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Avaliação Honda CB 300F: nova Twister é melhor que a antiga CB 250F?

Colunista do UOL

04/03/2023 04h00

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A nova Honda CB 300F chegou com a missão de ser a nova Twister. Com um design mais moderno, além de um motor maior e mais potente, o modelo, apresentado em dezembro passado, veio substituir a antiga CB 250F, a sexta moto mais vendida no Brasil em 2022.

Para isso, aposta em linhas mais angulosas, com um visual atualizado, que remete à CB 500F. Até mesmo o painel é semelhante ao da bicilíndrica de 500 cc da Honda. A nova CB 300F Twister ainda traz de série iluminação full-LED e entrada USB para carregar smartphones.

Mas a sua principal arma é mesmo a maior capacidade cúbica do motor. O monocilíndrico com arrefecimento a ar e comando simples no cabeçote passou de 249,5 cm³ para 293,5 cm³ de capacidade.

O ganho de "cilindrada" veio do aumento do diâmetro do pistão, mas sem alterar o curso. Com isso, a nova Twister ficou mais potente, é verdade, passando de 22,6 cv para 24,7 cv, quando abastecida com etanol. Entretanto, a mudança que a maioria dos motociclistas irá notar é no torque máximo.

Além de passar de 2,26 kgf.m para 2,6 kgf.m, o pico de torque agora chega mais cedo: a 5.500 giros, contra os 6.000 giros da antiga Twister de 250 cc. Na prática, isso significa que o motor gira menos para oferecer mais "força". A sensação é de que o motor está sempre "cheio" e pronto a responder aos comandos do piloto no acelerador.

CB 300F Twister - Divulgação - Divulgação
Motor da nova CB 300F Twister ganhou potência, mas sobretudo mais torque em uma rotação menor
Imagem: Divulgação

Dessa forma, o novo motor de 300 cc, apesar de ter melhor desempenho, teve o mesmo consumo do antigo de 250 cc: cerca de 33,5 km/litro de gasolina, segundo o computador de bordo do novo e completo painel digital.

Levando-se em conta que avaliei a moto no evento de lançamento, sem a preocupação em economizar combustível, trata-se de uma boa marca. A Honda, inclusive, afirma que os testes mostraram que a nova Twister "bebe menos" do que a antiga.

Câmbio de seis marchas e embreagem nova

O torque maior do motor também faz com que a nova Twister peça "menos" reduções de marchas no câmbio de seis velocidades - uma grande vantagem da CB 300F sobre sua principal concorrente, a Yamaha FZ 25 ABS, que têm câmbio de cinco marchas.

O motor mais torcudo permite rodar em marchas mais altas com rotações mais baixas. Uma vantagem para quem roda no trânsito urbano, pois cansa menos, e também para pegar a estrada. Afinal, a 120 km/h o motor da nova Twister gira em torno de 6.000 rpm, o que resulta em menor consumo.

CB 300F Twister - Divulgação - Divulgação
Design da nova Twister 300 lembra o da bicilíndrica CB 500F
Imagem: Divulgação

Vale destacar ainda a nova embreagem, agora assistida e deslizante. O sistema torna o acionamento do manete mais leve, além de evitar trancos ao reduzir marchas.

Ciclística mais precisa e confortável

Apesar de usar praticamente o mesmo quadro da antiga Twister, a nova CB 300F teve mudanças nas suspensões. Na dianteira, o garfo telescópico agora tem tubos de maior diâmetro: 41 mm, o mesmo da geração anterior da CB 500F, porém sem ajustes. Já na traseira, o monoamortecedor oferece mais curso, isolando melhor o piloto de valetas e ondulações no asfalto.

A mudança no trem dianteiro deixou a nova Twister de 300 cc mais esportiva. Um pouco mais "rígido" o garfo dianteiro também oferece amortecimento progressivo e transmite confiança para deitar nas curvas.

Twister nas curvas - Divulgação - Divulgação
CB 300F ganhou novas suspensões e pneus para contornar curvas com mais segurança
Imagem: Divulgação

Aqui, vale citar os novos pneus Pirelli Diablo Rosso III. Desenvolvidos especialmente para a nova CB 300F, eles têm um composto inédito, que oferece mais aderência, e também nova medida. Na traseira, ficou mais largo: 150/60-17.

Já o novo amortecedor traseiro tem duas molas, com diferentes constantes elásticas, e curso maior: 120 mm contra os antigos 108 mm da CB 250F. Mais curso significa, na prática, melhor absorção dos buracos e mais conforto para o piloto.

Falando em conforto, a posição de pilotagem não mudou. Contudo, o banco agora é bipartido. Com formato mais estreito na dianteira e o novo desenho do tanque, proporciona melhor encaixe para as pernas, mas é um pouco mais "duro" que o anterior. Quem costuma fazer longas viagens, vai notar a diferença.

Conclusão

A nova Honda CB 300F é, sem dúvida, melhor que a antiga geração de 250 cc. A começar pelo design mais moderno. O tanque, recoberto de carenagens, conferiu um porte de moto maior à nova Twister de 300cc.

Twister CB 300F - Divulgação - Divulgação
Nova Honda CB 300F ficou mais divertida de pilotar, porém menos confortável para viagens mais longas
Imagem: Divulgação

Contudo, é mesmo o melhor desempenho do motor de maior capacidade maior que chama a atenção e destaca o modelo em relação a sua principal concorrente, a Yamaha Fazer FZ 25. Além de mais potência, as respostas ao acelerador estão mais instantâneas e o torque extra faz dessa moto uma 300 cc bastante divertida de pilotar, seja na cidade ou na estrada.

O preço, porém, ainda é uma questão. Embora a Honda divulgue o preço sugerido de R$ 18.900 para a versão CBS e R$ 19.800 para o modelo ABS, os valores praticados pelas concessionárias da marca são, às vezes, muito superiores ao sugerido pela fabricante japonesa. Mas, respondendo à pergunta do título: a nova CB 300F substitui a CB 250F com louvor. Ou seja, a nova Twister de 300 cc é melhor que a antiga de 250 cc.