a Abraciclo, associação dos fabricantes do setor, convocasse uma reunião com as associadas para tratar do assunto. Procurada, a Yamaha, segunda maior fabricante do setor de motos do Brasil, afirmou à coluna que só irá se manifestar sobre o assunto após se reunir com a Abraciclo, na próxima sexta-feira, 16 de fevereiro.
Também procuramos a RX (Reed Exhibitions), organizadora do evento, para saber se o evento deste ano estava confirmado. A empresa não se manifestou até a publicação desta coluna.
Por que o Salão Duas Rodas será cancelado?
Mas, afinal, por que as fábricas decidiram não participar do evento neste ano? Oficialmente, as fabricantes afirmam que privilegiam eventos que ofereçam uma experiência aos seus clientes.
"A marca Ducati tem como alinhamento internacional manter o seu foco no investimento de ações de experimentação de produto. Para 2023 devemos reforçar ainda mais a nossa principal plataforma de experiência e aperfeiçoamento, o Ducati Riding Experience, além de estimular a participação da rede de concessionários em eventos que gerem uma verdadeira imersão no mundo Ducati", afirmou o CEO da marca italiana no Brasil, Daniel Paixão, à coluna, no ano passado.
Contudo, outro motivo para que as fábricas tenham desistido de participar do SDR 2023 é o investimento muito elevado no evento. Segundo informações de fontes ligadas às marcas, alguns expositores estimavam em quase R$ 10 milhões a quantia gasta no Salão deste ano.
Fazendo as contas, na ponta do lápis, muitas fabricantes consideraram que o retorno não justificava o investimento desse porte no Salão Duas Rodas. Em resumo, o tal do "R.O.I", ou seja, "Return Over Investment" ("Retorno Sobre Investimento, em português) não compensa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.