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Obra de arte ou trambolho? Como é nova moto BMW que custa pequena fortuna
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Equipada com o maior motor boxer já fabricado para motocicletas pela BMW, de 1.800 cc, a nova R 18 é mais que uma cruiser para brigar com as motos da Harley-Davidson. O modelo é praticamente uma homenagem ao centenário das motos BMW, que nasceram em 1923.
Como nenhuma outra moto BMW, a R 18 segue a tradição das motocicletas da BMW - tanto tecnicamente quanto em termos de estilo e design. Afinal, usa um tradicional motor de dois cilindros opostos, arrefecido a ar, e conta com transmissão final com o eixo-cardã aparente.
O modelo desembarcou por aqui, no final do ano passado, na versão Pure, ou seja, "pura". Ou quase, pois, ao contrário do modelo vendido no exterior, a R 18 "brasileira" vem com assento e pedaleiras da garupa. O preço, assim como a moto, é exclusivo: R$ 154.400.
R 18 tem maior cilindrada da BMW
Com design inspirado na famosa BMW R 5, modelo de 1936, a nova R 18 foca no essencial da motocicleta: tecnologia purista e sem frescuras e o motor boxer como epicentro do prazer de pilotar uma moto.
A peça central é mesmo seu motor de dois cilindros opostos, com 1.802 cm³ de capacidade e arrefecimento líquido. Ele produz 91 cv de potência máxima a 4.750 rpm, mas o que impressiona mesmo é seu torque massivo de 16 kgf.m já a 3.000 giros.
Até mesmo na hora de dar partida, o motorzão lembra as antigas motos BMW: ele chega a balançar a moto de lado quando os dois cilindros entram em funcionamento. Uma característica que não incomoda, mas pode assustar os mais incautos.
Com tanto torque, é preciso maneirar no acelerador para evitar derrapagens nas arrancadas. Para ajudar nessa tarefa, a BWM instalou três modos de pilotagem: Rock, Roll and Rain. Cada um deles altera a reposta do acelerador e torna o controle de tração mais atuante, garantindo, assim, a segurança do motociclista.
A cruiser mescla o visual clássico com tecnologia moderna. Além dos três modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS, a R 18 tem sistema de iluminação full-LED, piloto automático (cruise control) e até assistente de partida em rampa.
Na parte ciclística, a R 18 tem garfo telecópico convencional, na dianteira, envolto por uma cobertura metálica, como nas antigas motos BMW. Na suspensão traseira, existe um monoamortecedor central. Com curso bastante limitado, 120 mm, na frente, e 90 mm, atrás, a R 18 não gosta muito das nossas mal cuidadas ruas e prejudica um pouco o conforto.
Qualquer valeta ou imperfeição no piso, exige que o piloto reduza a velocidade, para não sair voando do assento. Também é preciso cuidado em lombadas para não raspar a parte debaixo da moto.
Feita para curtir a estrada
Com 2,44 metros de comprimento e 345 kg em ordem de marcha, a cruiser gosta mesmo é de uma estrada de asfalto bom. Nessa situação, consegui aproveitar todo o prazer de acelerar esse motorzão. Basta engatar a sexta e última marcha no preciso câmbio e curtir a estrada.
Mesmo em ultrapassagens, não é preciso reduzir: sobra torque. A posição de pilotagem é confortável para viajar, mas um pouco estranha em manobras e baixas velocidades. As pedaleiras não são muito avançadas e as pernas vão em cima da cabeça dos dois cilindros.
O guidão largo e o banco amplo proporcionam uma posição relaxada, típica das motos cruiser. Por outro lado, o piloto não conta com nenhuma proteção aerodinâmica. A velocidade final até passa dos 200 km/h, mas o difícil é segurar o vento no peito.Definitivamente, a BMW R 18 é uma moto para viajar tranquilamente, curtindo a estrada e o ronco desse motorzão. Sem pressa.
Bastante estável nas retas, a R 18 até que contorna curvas com segurança, tendo em vista seu porte. Mas as pedaleiras insistem em ralar no asfalto, lembrando que se trata de uma cruiser longa e baixa.
Um século de história em duas rodas
Diferentemente de quase todas as motos da BMW, a R 18 privilegia mais a forma, ou seja, o estilo, sobre a função. Grande, pesada e pouco prática, a cruiser alemã é quase uma obra de arte sobre duas rodas, prestando uma homenagem ao centenário das motocicletas BMW, que começaram a ser fabricadas em 1923.
Não é, nem de longe, um trambolho. Mas também não chega a ser a moto ideal para uma longa viagem, afinal, não tem espaço para bagagem, nem tampouco autonomia para tanto. Apesar do seu tanque ter 16 litros, o consumo desse boxer 1.8 é alto: variou ente 12 km/litro e 14 km/litro.
Mas tudo bem, afinal, com preço sugerido de R$ 154.400, a BMW R 18 é uma moto exclusiva, para poucos. Eu até teria uma na garagem, caso sobrasse (muito) dinheiro na conta bancária, mas, infelizmente, não é o caso.
Mas a R 18 é aquele tipo de motocicleta que dá vontade de colocar na sala de casa apenas para admirar suas linhas clássicas e seu belo motorzão. Para, de vez em quando, fazer um passeio de fim de semana, curtindo o ronco e o torque do boxer de 1.800 cc, enquanto se vai sentado sobre 100 anos de história em duas rodas.
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