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Tiger Sport 660 é moto aventureira mais acessível da Triumph

Modelo mais acessível da família Tiger tem preço a partir de R$ 56.990  - Renato Durães/Infomoto
Modelo mais acessível da família Tiger tem preço a partir de R$ 56.990
Imagem: Renato Durães/Infomoto

Colunista do UOL

22/04/2023 04h00

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As motos Triumph Tiger fazem sucesso no Brasil. As bigtrail Tiger 900 e Tiger 1200, juntas, representaram 77% das vendas da marca inglesa no País em 2022. Desde o ano passado, uma integrante de menor cilindrada da família desembarcou no mercado nacional. Menos trail e mais esportiva, a nova Tiger Sport 660 chegou para ser a aventureira mais acessível da família Tiger, com preço a partir de R$ 56.990.

Tiger Sport 660 Touring - Renato Durães/Infomoto - Renato Durães/Infomoto
Tiger Sport 660 Touring tem bagageiro com top-case e quickshifter de série por R$ 62.874
Imagem: Renato Durães/Infomoto

A Tiger de 660 cc, porém, tem uma proposta mais esportiva e menos, digamos, aventureira do que suas irmãs de 900 cc e 1200 cc. Equipada com rodas de liga-leve, aro 17, na frente e atrás, o modelo é mais uma crossover de naked e trail, ou seja, uma aventureira esportiva.

Derivada da naked Trident 660, de quem herda o o motor, o chassi e as rodas, a Tiger Sport 660 gosta mesmo de rodar no asfalto, mas até encara uma estrada de terra batida. Com um bom conjunto ciclístico, o modelo ofereceu conforto - para piloto e garupa - e bom desempenho em uma viagem de 500 quilômetros para o litoral norte do Estado de São Paulo.

Apesar do seu sobrenome "esportivo, a Tiger Sport 660 recebeu mudanças nas suspensões e na ergonomia para se adequar à proposta aventureira. Suas suspensões têm curso mais longo - 150 mm na frente e atrás, a sua posição de pilotagem é bastante confortável, assim como o assento.

Na dianteira, a o garfo telescópico invertido da marca Showa não oferece ajustes, mas mescla um acerto macio com certa esportividade. Na traseira, o monomortecedor precisou de um ajuste na pré-carga da mola, para suportar bem garupa e as bagagens nas três malas. Em geral, o conjunto não ignora buracos e valetas como uma bigtrail, mas absorve bem as ondulações da pista e passa com conforto nas muitas lombadas da rodovia Rio-Santos.

Tiger Sport 660 - Renato Durães/Infomoto - Renato Durães/Infomoto
Tiger 660 tem rodas de liga-leve, aro 17, com suspensão invertida, na frente, e monoamortecida, atrás
Imagem: Renato Durães/Infomoto

A posição de pilotagem também merece destaque. Montado sobre um suporte elevado (riser), o guidão largo faz com que o condutor mantenha uma postura ereta, típica das motos aventureiras. O para-brisa, ajustado facilmente com as mãos, proporciona proteção aerodinâmica adequada para rodar em rodovias de trânsito rápido e até desvia um pouco a chuva.

Tiger 660 tem motor de 81 cv

Por baixo do design moderno, com linhas afiladas e um conjunto óptico duplo na carenagem frontal, se esconde a principal vantagem da Tiger Sport 660 perante suas concorrentes japonesas: o motor de três cilindros em linha. Enquanto Kawasaki Versys 650 e Honda NC 750X usam motores bicilíndricos, a aventureira inglesa traz um cilindro a mais para oferecer bom torque, como suas oponentes, mas com mais potência.

Os 81 cavalos de potência máxima chegam em altos giros, a 10.250 rpm, ou seja, pode-se acelerar bastante, antes de o motor "acabar". Por outro lado, o tricilíndrico também entrega bastante torque em baixas e médias rotações, até atingir o pico de 6,53 kgf.m a 6.250 giros. Praticamente o melhor dos motores de dois e quatro cilindros.

Tiger Sport 600 tem 81 cv de potência - Renato Durães/Infomoto - Renato Durães/Infomoto
Motor de três cilindros da Tiger Sport 660 oferece 81 cv de potência e 6,53 kgf.m de torque
Imagem: Renato Durães/Infomoto

Em conjunto com o câmbio de seis velocidades, escalonado com as três primeiras mais curtas e as três últimas mais longas, a Tiger Sport permite pilotar em qualquer marcha. Pode-se rodar em quinta marcha e baixos giros, mais tranquilamente, ou esticar os giros até altas rotações, instigado pelo ronco do tricilíndrico.

