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Zontes deve estrear em breve no Brasil; veja detalhes e preços das motos
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A estreia da chinesa Zontes no Brasil deve acontecer antes do esperado. Anunciada em um post da marca em dezembro passado, a chegada da nova marca de motos ao País não tinha data definida, mas estava prevista para o início deste ano. Entretanto, uma publicação nas redes sociais revelou que a Zontes deve estrear "em menos de 30 dias".
A postagem também deu pistas de que a Zontes deverá comercializar, inicialmente, três modelos no mercado brasileiro. As informações apareceram nos Stories do grupo Marello Motos no Instagram. Uma enquete da rede social perguntava aos seguidores qual dos modelos - 310V, 310R e 310T - da Zontes eles comprariam.
O grupo Marello Motos tem concessionárias das marcas Bajaj, Haojue, Kawasaki, Kymco e Suzuki no Estado de São Paulo. Não por acaso, algumas das marcas representadas pela JTZ Motors, empresa responsável pela vinda da Zontes ao Brasil.
As informações "vazadas" nas redes sociais confirmam a fala do gerente comercial da JTZ Motors, Ricardo Kato, de que as motos da nova fabricante chegariam ao País no início deste ano. Durante uma live de lançamento da Haojue, em setembro passado, Kato, afirmou que "no início de 2023, teremos também uma nova marca de motocicletas premium de 310 cilindradas".
As motos da Zontes que devem vir ao Brasil
De acordo com a postagem da Marello Motos, são três as motos da Zontes que vêm ao Brasil, pelo menos, neste primeiro momento. Entre os modelos que o grupo de concessionárias revelou estão a naked 310R, a trail 310T e a custom 310 V.
Os modelos compartilham o mesmo motor de um cilindro, 312 cm³, com arrefecimento líquido. Alimentado por injeção eletrônica, o monocilíndrico produz cerca de 35 cv de potência máxima a 9.500 rpm, e cerca de 3 m.kgf de torque a 7.500 giros. O câmbio tem seis marchas. A capacidade cúbica e o desempenho são bastante semelhantes aos motores de 310 cc da BMW, que equipa a G 310R e a G 310GS.
310R
A Zontes 310R tem estilo naked, com a massa concentrada na parte dianteira, conferindo um visual musculoso ao modelo. Farol, lanterna e piscas são de LED. Pelo menos, nas versões comercializadas em outros mercados, pois a JTZ Motors pode alterar algumas das especificações para o mercado brasileiro.
Na parte ciclística, a naked 310R usa rodas de liga-leve, calçadas com pneus sem câmara. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS da Bosch. O conjunto de suspensões usa garfo telescópico invertido, na dianteira, e um monoamortecedor, na traseira. O peso a seco é de 145 kg.
Vale destacar ainda alguns diferenciais da 310R, vendida em outros mercados, como o sistema de partida Keyless, ou seja, com chave de presença. A naked, segundo o site da Zontes, ainda tem bateria de lítio e abertura elétrica do tanque de combustível.
310T
Outro modelo, que apareceu na postagem nas redes sociais, foi a 310R. A moto de estilo trail conta com versões com roda aro 17 e aro 19, na dianteira, porém, não se sabe ao certo qual virá ao Brasil. Contudo, a imagem mostra a versão com rodas raiadas e aro 19, na frente, e 17 atrás.
A iluminação deve ser em LED, aliás, como a maioria das motos produzidas pela Zontes atualmente. Destaque ainda para o grande painel digital com tela colorida e o para-brisa, que ajuda àqueles que pretendem pegar a estrada.
As suspensões aparentam ter curso maior do que na versão naked, embora a Zontes não traga essa informação em seu site oficial. Com freios ABS nas duas rodas, a trail da Zontes ainda tem tanque com 19 litros de capacidade.
310V
Um dos modelos da Zontes mais cotados para o Brasil, a custom 310V tem design inspirado na Ducati Diavel. Principalmente, devido ao seu conjunto óptico ovalado e sua rabeta minimalista, com um pequeno sissy-bar (encosto para garupa).
Mas, ao invés de um monobraço traseiro, a Zontes 310V usa balança convencional com sistema de amortecimento bichoque. Na dianteira, porém, também usa garfo telescópico invertido. Assim como suas irmãs trail e naked, a custom 310V tem freio a disco nas duas rodas com sistema ABS da Bosch.
Como diferencial, além da chave de presença, a custom da Zontes tem um painel colorido de TFT, que traz diferentes formas de exibição das informações. Outro detalhe interessante é a dupla entrada USB para recarregar smartphones ou GPS.
Quanto vão custar as motos da Zontes?
Como a maioria das marcas chinesas, a Zontes aposta em motos bem equipadas, com faróis de LED, freios ABS e outras características, para se destacar entre fabricantes mais famosas. Tudo isso por um preço menor do que a concorrência.
A JTZ Motors ainda não revelou detalhes da operação da Zontes no Brasil, mas tudo indica que as motos deverão ser montadas em Manaus (AM). Dessa forma, os modelos contariam com as isenções fiscais oferecidas às empresas instaladas na Zona Franca da capital amazonense, onde, aliás, a JTZ já monta as motos da Haojue e as scooters da Kymco.
Além de revelar os modelos, a postagem da Marello Motos afirmava que as motos deverão custar entre R$ 27 mil e R$ 30 mil. Embora não seja uma informação oficial da JTZ Motos, os valores estão próximos dos preços praticados pela Zontes em outros mercados.
Em Portugal, por exemplo, onde a Zontes já tem um representante, a 310V custa 5.033 euros, ou seja, cerca de R$ 27.500. Isso não significa que esse será o preço no Brasil, porém dá uma ideia de quanto vão custar as motos da Zontes no País.
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