Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Festival Interlagos: veja 5 motos que devem ser lançadas no evento

Kawasaki deve mostrar a nova Eliminator 400, modelo custom que usa o motor de dois cilindros da Ninja 400 - Divulgação
Kawasaki deve mostrar a nova Eliminator 400, modelo custom que usa o motor de dois cilindros da Ninja 400 Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

25/05/2023 19h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Principal evento do setor de motos neste ano, o Festival Interlagos acontece de 22 a 25 de junho no autódromo paulistano. Com o cancelamento do Salão Duas Rodas 2023, o festival deverá funcionar como uma espécie de salão, servindo de plataforma para que as marcas apresentem novidades. Como, aliás, já aconteceu na edição 2022.

Como estamos a um mês da realização do Festival Interlagos 2023 | Suhai, já começam a surgir boatos dos prováveis lançamentos que deverão estar no evento. Em conversa com fontes ligadas às marcas e outros interlocutores, elaborei uma lista de 5 motos que devem ser apresentadas em Interlagos; confira

Triumph Street Triple 765

Apresentada no início deste ano, a nova geração da naked de três cilindros, que usa um motor derivado da categoria Moto2, deve ser uma das estrelas do estande da Triumph no Festival Interlagos 2023.

Triumph Street Triple 765  - Divulgação/EICMA - Divulgação/EICMA
Nova Triumph Street Triple 765
Imagem: Divulgação/EICMA

Além de um visual mais harmonioso, a Street Triple 765 ganhou sensor de medição inercial e ajustes finos no seu motor de três cilindros. Agora, o propulsor produz 120 cv de potência em sua versão de rua.

Ducati Desert X

Embora a marca italiana negue, já circulam boatos de que a nova Desert X venha ao Brasil. Não seria surpresa se a Ducati aproveitasse o Festival para apresentar sua bigtrail de "verdade". Equipada com roda dianteira de 21'' e traseira de 18", a Desert X tem visual inspirado nas motos de rali dos anos de 1990.

Ducati Desert X - Divulgação - Divulgação
Ducati Desert X
Imagem: Divulgação

Empurrada por um motor de dois cilindros em "L" com 937 cm³ de capacidade e 111 cv de potência, a nova bigtrail italiana tem a vocação off-road que falta à Multistrada. Com isso, seria muito bem-vinda para acirrar a concorrência no segmento de motos aventureiras.

Kawasaki Eliminator 400

Apresentada em março, no Japão, a Eliminator 400 tem estilo custom, mas usa a mesma base mecânica da Ninja 400. Obstinada a ampliar sua opção de modelos de entrada para garantir volume de vendas às concessionárias, como prova o lançamento da Ninja 300, a Kawasaki faria muito bem se trouxesse a nova custom de entrada para o Brasil.

nova Eliminator 400 - Divulgação - Divulgação
Nova Kawasaki Eliminator 400 é custom com motor da Ninja 400
Imagem: Divulgação

A nova Eliminator 400 usa o mesmo motor de dois cilindros, arrefecimento líquido e 398 cm³ de capacidade, que já equipa a Ninja 400 e a Z 400, ambas à venda no Brasil. O bicilíndrico produz 48 cv de potência máxima a 10.000 rpm e 3,8 kgf.m de torque a 8.000 giros. Câmbio de seis marchas e embreagem assistida e deslizante completam o conjunto. Tudo indica que a Kawasaki deva mostrar a Eliminator 400 no Festival, mas o modelo só deve chegar aqui no ano que vem.

Royal Enfield Hunter 350

Um dos lançamentos mais aguardados da Royal Enfield neste ano, a nova Hunter 350 pode dar as caras no Festival Interlagos 2023. Com estilo naked, a nova moto usa o mesmo motor da Meteor 350, mas traz mudanças no design e ciclística que lhe conferem uma identidade própria.

Hunter 350 - Richard Marelli - Richard Marelli
Royal Enfield Hunter 350
Imagem: Richard Marelli

Além do design mais jovial, com guidão reto e assento único, a nova Hunter 350 tem um quadro com ângulo de cáster mais agudo, de 25 graus. Essa mudança e a roda aro 17, na dianteira, - ao invés do aro 19 da Meteor - sugerem que a nova Hunter seja uma moto mais ágil no uso urbano. A boa notícia é que a Hunter deverá ser a moto mais barata da linha da Royal Enfield.

BMW F 900XR

A BMW anunciou investimento de R$ 50 milhões em sua fábrica de Manaus (AM), no ano passado, e já prometeu sete novas motos até 2025. A primeira delas foi a F 900R, que chegou às lojas no início deste ano. Com a produção local da naked bicilíndrica, as portas também se abriram para a vinda da sua versão crossover, a F 900XR.

F 900XR  - Divulgação - Divulgação
BMW F 900XR
Imagem: Divulgação

Equipada com o mesmo motor de 895 cm³ e 85 cv da naked, a F 900XR mistura as suspensões de longo curso e a posição de pilotagem das motos trail com a esportividade das rodas de 17 polegadas. Embora a marca não confirme a vinda do modelo, a F 900XR seria uma forte concorrente para o segmento de crossover, para brigar com a Ducati Multistrada V2.

Serviço

Festival Interlagos Motos 2023 | Suhai

Quando: entre 22 e 25 de junho

Onde: Autódromo de Interlagos, São Paulo (SP)

Ingressos: vendas online no site do evento.