A versão Touring, avaliada e que aparece nas fotos, ainda sai de fábrica com o quickshifter bidirecional para subir ou descer marchas sem ter que apertar a embreagem - um conforto a mais, em uma viagem longa com bagagem e garupa.

Tiger Sport 660 - Renato Durães/Infomoto - Renato Durães/Infomoto
Faróis são de LED e para-brisa tem prático ajuste de altura manual
Imagem: Renato Durães/Infomoto

O consumo da Tiger Sport 660 foi razoável, mas vale lembrar que dois ocupantes e as três malas costumam fazer a moto gastar mais. Ao longo dos 500 quilômetros, passando por rodovias de trânsito rápido e trechos sinuosos, o consumo da Tiger Sport 660 foi de 19,5 km/litro. Com tanque de 17,2 litros, a autonomia é de mais de 300 quilômetros.

Dois modos de pilotagem

Como tem a proposta de ser a porta de entrada para sua família de aventureiras, a Triumph adotou uma eletrônica mais simples na versão de 660 cc, em comparação às Tiger mais caras e potentes.

Painel Tiger Sport 660 - Divulgação - Divulgação
Painel compacto tem computador de bordo e até conectividade para smartphones
Imagem: Divulgação

Há dois modos de pilotagem - Road e Rain - que ajustam a resposta do acelerador, o controle de tração e os freios ABS, de acordo com a situação do piso. Embora simples, os modos de pilotagem se mostraram suficientes para garantir a segurança.

Na descida pela Rodovia dos Tamoios, em direção à Caraguatatuba, a garoa fez com que o sistema ABS e os bons freios da Tiger Sport 660 trabalhassem para segurar os 206 kg (em ordem de marcha) do modelo. Já o controle de tração, evitou que a roda traseira derrapasse nas reacelerações, mesmo com o asfalto molhado.

Tiger Sport 660 consumo - Renato Durães/Infomoto - Renato Durães/Infomoto
Consumo da Tiger Sport 660 foi de 19,5 km/litro; tanque tem capacidade para 17,2 litros
Imagem: Renato Durães/Infomoto

Vale destacar o painel com tela colorida de TFT. Apesar de ser simples exibe as informações necessárias e um útil computador de bordo, com consumo instantâneo e médio, além da autonomia restante. Tem ainda conectividade com smartphones, por meio do aplicativo "My Triumph".

Tiger Sport vai brigar com Versys 650 e NC 750X

Modelo de grande importância para a Triumph, a nova Tiger Sport 660 já está nas lojas, com preço a partir de R$ 56.990. Também é oferecida na versão Touring, que já traz de série bagageiro com top-case (47 litros) e quickshifter por R$ 62.873,73 - as malas laterais da foto são acessórios vendidos a parte.

Comparada às concorrentes, a aventureira esportiva inglesa tem preço e características interessantes. A Honda NC 750X, vendida por R$ 52.680, não deve nada em tecnologia, mas seu motor de dois cilindros tem só 58 cv.

Tiger Sport 660 - Renato Durães/Infomoto - Renato Durães/Infomoto
Versão Touring da Tiger Sport 660 ganhou ainda malas laterais para viagem de mais de 500 quilômetros pelo litoral paulista
Imagem: Renato Durães/Infomoto

Já em relação à Kawasaki Versys 650, o modelo da Triumph é mais potente e leve, porém mais caro. A aventureira esportiva de 650 cc da Kawasaki pesa 219 kg e tem apenas 67 cv, mas seu preço parte de R$ 52.640.

Contudo, a Versys 650 também tem uma versão mais equipada para quem procura uma moto para viajar. Vendida por R$ 59.640, a variante Tourer conta com malas laterais, além do baú, e ainda traz de protetores de mão e de motor e faróis auxiliares.

Além do peso menor, a principal vantagem da Tiger Sport 660 é mesmo seu motor de três cilindros, divertido e com personalidade. O modelo também pode ser uma boa opção para quem pensa em comprar uma bigtrail da família Tiger, mas não roda no off-road mais pesado e pensa em gastar menos. Afinal, a Tiger de 900 cc tem preço a partir de R$ 70 mil e, infelizmente, é bastante visada pelos bandidos.