Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Scram 411: conheça a nova moto da Royal Enfield que será lançada em abril

Scram 411 usa mesmo motor de um cilindro e 411 cm³ com 24,3 cv de potência que já equipa a Himalayan - Divulgação
Scram 411 usa mesmo motor de um cilindro e 411 cm³ com 24,3 cv de potência que já equipa a Himalayan Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

12/04/2023 16h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Royal Enfield prometeu lançar três novas motos no Brasil em 2023. A primeira delas já será apresentada no final de abril. A Scram 411, uma versão scrambler da conhecida trail Himalayan, irá abrir a lista de novidades da Royal no País, segundo revelaram postagens no perfil oficial da marca nas redes sociais.

Também devem chegar ao Brasil, neste ano, a Hunter 350, baseada na Meteor 350, e a nova Super Meteor 650 - que já testei na Índia. Entretanto, os próximos lançamentos da Royal Enfield devem acontecer apenas no segundo semestre.

Afinal, todas as motos da Royal, incluindo as novas Hunter e Super Meteor 650, serão produzidas na linha de montagem da marca, inaugurada em dezembro do ano passado.

Como é a nova Scram 411

O nome da nova Royal Enfield resume as principais características do modelo. Trata-se de uma versão "scrambler" da trail Himalayan, que usa o mesmo motor de um cilindro com 411 cm³ de capacidade, comando simples de válvula no cabeçote e arrefecido a ar.

Alimentado por injeção eletrônica, o monocilíndrico produz 24,3 cv de potência máxima a 6.500 rpm e o torque máximo de 3,26 kgf.m entre 4.000 e 4.500 rpm. O câmbio tem cinco marchas.

A Scram 411 também usa o mesmo quadro da sua irmã trail, porém com rodas e suspensões mais de acordo com seu estilo. Na dianteira, o modelo usa garfo telescópico com tubos de 41 mm e 190 mm de curso. Já na traseira, existe um monoamortecedor fixado por links com 180 mm de curso.

Scram 411 - Divulgação - Divulgação
Além do design diferenciado, Scram 411 usa roda aro 19, na dianteira, ao invés do aro 21 da Himalayan
Imagem: Divulgação

Além do design diferenciado, sem o para-brisa, a principal mudança na Scram 411 é a roda dianteira de 19 polegadas ao invés do aro 21 da Himalayan. De acordo com a Royal Enfield, a roda menor na dianteira em conjunto com a roda traseira de 17 polegadas resultam em uma moto mais ágil que a versão trail, porém menos apta ao off-road mais "pesado".

Entretanto, a nova Scram 411 usa pneus de uso misto para garantir aderência no asfalto e também no fora de estrada. Os freios, a disco em ambas as rodas, contam com sistema ABS.

O assento único foi redesenhado para oferecer conforto em viagens mais longas, além de refletir o estilo mais urbano do novo modelo. Devido à roda dianteira de menor diâmetro, o banco tem uma altura mais acessível, para facilitar as manobras em baixa velocidade e o para e anda no trânsito.

Quando foi lançado no exterior, em março do ano passado, a Scram 411 foi apresentada em duas versões, uma de entrada e outra "premium", com alguns acessórios. Ainda não há informações sobre a configuração e nem as cores do novo modelo que virão ao Brasil.

O lançamento acontecerá no final de abril e estaremos presentes, para trazer as informações, as primeiras impressões e, claro, o preço da Scram 411, que ainda não foi divulgado. Siga-nos no Facebook e no Instagram, para ficar por dentro de todas as novidades do mundo das motos.