Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Salão Duas Rodas é adiado pelo terceiro ano seguido; será o fim do evento?

Estande Honda no Salão Duas Rodas 2019, última edição da feira - Arthur Caldeira/Infomoto
Estande Honda no Salão Duas Rodas 2019, última edição da feira Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Colunista do UOL

17/03/2023 17h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Salão Duas Rodas 2023, previamente marcado para acontecer entre 24 e 29 de outubro deste ano, será adiado pelo terceiro ano consecutivo. O evento, considerado um dos maiores salões de moto da América Latina, já havia sido postergado em 2021, devido a pandemia, e, no ano passado, por falta de datas.

Consultada, a RX (Reed Exhibitions), organizadora do evento, não confirmou oficialmente à coluna o adiamento do Salão Duas Rodas 2023. Entretanto, tivemos acesso ao comunicado que a RX enviou aos expositores que já haviam reservado espaço na edição deste ano.

Por correio eletrônico, a RX comunicou "o adiamento do evento, originalmente programado para outubro de 2023, para o ano de 2024, na cidade de São Paulo, em dia e local a serem definidos". O comunicado confirma a informação, anteriormente publicada na coluna de pouco mais de um mês atrás, de que o Salão Duas Rodas 2023 não aconteceria neste ano.

Segundo apuramos, a ausência das grandes marcas de moto no Salão Duas Rodas inviabilizou a realização da edição deste ano. Além da Honda, líder do mercado de motos no País, BMW, Ducati, Triumph, Kawasaki e Harley-Davidson também confirmaram à Infomoto que não iriam participar. Apesar de não se manifestar oficialmente, a Yamaha também não estaria presente ao SDR 2023, de acordo com informações de bastidores.

Fim do Salão Duas Rodas?

O adiamento do evento coloca em xeque não apenas o Salão Duas Rodas, mas o formato tradicional dos salões em si. Afinal, em 2022, o Salão do Automóvel também foi adiado.

Contudo, o adiamento do Salão Duas Rodas pelo terceiro ano seguido não significa necessariamente o fim do evento. Apesar de considerarem alto o investimento para participar do evento e concordarem que o formato precise ser atualizado, alguns executivos de marketing e comunicação das principais marcas consideram importante a realização de um evento do setor, organizado pelos próprios fabricantes. O Salão Duas Rodas era uma parceria entre a Abraciclo, associação das fabricantes de motos e bicicletas, com a RX.

Fontes ligadas à Honda e Yamaha acreditam que o Salão Duas Rodas mostrava a força do setor e reunia todos os lançamentos. Sem contar que trazia bom retorno de mídia para a indústria de motocicleta como um todo e também atraía um bom público - quase 200 mil pessoas estiveram presentes ao SDR 2019, última edição do evento.

O desafio agora é criar um novo formato para o Salão Duas Rodas que seja atraente para as fabricantes e para o público. Além, é claro, de ser viável financeiramente para os organizadores.

Apesar de mais um adiamento da principal feira do setor de motos até então, os fãs de motos não ficarão sem um grande evento neste ano. Todas as principais marcas de motocicletas no País já confirmaram a participação no Festival Interlagos 2023, que acontece em junho no autódromo paulistano.

Embora seja focado em "experiências", sendo a principal delas fazer um test-ride na famosa pista de Interlagos, o Festival deverá ser palco de diversos lançamentos. Como, aliás, já aconteceu na edição 2022 do evento.