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REPORTAGEM

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Customizador de carros antigos cria moto elétrica com visual dos anos 70

Gustavo Lourenço, da Retrorides, criou a RTR 799e, uma moto elétrica moderna, mas com o estilo das antigas scrambler  - Divulgação
Gustavo Lourenço, da Retrorides, criou a RTR 799e, uma moto elétrica moderna, mas com o estilo das antigas scrambler Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

13/05/2023 04h00

Gustavo Lourenço cresceu entre carros antigos e motores V8 na oficina do pai, José, a "Retrorides by Lourenço" em Campinas, interior de São Paulo. Formou-se em desenho industrial, começou a trabalhar na oficina e, aos 25 anos, criou seu primeiro carro, um hot rod com motor V8. Hoje, com 43 anos, desenvolveu e projetou uma moto elétrica moderna, mas com o visual das antigas scrambler dos anos de 1970.

A virada de chave aconteceu enquanto usava modelagem 3D para criar peças para uma moto que vazava óleo e cheirava gasolina. "Será que vale a pena usar tanta tecnologia em antigos motores a combustão?", questionou-se. Nascia, então, o sonho de criar sua própria marca de motos.

Mas não qualquer moto, como as milhões que já rodam pelas ruas brasileiras. Uma moto que ajudasse a criar um futuro mais limpo e inteligente para a humanidade. Foi assim que surgiu a RTR Electric Motorcycles. Embora a ideia e a inspiração para o nome tenham vindo da "Retrorides", o RTR é uma sigla para "Ride The Revolution", algo como "pilote a revolução", explica Gustavo.

Uma moto do futuro inspirada no passado

Para criar o primeiro modelo da RTR Electric Motorcycles, Gustavo buscou inspiração no estilo das antigas scrambler, dos anos de 1970. As scrambler eram motos urbanas, adaptadas para andar na terra, e que deram origem aos atuais modelos trail.

moto scrambler elétrica - Divulgação - Divulgação
799e tem motor elétrico e componentes modernos, mas seu desenho lembra as motos scrambler dos anos de 1970
Imagem: Divulgação

"Não queria apenas fazer uma moto elétrica igual àquelas que se pode comprar na internet, como outras empresas estão fazendo, importando modelos prontos da China. Não podia trair minhas origens de customizador, por isso criei algo original, do zero mesmo", explica.

Segundo Gustavo, foram 19 meses de erros e acertos até que o protótipo da primeira moto elétrica da RTR ficasse pronto. Batizado de 799e, o modelo segue o estilo scrambler e foi produzido para o uso urbano. Na sua fabricação, o designer usou itens de primeira linha para garantir um acabamento premium.

Visualmente, a RTR 799e foi feita quase artesanalmente, na oficina, mas traz tecnologia de última geração. Essa era mesmo a intenção de Gustavo Lourenço: "criar uma moto elétrica com design impressionante, apoiada em um desempenho eletrizante".

Scrambler elétrica 799e - Divulgação - Divulgação
Com pneus de uso misto, suspensão invertida, na dianteira, e monoamortecida, na traseira, scrambler elétrica foi criada para rodar na cidade
Imagem: Divulgação

O designer chegou a pensar em projetar uma café racer, estilo bastante popular entre os criadores e fãs de motos customizadas. "As café racer são lindas, porém pouco funcionais. E a nossa moto elétrica tinha que ser funcional", relembra.

Foi então que teve a ideia de criar uma scrambler, moto muito mais versátil e prática, principalmente para o uso urbano. "Por que, hoje, as motos elétricas são essencialmente urbanas, em função da baixa autonomia das baterias", explica.

A 799e roda até 120 quilômetros com uma carga. A recarga pode ser feita em tomadas residenciais de 110 V ou 220 V. "A carga completa leva cinco horas, mas em uma hora a bateria já recarregou 80% da carga", diz.

Scrambler 799e elétrica velocidade - Divulgação - Divulgação
Motor no cubo da roda traseira leva moto elétrica brasileira a 127 km/h; autonomia da bateria é de 120 quilômetros
Imagem: Divulgação

O pacote de baterias de íons de lítio usa células da Samsung e tem 72 V de tensão e 60 Ampere para alimentar um motor de 8000 W. "Daí o nome 799e", esclarece Gustavo. O motor elétrico, importado da Áustria, fica no eixo da roda traseira, o que faz com que o modelo não use transmissão final por corrente, como as motos tradicionais.

De alto desempenho, o motor pode levar a 799e até 127 km/h de velocidade máxima, o suficiente para sua proposta urbana. Entretanto, a moto elétrica da RTR tem um botão "booster", que eleva a potência do motor para 12.000 W (12kW), fazendo a 799e ultrapassar essa velocidade durante, pelo menos, 60 segundos. "A ideia é dar uma força a mais no caso de uma ultrapassagem", afirma.

Moto elétrica tem suspensão invertida e painel digital

Na parte ciclística, a RTR 799e usa itens de primeira linha. Embora o quadro e as carenagens tenham sido criados pela própria empresa, as suspensões - invertida, na dianteira, e monoamortecida, na traseira. Já os freios, usam disco nas duas rodas, com tecnologia regenerativa, ou seja, ajudam a recarregar a bateria a cada frenagem.

painel moto elétrica - Divulgação - Divulgação
Painel da scrambler elétrica parece um smartphone
Imagem: Divulgação

"A moto se mostrou com uma ciclística incrível em ambiente urbano e muito divertida de se pilotar, onde estamos fazendo a maioria dos testes", garante Gustavo. Segundo ele, o torque é instantâneo devido ao motor elétrico entregar "tudo" de uma vez, mas, ao mesmo tempo, é fácil de pilotar, pois como a maioria das motos elétricas, a 799e não tem marchas.

A scrambler elétrica usa um painel digital que mais parece um celular. Bastante completo, informa a velocidade, carga da bateria, temperatura e traz até relógio. Pensando na funcionalidade, no lugar do tanque de combustível, existe um porta-objetos com capacidade para 7 litros e uma entrada USB para recarregar o smartphone.

Customizada ao gosto do cliente

Gustavo Lourenço pretende começar a produzir a 799e até o fim do ano. O preço do modelo ainda não foi definido, pois, de acordo com seu fundador, vai depender de onde será produzido.

Venda moto elétrica scrambler - Divulgação - Divulgação
O plano da RTR é iniciar produção da 799e até o fim do ano; cliente poderá customizar farol e outros itens
Imagem: Divulgação

"Com a ajuda do meu irmão, mais focado em números, estamos procurando investidores para produzir a moto. Dependendo do investimento que levantarmos temos planos de abrir uma fábrica em Manaus (AM), para aproveitar os incentivos fiscais e as facilidades para importação de algumas peças", revela Gustavo.

Inicialmente, a ideia é oferecer aos clientes a oportunidade de "construir" sua própria moto elétrica com base na 799e. A empresa está desenvolvendo um ambiente virtual, que deve funcionar como uma garagem 360°, onde os clientes poderão escolher as cores, o revestimento do banco, o tipo dos pneus e até mesmo o estilo do farol. "Queremos tornar cada motocicleta única, preservando assim nosso DNA de customizadores e o espírito de fazer motos artesanalmente", empolga-se.

Para o futuro, a RTR Motorcycles quer criar uma moto elétrica mais acessível. "Nosso plano é fazer uma moto popular projetada tanto para ambientes urbanos, quanto rurais, robusta e com a melhor capacidade de carga e autonomia da categoria", sonha ele.

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